Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 28/10/2017. | Atualizado em 15/05/2018


Se você tem um site ou blog e não sabe o que é URL canônica, não deixe de conferir o post!

URL canônica é um termo importante que toda pessoa que tem um blog deveria conhecer. Afinal, essa técnica do marketing tem um papel essencial na otimização do conteúdo de blogs para SEO e pode alavancar os seus resultados nos motores de busca.

Trata-se do processo de escolha do melhor endereço para uma determinada página, o qual também podemos chamar de canonicalização. Na prática é quando um mesmo conteúdo pode ser referenciado com vários endereços. Não entendeu? Os exemplos a seguir podem ajudar:

  • www.paginadeexemplo.com/index.html
  • www.paginadeexemplo.com
  • paginadeexemplo.com
  • PaginaDeExemplo.com

Digamos que todas essas URLs possam ser utilizadas para acessar a homepage de um mesmo website. Embora todas elas tenham o mesmo conteúdo, cada uma é vista pelos motores de busca como uma página diferente por causa de seu endereço. Isso significa que um web server pode retornar resultados completamente diferentes para cada uma dessas URLs, o que não é desejável para você, que sabe que elas têm conteúdos idênticos.

Se a canonicalização não for feita, sites como o Google verão sempre essas URLs como páginas duplicadas e não as indexarão corretamente. Por isso, para garantir a autoridade do seu domínio e das suas páginas é preciso escolher um endereço principal ou uma URL canônica.

Como gerar uma URL canônica?

A URL canônica é aquela que você gostaria que seus visitantes vissem toda vez que acessam o seu website. Ou seja, depois de escolhida, ela deve permanecer a mesma por todo o tempo que a página existir.

Agora que você já sabe o que é URL canônica deve estar se perguntando como prosseguir para conquistar uma. O processo de canonicalização é, em si, muito simples. Tudo o que você precisa é aprender a utilizar canonical tags para aplicar a sua URL canônica.

Seu website talvez retorne os mesmos resultados com e sem o www, caso em que a aplicação de (rel=”canonical”) é o suficiente para definir que uma dessas URLs é a versão canônica da primeira. Você deve incluir rel=”canonical” no header da sua página, em seu código HTML. Feito isso, está definida a sua URL canônica.

É importante se preocupar com o uso dessas URLs e com o processo de canonicalização porque os bots de motores de busca não são preparados para decidir exatamente qual versão de uma página deveriam indexar. Eles não foram programados com essa função e, portanto, não possuem em seu código instruções para lidar com URLs duplicadas.

Se você tem duas páginas que resultam no mesmo conteúdo, bots sempre assumirão que tratam-se de cópias umas das outras o que pode penalizar seu site e diminuir a sua autoridade nos ranqueamentos de buscadores.

Ebook sobre Texto Perfeito

Benefícios da URL canônica

Há, porém, uma série de outros benefícios em se utilizar URLs canônicas para o SEO da sua página. Conheça alguns deles a seguir:

O fim do conteúdo duplicado

A URL canônica significa o fim do conteúdo duplicado e uma melhora automática no posicionamento do seu website nos principais motores de busca, como Google, Yahoo! e Bing. Afinal, essas ferramentas não foram feitas para indexar páginas idênticas e quando elas encontram pela internet conteúdo que parece ser exatamente igual, mas tem URLs diferentes, assumem que trata-se de plágio. Automaticamente, desclassificam esse conteúdo, ainda que seja original.

O uso de URLs canônicas pode evitar que isso aconteça e prevenir que a sua página seja penalizada pelo Google. As consequências de uma penalização desse tipo são severas, como perda de posições na ferramenta, baixa no número de visitantes orgânicos e diminuição de pageviews.

Uso da URL canônica para distinguir conteúdo parecido

Temos outro cenário em que a URL canônica é muito útil. No caso, quando o seu site tem uma série de conteúdo muito parecidos que podem ser facilmente confundidos pelo motor de busca e seus crawlers automatizados. Explicamos melhor como isso funciona abaixo.

Pense no seguinte: imagine que você tem uma loja online e nessa loja há uma série de produtos, que podem ser filtrados de acordo com o gosto do cliente. Isso significa que alguém pode visitar o seu site e elencá-los por preço, tamanho, cor ou popularidade. Esse recurso, que facilita muito a navegação, não é facilmente entendido por buscadores que encaram cada página dessas como uma versão exatamente idêntica à anterior.

Neste caso, a canonicalização pode ajudar. Ela garante que apenas uma versão da página será indexada por buscadores e o seu site como um todo não será penalizado porque resolveu se beneficiar deste recurso para tornar sua usabilidade um pouco melhor.

Tags canônicas são um recurso recomendado pelos principais buscadores

O último e principal argumento pelo qual você deveria começar a utilizar tags canônicas no seu website para diferenciar seu conteúdo e evitar as páginas duplicadas vem diretamente de buscadores como o Yahoo!, o Google e o Bing. Todos eles recomendam que as páginas da internet façam uso da tag canônica para evitar o conteúdo duplicado e facilitar o trabalho dos seus bots, que trabalham incessantemente indexando toda a internet.

Mesmo porque, do ponto de vista do SEO as tags canônicas e as suas respectivas URLs têm um uso e tanto: o de balancear a popularidade de links que você gostaria de evitar, pois contém apenas o mesmo conteúdo que já foi visto em outras páginas já visitadas na internet.

Todavia, tome cuidado! Se você usar URLs canônicas de maneira equivocada o seu site pode sofrer consequências negativas com isso. O Google colocará você em posições mais baixas em sua listagem e pode até mesmo remover completamente o conteúdo das suas páginas dos resultados de busca.

Se tiver alguma dúvida na hora de aplicar as tags e configurar a URL canônica no seu site, consulte um especialista em web design ou desenvolvimento. Ele poderá lhe ajudar a colocar esse recurso em prática sem grandes problemas.

Viu como é importante usar essa técnica para o SEO da sua página? Mas, é claro, não é só isso que você pode fazer para melhorar o seu ranqueamento nos buscadores, entenda os principais conceitos da Produção de Conteúdo que devem estar presentes em seus artigos!

Posts populares com esse assunto