wordpress

WordPress: entenda as vantagens e desvantagens da ferramenta

Wordpress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais famoso do mundo e ajuda produtores de conteúdo e marcas a se promoverem.

O WordPress é uma das plataformas de publicação mais populares no mundo. Hoje ele é utilizado por 29% dos blogs da internet e conquistou esse lugar por ser um software open source, de fácil utilização e muito potencial.

Há algumas vantagens e desvantagens de se optar pelo WordPress. Conheça cada uma delas a seguir!

Os benefícios de usar WordPress

Vamos começar com os benefícios de usar WordPress. Afinal, ele não se tornou a escolha de um terço da internet sem oferecer uma série de vantagens. Selecionamos cinco delas para lhe mostrar porque pode ser uma boa escolha optar pela plataforma.

1. Economize utilizando WordPress

O WordPress está por aí há alguns anos, mas em 2018 continua sendo uma ótima escolha para suportar o seu website. O principal motivo para isso? WordPress é um software open source, que não representa nenhum tipo de custo para os seus usuários.

Isso significa que você pode fazer o download desse software gratuitamente e também tem a liberdade de utilizá-lo em tantos sites quanto precisar. Não é preciso pagar nenhum tipo de assinatura ou fazer a compra de uma licença. E, com um pouco de conhecimento, que pode ser facilmente adquirido nos fóruns de WordPress da internet você terá independência completa.

O que queremos dizer é que não será preciso pagar designers e desenvolvedores para realizar alterações na sua página na internet. Esse é outro dos motivos que fazem com que seja uma escolha de ótimo custo-benefício.

2. Crie um site em alguns minutos

Se você já tiver adquirido ambos hospedagem e uma URL perceberá que criar com o WordPress é muito fácil (e, consequentemente, rápido). Você pode colocar um site no ar em alguns minutos e não precisará da ajuda de ninguém para fazer isso. Basta encontrar um tema que lhe agrade e começar a subir seu conteúdo para a sua instalação WordPress.

Foi-se o tempo que um bom site precisava de muito tempo para ser desenvolvido. Com o advento de sistemas de administração de conteúdo como o WordPress, o “esqueleto” do funcionamento do seu site está todo definido previamente. Basta fazer customizações no seu layout e ele ficará com a sua cara.

3. Tenha uma página otimizada para SEO

Não nos cansamos de falar sobre o quanto SEO é importante na hora de estabelecer a sua presença na internet. É ele que vai garantir visitantes em seu site e novas oportunidades de negócios. Com WordPress fazer SEO é muito simples e há uma série de plugins e complementos que tornarão a tarefa ainda mais descomplicada.

A plataforma foi criada para ser amigável em termos de SEO. Portanto, mesmo sem adicionar nenhum código de terceiros, fazer com que seu site seja encontrado pelos buscadores será muito simples.

4. Crie o melhor layout que conseguir imaginar

Ainda que você não seja um especialista em design, criar um layout incrível com WordPress não deve tomar muito do seu tempo. Isso porque é possível encontrar na internet uma série de “temas” que podem ser customizados de acordo com as suas necessidades.

Tudo em um layout de WordPress pode ser modificado. E se você tiver facilidade com CSS e HTML conseguirá criar verdadeiras obras de arte.

5. Acesse as configurações do seu site de qualquer lugar

Outro diferencial do WordPress é que ele dá a seus usuários muita acessibilidade. O que significa que não é preciso estar no seu computador para conseguir fazer alterações significativas no layout ou conteúdo do seu site. Acessando uma URL específica você pode visualizar todas as modificações que foram realizadas e criar novas.

Ele também é compatível com sistemas mobile. De seu celular ou tablet é possível publicar novos conteúdos e até modificar a aparência do seu site. Tudo com rapidez e praticidade.

As desvantagens de usar WordPress

Entretanto, ainda há uma grande fatia de pessoas que não usa o WordPress em seus websites. Elas listam uma série de desvantagens que fazem com que esse sistema CMS não seja a melhor escolha. Aqui vão cinco motivos para você não usar o WordPress.

1. Ameaças de segurança constantes

Provavelmente o maior problema da plataforma é o que escolhemos para encabeçar nossa lista. A sua falta de segurança. A maioria das instalações WordPress (ou seja, aquelas em que o usuário não tem conhecimento para implementar soluções adicionais de segurança) são extremamente vulneráveis.

Por causa disso os hackers tendem a procurar websites WordPress para atacar. O spam também é um grande problema da plataforma e plugins com código malicioso não são tão incomuns quanto deveriam.

2. Falta de suporte

Ao contrário de outras plataformas de CMS, pagas, o WordPress não oferece nenhum tipo de suporte técnico para os seus usuários. Embora existam fóruns e páginas de discussão, o conhecimento encontrado ali foi geralmente construído por outros usuários. Por causa disso muitas dúvidas ficam sem resposta e alguns problemas crônicos podem destruir sua experiência de usuário.

3. Problemas com o PHP

O WordPress foi escrito em PHP e esse é um dos motivos que fez com que muitos especialistas em internet deixassem de utilizá-lo. A questão é que PHP não é uma linguagem tão fácil de se aprender assim e se você quiser modificar qualquer uma das funcionalidades do seu website terá de dominá-la.

Isso faz com que o site seja preterido com relação a outros tipos de CMS, escritos em linguagens de programação mais amigáveis.

4. Vulnerabilidades em temas gratuitos

Embora os temas gratuitos sejam uma mão na roda e possam facilitar a vida de quem não conhece design e desenvolvimento eles também podem colocar seu site em risco. Muitos temas encontrados na internet tem códigos escondidos, links e plugins mal intencionados que podem fazer mais mal para o seu site do que bem.

5. Documentação inconsistente

Como não há suporte, os usuários dependem da sua documentação para saber o que fazer. Todavia, muitas vezes essa documentação é inconsistente e cheia de informações incompletas. Se você nunca tiver um problema com WordPress isso não lhe afetará, mas ao sinal de qualquer dúvida um pouco mais complexa uma documentação inexistente pode lhe causar muitas dores de cabeça.

Depois de conhecer essas vantagens e desvantagens você não terá problemas ao decidir se o WordPress é a melhor escolha para o seu site. Ele pode ser a sua ferramenta de escolha para produzir um portfólio freelancer, por exemplo. Se você já trabalha com redação, conheça as oportunidades que a Rock tem para oferecê-lo!

banner levantada de mão redação