Por Julyana Andrade

Apaixonada por praia, tatuagens, séries e home office. Meio nerd. Mãe de gato e calopsitas.

Publicado em 06/05/2020. | Atualizado em 29/04/2020


As videochamadas são uma excelente alternativa para aquelas reuniões que não precisam ser presenciais. Sendo assim, que tal usar esse recurso de forma ainda mais profissional? Veja alguns aplicativos podem ajudar com isso!

A videochamada é uma excelente opção para conectar trabalhadores remotos e fazer reuniões que são importantes, mas que não têm necessidade de serem presenciais. Apesar de ser um excelente recurso, precisa ser aproveitado com sabedoria, evitando o risco de cometer gafes parecidas com as que já viralizaram pela internet.

Pensando em ajudar você a resolver essa questão, elaboramos este artigo para oferecer algumas dicas de como tornar essas chamadas mais profissionais. Inclusive, vamos listar algumas opções de aplicativos que podem ser usados para isso. Confira!

Afinal, qual é a importância de uma videochamada?

Já vimos uma espécie de corrente circulando por aí fazendo campanha para que algumas reuniões se tornem simples e-mails. De fato, há casos que poderiam ser resolvidos com rapidez, sem a necessidade de prejudicar a produtividade dos envolvidos.

Planilha de Controle de Produtividade e Faturamento 2020Powered by Rock Convert

Contudo, em tempos de home office, as videochamadas podem ser uma excelente alternativa para aquelas reuniões que precisam ser feitas, mas que, ao mesmo tempo, não necessitam ser presenciais.

Isso ajuda a diminuir custos com deslocamentos e reservas de salas, e até mesmo do trabalho que deixou de ser feito no período não-produtivo, como acontece enquanto você está no trânsito.

Como tornar a videochamada profissional?

Apesar de estar no conforto de casa ou mesmo em um coworking, o ideal é evitar um ambiente totalmente informal e descontraído. Então, não vamos perder clientes só por não termos tomado todos os cuidados necessários, mesmo com o conhecimento e as habilidades que temos, né?

Veja, a seguir, algumas dicas que vão garantir que você faça uma videochamada profissional, de forma que isso se torne um ponto positivo, aprimorando a sua carreira de freelancer além dos conhecimentos técnicos e das habilidades que você desenvolveu.

Invista em uma boa câmera

Alguns notebooks já vêm com uma câmera boa embutida, mas também é comum que elas não tenham uma qualidade impecável. Independentemente de você usar um desktop ou um laptop, o ideal é comprar uma câmera de qualidade para as suas videochamadas. Isso faz toda diferença.

Certifique-se de que a iluminação esteja adequada

Se tem uma coisa que pode prejudicar a qualidade da sua videochamada, é a iluminação. Antes de iniciar a reunião, faça um teste em alguma sala e veja se a aparência está adequada. Sombras no rosto podem deixar você com uma impressão cansada ou mesmo transmitir uma sensação desconfortável.

Se você achar que a iluminação do cômodo é insuficiente, considere adquirir uma luminária com lâmpada de LED. Existem algumas no mercado que permitem ajustar a temperatura (cor) e o brilho. Contudo, fica aqui uma dica importante: em vez de apontá-la diretamente para o seu rosto, tente direcioná-la para uma parede a fim de criar uma luz difusa.

Minimize ou elimine a interferência

Tente evitar qualquer tipo de distração e interferência que possam atrapalhar a sua chamada. Qualquer coisa que se move pode prejudicar o raciocínio e fazer com que vocês tenham que retomar a conversa em um ponto anterior e isso vai prejudicar a produtividade dos envolvidos. Sendo assim, feche a porta e anuncie para as pessoas, se for o caso, que você não pode sofrer interrupções.

Cuidado com as roupas

Dê preferência para roupas com cores neutras e mais sociais. Essa é uma postura bem profissional e passa uma boa impressão para as outras pessoas. Fuja de decotes grandes, bem como de camisetas e estampas muito chamativas. Não se esqueça de manter uma postura mais ereta e transmitir autoconfiança.

Teste o wi-fi antes da chamada

Essa é uma das dicas mais importantes, mas nem todo mundo se lembra de aplicá-la. Por mais que a sua conexão seja excelente para navegar na internet, ela pode não ser suficiente para suportar uma chamada de vídeo com qualidade.

Caso você perceba que a internet está um pouco instável ou lenta, tente se conectar por meio de um cabo apropriado, ligado diretamente no modem e no seu dispositivo. Isso ajuda a promover um pouco mais de estabilidade.

Escolha uma boa posição para a câmera

Além de todos os cuidados citados, não se esqueça de testar a posição em que a sua câmera vai ficar. O ideal é que ela fique um pouco acima da linha dos olhos, de forma que a janela da videochamada permita que você olhe diretamente para as pessoas e mantenha o foco no cliente.

Quais aplicativos usar?

Há uma infinidade de aplicativos disponíveis para fazer uma videochamada e eles podem ser usados tanto no celular quanto no computador. Conheça as opções.

Zoom

O Zoom é bem fácil de usar e permite criar salas de bate-papo e webinars. Além disso, a plataforma permite enviar e receber conteúdos em formato de texto, vídeo e áudio.

Whereby

O Wherebyantigo appear.in — não é tão conhecido ainda, mas vem com a promessa de oferecer conexões com mais qualidade e estabilidade.

Um ponto forte é a possibilidade de integrar a aplicação com o YouTube e o Trello, o que é uma grande vantagem no caso de você querer acompanhar projetos com os clientes com mais praticidade. Ele não requer downloads e permite gerar links para convidar os participantes.

Skype

O Skype já é um velho conhecido de muita gente — principalmente a geração que ficou órfã do MSN 💔 — e também se mostra um excelente aliado na hora de realizar videochamadas. Dispensa muitas apresentações, mas vale lembrar que pode ser usado tanto em aplicativo para o celular quanto no desktop.

WhatsApp

O WhatsApp permite realizar chamadas de vídeo com até quatro pessoas, que podem ser acrescentadas à reunião com a ligação já em andamento. Caso queira, você pode desativar o vídeo e deixar apenas o áudio ativo.

Apesar de não ser tão popular no que diz respeito à realização de videochamadas, ele é bem popular e facilita bastante na hora de agendar a reunião, já que você não precisa fazer a outra pessoa baixar um aplicativo exclusivamente para isso.

Hangouts

O Hangouts permite a troca instantânea de mensagens, sendo uma excelente ferramenta de bate-papo para quem deseja agilizar a comunicação. Você pode baixar aplicativo para o celular ou usá-lo diretamente no navegador, dentro do Gmail.

Viu só como é fácil organizar uma videochamada e transmitir profissionalismo? Aliás, nunca descuide da sua aparência durante as videochamadas, já que ela tem um papel importante na sua imagem profissional. Com as dicas que oferecemos aqui, dificilmente você vai errar nas próximas reuniões.

Gostou do artigo? Aproveite para aprender mais! Baixe nosso ebook sobre relacionamento com os clientes.

relacionamento-com-o-cliente-as-melhores-dicas-de-fidelizacao-para-freelancersPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *