Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 30/12/2017. | Atualizado em 30/01/2018


Como consumidor, você já deve ter percebido a mudança na forma em que a venda dos produtos é feita hoje. O mundo digital chega com novas oportunidades para Vendas Online. Confira aqui como a produção de conteúdo afeta essa modalidade!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

A produção de conteúdo para internet é um dos assuntos mais comentados aqui no blog. Um dos motivos para isso, é claro, o fato de que ela é nossa especialidade. O outro é o poder que essa técnica tem de aumentar drasticamente as vendas online.

Nos últimos anos, um movimento dominou o panorama do marketing na internet. Entender como essa mudança aconteceu pode ajudar você a se convencer de uma vez por todas como a produção de conteúdo é importante para o mercado virtual.

Por que investir em produção de conteúdo?

Há algum tempo existia uma única estratégia de marketing explorada por todas as companhias. Ela se baseada na crença de que anunciar a plenos pulmões seus produtos seria a melhor forma de fazer as pessoas se interessarem por eles. O que essa estratégia não considerava era a forma como o nosso comportamento evoluiria em relação ao consumo.

Há 20 ou 30 anos, a maneira mais fácil de conhecer uma nova marca era entrar em contato com ela por meio de um anúncio na TV. Rádio, jornais e outdoors eram outros dos recursos utilizados para popularizar um nome e torná-lo sinônimo de uma determinada coisa. Assim, foram construídas marcas como a Maizena e a Band-Aid.

Entretanto, nos últimos anos o consumidor ganhou uma nova ferramenta que lentamente começou a fazer parte do seu dia a dia. Estamos falando da internet. Com ela se tornou possível viajar sem sair de casa, conhecer milhares de produtos e fazer comparações entre eles sem a ajuda de ninguém.

Se antes o vendedor e a publicidade tinham um papel fundamental na hora de convencer as pessoas das benesses de uma marca, hoje este poder não é tão grande assim. Qualquer um pode pegar o seu telefone celular e consultar a opinião de outros clientes sobre um determinado produto. Há inclusive pessoas que se dedicam exclusivamente a dar opiniões, em seus blogs e redes sociais.

Gritar mais alto do que todas as outras marcas, ainda que figurativamente, não era mais o bastante para conquistar uma venda. E profissionais de marketing experientes perceberam que residia no conteúdo o papel de chamar a atenção do consumidor e fazer com que ele voltasse a desenvolver um estreito relacionamento com as marcas.

Foi aí que nasceu o marketing de conteúdo. E desde então ele não parou de crescer e se estabeleceu como uma das técnicas mais eficientes para divulgar produtos, principalmente, se você tem uma loja online.

Como construir um bom conteúdo?

Bom, produzir conteúdo não é tão simples assim. Sua marca pode fazer tantas postagens quanto possível na internet e não ver nenhum ganho nisso. Há algumas características específicas que a produção de conteúdo deve seguir para que atenda ao objetivo de vender mais.

Confira algumas dessas características a seguir e veja como elas podem influenciar o desempenho de um negócio:

Um bom conteúdo tem um bom SEO

A primeira grande característica que um conteúdo precisa ter para atingir o maior número de pessoas possível é um bom SEO. Search engine optimization é a característica que torna os seus textos amigáveis para ferramentas de busca. E, consequentemente, acessíveis para milhões de pessoas.

Produzir textos, infográficos, e-books e outros materiais que não consigam trazer cliques para o seu site pode ser um esforço em vão. Por isso, SEO é uma das habilidades que você precisa desenvolver para amplificar suas vendas online.

Ele respeita o funil de vendas

Você já ouviu falar no funil de vendas? Ele é uma maneira de filtrar consumidores em potencial até chegar naqueles que realmente farão uma aquisição.

Uma das características da produção de conteúdo bem-sucedida é que ela respeita os estágios do funil e vendas. E se baseia neles para construir expectativa e gerar resultados.

Sua popularidade é grande

Existe uma particularidade no universo das vendas online. Nem sempre ter um grande número de visitantes significa fechar muitos negócios. Entretanto, uma das coisas que um bom conteúdo ganha, com facilidade, é popularidade.

Essa popularidade não precisa ser exclusivamente orgânica. Técnicas como impulsionar posts em redes sociais podem fazer com o que o seu conteúdo chegue às pessoas certas e tenha o máximo de efeito.

Ele é bem segmentado

Falando nas pessoas certas, eis uma das principais maneiras por meio das quais a produção de conteúdo pode ajudar. Ela é especialmente eficiente na hora de fazer a sua mensagem chegar a quem está disposto a adquirir seus produtos. Por isso, tem o poder de aumentar as vendas online.

Produzir conteúdo para internet é dedicar-se a entender melhor o seu público-alvo e a criar peças que possam ser atraentes para ele.

Grandes conteúdos são originais

Por serem feitos tendo em mente exatamente o seu público-alvo, os conteúdos criados para atrair clientes são extremamente originais. Eles devem atender especificamente às preocupações dos seus consumidores, resolver seus problemas e fazer com que eles queiram estabelecer laços comerciais com o seu negócio.

A originalidade é a característica que norteia uma produção de conteúdo de destaque. E aquela que pode impulsionar suas vendas online.

Ele chama o consumidor para a ação

Outra forma que faz com que a produção de conteúdo possa ajudar você a vender mais é a sua estrutura. Materiais criados para guiar o consumidor pelo funil de vendas são acionáveis. Eles sempre impelem que o seu leitor faça alguma coisa, como assinar uma newsletter ou consumir outro material. também conhecidos como CTAs.

Por causa disso eles estimulam um contato maior com a sua marca. E este contato prolongado por vezes se transforma em oportunidades de venda.

A produção de conteúdo oferece respostas

Como já falamos anteriormente, uma das principais características do bom conteúdo é que ele é voltado exatamente para o seu público. E uma das consequências naturais disso é o fato de que ele oferece respostas extremamente pertinentes.

Uma boa estratégia de conteúdo é aquela que entende os problemas que a sua audiência enfrenta diariamente. Isso cria identificação, amplifica o engajamento e convence essas pessoas de que os seus produtos são realmente úteis. A fórmula certa para que você venda mais.

Viu como as vendas online podem se beneficiar de uma estratégia de produção de conteúdo? Pois é. É por isso que cada vez mais empresas investem nesse tipo de marketing.

Graças às características que citamos aqui e à maneira como elas respondem ao comportamento do consumidor moderno, as vendas online podem ser mais bem-sucedidas.

Ficou interessado no impacto que a produção de conteúdo tem no desempenho de um negócio? Acesse agora mesmo o Guia de Produção de Conteúdo para a Web e dê seus primeiros passos na  sua estratégia!

Guia Completo de Produção de Conteúdo

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *