Um botão de

4 playlists e vídeos sobre SEO para você assistir e aplicar na sua produção de conteúdo!

Pausa nas leituras para um pouco de audiovisual. Navegue agora pelas principais playlists e vídeos de SEO do Brasil e do mundo!

O SEO é um requisito indispensável para atingir os resultados da empresa que contrata o seu serviço. Ou seja, não há a menor chance de a sua carreira de redator freelancer avançar sem que seus textos apareçam em boas colocações nas páginas de pesquisa do Google.

Felizmente, existe muito conhecimento sobre a otimização de artigos para os motores de busca à disposição na internet. É possível encontrar vídeos sobre SEO, textos, infográficos, webinars, podcasts e vários outros formatos de conteúdo sobre o tema.

É uma quantidade de informação que, aliada à prática do redator, pode transformá-lo num verdadeiro especialista! Ou, então, deixá-lo perdido entre tanta coisa contraditória e desorganizada.

Por isso, fizemos esta lista de vídeos. Com ela, você vai encontrar fontes confiáveis sobre o assunto e que explicam visualmente o conteúdo, o que torna tudo muito mais fácil de entender! Conheça os principais vídeos e canais para dominar o SEO e aplicá-lo nos seus próximos jobs:

1. O canal do SEMRush no YouTube

Essa empresa, especialista em SEO, desenvolve softwares, suítes e qualquer tipo de aplicativo, ferramenta e solução relacionada a otimização para motores de busca e também para outras áreas do marketing digital, como as redes sociais.

O canal do SEMRush no YouTube tem muita autoridade, é confiável, didático e acessível mesmo para quem ainda está começando a estudar o tema. Se você consegue assistir a vídeos em inglês, ele é uma excelente fonte de informações.

Recomendamos que comece usando as playlists, que já dão uma boa organizada didática no conteúdo disponível. Elas são criadas utilizando critérios como dicas, webinars, conteúdo para iniciantes, vídeos curtos e outros.

O SEMRush disponibiliza tantos vídeos que dá até para usar o campo de pesquisas do canal para fazer uma busca por temas. Experimente alguns como “keywords”, “redirect” e “SEO on page”, por exemplo.

Se usar a criatividade, você mesmo pode criar uma ordem didática para assistir os vídeos.

2. Este vídeo do Peçanha

Leu o tópico acima e deu uma desanimada? Pode ser porque você não consegue ver vídeos em inglês ou prefira algo ainda mais introdutório.

Não tem problema! O Vitor Peçanha, da Rock Content, fez um vídeo didático, divertido e com conteúdo básico sobre o tema. Se você entende bem pouco sobre SEO, recomendamos que comece por ele.

Para aproveitá-lo melhor, tem duas coisinhas que você deve saber. A primeira é que um objetivo do SEO é trazer tráfego orgânico para os seus textos. E tráfego orgânico é aquele pelo qual não é preciso pagar (diferente dos anúncios no Google AdWords, por exemplo).

Ou seja, um texto bem ranqueado recebe visitas todos os dias e sem nenhum custo para a empresa.

A segunda coisa é que o Yoast SEO, que o Peçanha menciona no vídeo, é um plugin do WordPress (a principal plataforma de gestão de conteúdo de blogs, atualmente) que aponta erros na otimização dos seus artigos.

Ele indica onde as palavras-chave devem aparecer, aborda o tamanho do texto, as URLs, o título do post, as famosas title tags (H1, H2, H3 etc), as meta descriptions e muito mais. Vale a pena usar o plugin para testar os seus próximos conteúdos.

Algumas das dicas do vídeo vão um pouco além do SEO do conteúdo, propriamente dito. Mas não as ignore por causa disso. São informações importantes que vão te fazer entender a lógica por trás do SEO como um todo, e não apenas ficar reproduzindo certas técnicas mecanicamente.

3. Um dos Rock Hacks sobre SEO

Ainda falando sobre dicas dicas rápidas para criação de conteúdo, vale a pena dar uma olhada nesta ótima lista de vídeos da Rock sobre praticamente tudo do universo do Marketing Digital. E, claro, entre eles estão especialistas em SEO e produção de conteúdo.

Esses vídeos são mais diversos, isso significa que você vai aproveitar também outras partes do conhecimento. Isso ajuda a gerar insights e conhecer os motores de busca por outros ângulos, e não “forçar a barra”.

Sabe como é: embora existam centenas de critérios técnicos utilizados pelo Google para ranquear um texto, a qualidade de conteúdo sempre vai ser o requisito mais importante deles. E esta é uma oportunidade de conectar vários conhecimentos que vão trazer esse resultado.

Afinal, de que adianta atender a todos esses requisitos e criar um conteúdo que mais parece que foi escrito por um robô? Parece exagero da nossa parte, mas você ainda vai acabar topando com algum texto esquisito como esse por aí.

4. Os vídeos com dicas rápidas da Moz

Se o seu inglês está em dia, você tem acesso a uma série de vídeos da Moz com dicas rápidas de SEO para o conteúdo. São informações sobre as melhores práticas para a inclusão de links, uso de palavras-chave, como agregar valor ao seu conteúdo usando SEO e muito mais.

Se você ainda não a conhece, saiba que a Moz é uma empresa líder de mercado em consultoria de SEO desde 2004, quando foi fundada. Ela também cria ferramentas gratuitas e pagas que ajudam no ranqueamento, análise e otimização de sites, blogs e posts.

Isso faz dela, junto com a SEMRush, uma das maiores autoridades em SEO que se pode encontrar. Nada mal aprender com empresas assim, não é mesmo?

A otimização de conteúdo para os sites de busca pode ser um assunto muito técnico. Porém, isso não impede que um redator web consiga dominar suas boas práticas, seja em linhas gerais ou de forma profunda.

Na verdade, você não precisa ser nenhum especialista em otimização para motores de busca para produzir um conteúdo que seja bem ranqueado.

Por outro lado, pode ter certeza que ignorar completamente as boas práticas e critérios do Google para avaliar um bom post vão fazer muito mal ao tráfego orgânico dos seus clientes e à sua reputação.

Ficou interessado em vídeos sobre SEO e outras técnicas para fazer o seu conteúdo se destacar no Google? Quer aprender mais sobre esse e outros assuntos e compreender do início ao fim como criar blog posts e outros conteúdos de primeira?

Então faça o curso de Produção de Conteúdo para Web da Universidade Rock Content, melhore sua escrita, seu ranqueamento e adicione um certificado à sua conta do LinkedIn!