Webjornalismo

Lições do webjornalismo para a produção de conteúdo web

Powered by Rock Convert

A internet transformou a comunicação social, e o jornalismo não ficou de fora dessa revolução; O webjornalismo é a forma mais atual de produção, veiculação e consumo de notícias, e já é uma tendência entre os grandes veículos de comunicação mundial.

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

A internet transformou a comunicação social, e o jornalismo não ficou de fora dessa revolução; O webjornalismo é a forma mais atual de produção, veiculação e consumo de notícias, e já é uma tendência entre os grandes veículos de comunicação mundial.

Nos anos 90, quando a internet ainda não era popular como hoje, os jornais contavam apenas com portais online, onde replicavam as notícias das versões impressas. Comprar e assinar jornais era tradição, e além dos impressos, o jornalismo televisivo era a única outra fonte relevante de informação.

Duas décadas depois, além dos gigantes da comunicação dedicando atenção especial ao webjornalismo, produzindo conteúdo exclusivo para a internet e atuando fortemente em mídias sociais, observamos novos veículos nascerem na internet, trabalhando apenas com webjornalismo, sem versões impressas.

Por que o webjornalismo é diferente?

Você já sabe que um conteúdo web é bem diferente de conteúdo para mídia impressa, certo? Desde as possibilidades de divulgação até o vocabulário e a formatação, esses dois tipos de conteúdo são bem distintos!

Mais ainda, o webjornalismo hoje é uma grande aposta dos profissionais de comunicação, que enxergam na internet a solução para uma série de mudanças que o jornalismo tradicional vem enfrentando há alguns anos.

Se antes a população só saberia de um acontecimento ao comprar um impresso ou assistir à TV, nos dias de hoje a internet tornou o acesso à informação muito mais democrático.

A independência que a internet oferece aos usuários é algo que não afeta só o jornalismo, mas todo o consumo de informações na atualidade. As práticas do webjornalismo têm muito para nos ensinar sobre conteúdo web, e é sobre isso que vamos falar a partir de agora!

Confira 3 lições do webjornalismo para a produção de conteúdo web:

A palavra-chave é interatividade

Os veículos que se dedicam ao webjornalismo entendem muito bem a importância de investir em conteúdo interativo. Isso significa compreender que o leitor dessa década não quer apenas ler uma matéria ou ver uma cobertura fotográfica, ele quer viver uma verdadeira experiência com a notícia.

Esse leitor quer dar sua opinião sobre temas polêmicos, quer sugerir pautas, enviar fotografias e vídeos caseiros sobre algum acontecimento, quer compartilhar as notícias que lê em suas redes sociais. Em resumo, ele quer sentir que faz parte daquele acontecimento de alguma forma.

Esse aprendizado é muito rico para a produção de conteúdo web!

Um redator web precisa entender que os leitores do seu blog querem fazer parte dos conteúdos, ter a oportunidade de expressar suas opiniões, e se sentirem acolhidos. Para garantir isso, use calls-to-action que incentivem a interação do leitor com o conteúdo, como pedir comentários ou relatos de experiências relacionadas ao tema — e não deixe de respondê-los!

Outra forma de tornar um conteúdo interativo é usar hiperlinks, oferecendo materiais complementares à leitura, ou que possam ser interessantes para o leitor. Você também pode criar enquetes nas redes sociais para que os leitores votem ou sugiram pautas para os próximos conteúdos.

Dessa forma, você se aproxima do seu público e ainda o faz sentir parte do processo de produção de conteúdo!

Use e abuse da multimídia

Diferentemente dos impressos, a internet permite a produção de conteúdo nos mais diversos formatos: texto, vídeo, fotografia, áudio. O webjornalismo usa diferentes tipos de mídia de forma complementar, como imagens ilustrando o texto de uma notícia, ou transcrições abaixo de entrevistas em vídeo.

Para a produção de conteúdo web, multimídia significa mais do que complementar, uma forma de encantar o público de maneiras diferentes, atendendo às necessidades de cada persona com o formato mais adequado para a informação que você quer passar.

Se a sua persona lê muito pelo celular, procure otimizar todos os conteúdos para consumo mobile. Isso envolve não apenas adaptar os textos, mas dimensionar as imagens para que carreguem rapidamente e apareçam ao longo do post, estar atento para extensões de vídeo que não são reproduzidas em celulares, etc.

Um bom produtor de conteúdo web sabe que existem formatos e tipos de conteúdo que formam pares quase perfeitos! Os infográficos, por exemplo, são ótimos para exibir dados numéricos e informações em tópicos. Já tabelas e planilhas são ideais para criar templates e dar dicas de organização de informações.

O conteúdo fica muito mais atrativo e útil se já vem no formato perfeito para ser consumido!

A internet tem ótima memória

Os portais de webjornalismo contam com um banco de dados, um diretório onde o leitor pode buscar por notícias antigas — e por antiga, entenda qualquer fato que não tenha sido noticiado no dia de hoje. Isso significa que tudo que for postado, se não for apagado, estará disponível para ser acessado a qualquer momento enquanto o site estiver no ar.

Os portais produzem séries de reportagens, entrevistas e outros conteúdos que podem ser acessados e divulgados em qualquer momento do ano, e que são independentes das notícias mais recentes.

Essa lição é importante por dois motivos: lembre-se que o seu leitor pode chegar em qualquer conteúdo do seu blog, não importa o quão antigo ele seja, e saiba que nem sempre será possível escrever sobre temas atuais e que estejam em alta.

Por isso, invista um tempo produzindo conteúdos evergreen, ou seja, que sempre são relevantes. Escreva sobre temas que são muito procurados pela sua persona, e deixe o texto o mais atemporal possível!

Assim, o leitor sempre terá conteúdo útil por onde procurar, e você garante material para divulgar quando as pautas mais atuais não forem suficientes.

A produção de conteúdo para web carrega muitas semelhanças com o webjornalismo, como você conferiu neste artigo. A maior delas, para além de ser produzida para a internet, certamente é a importância de produzir conteúdo de qualidade, relevante e com valor para o leitor.

E então, o que achou de aprender as lições do webjornalismo para a produção de conteúdo da web? Se você se interessou e quer saber tudo sobre escrever para sites, blogs e portais, não deixe de conferir a certificação de produção de conteúdo para web agora mesmo!

Curso de Produção de Conteúdo