Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 01/06/2018. | Atualizado em 10/08/2018


Conheça o Trello e saiba como a ferramenta pode ajudar a organizar sua rotina!

Você provavelmente já ouviu falar no Trello, mas sabe como usar essa ferramenta e aumentar a sua produtividade, freelancer?

O Trello é uma mão na roda para quem quer se manter sempre atualizado com as várias tarefas que precisa cumprir e nem sempre utiliza um único dispositivo para trabalhar.

Afinal, ele funciona com ajuda da nuvem e por se basear em cloud computing pode manter os seus dados sincronizados em uma infinidade de dispositivos ao mesmo tempo, garantindo que você sempre saiba exatamente o que precisa fazer para dar andamento a uma tarefa.

Mas esses não são os únicos benefícios que o uso do Trello pode trazer para a sua carreira. Hoje vamos lhe mostrar exatamente como ele funciona e por que é um recurso imprescindível para aumentar a produtividade e organizar a sua rotina de trabalho.

O que está esperando? Comece já a leitura e descubra todas essas respostas!

Organize seus projetos por cliente

Um dos melhores recursos que o Trello disponibiliza é a possibilidade de organizarmos nossos projetos por cliente. Isso significa que você nunca mais precisará confundir prazos ou terá de ficar voltando ao briefing da tarefa para obter dados como o endereço de um blog ou orientações estratégicas. Tudo isso pode ser reunido na ferramentas e ao aceitar uma tarefa você poderá acessar essas informações com facilidade.

Essa característica do Trello permite que você organize a sua vida de freelancer, já que, mais cedo ou mais tarde, terá clientes recorrentes e precisará de agilidade para acessar suas informações. É possível criar tantos projetos quanto quiser e organizá-los da forma que for mais intuitiva para você, distribuindo tags e outros recursos que simplifiquem o acesso às informações básicas de um projeto.

Separe tarefas por status

A metodologia Agile, na qual o Trello é baseado, nos ensina que separar tarefas pelos seus status é algo extremamente funcional. Dessa maneira podemos saber exatamente onde estamos em cada projeto e o que precisa ser feito em que ordem.

Como o Trello isola aquelas tarefas que estão sendo trabalhadas, as que precisam ser feitas até determinada data e as que já foram completadas ele facilita compreender essa informação e distribuir o tempo que você gasta com os seus freelas.

Chamamos esse tipo de painel, em que o Trello é baseado, de Kanban board. Em algumas empresas de tecnologia um painel de madeira com post-its de várias cores é utilizado para orientar a equipe e distribuir as tarefas. Com o Trello, todavia, essa tarefa ficou mais simples já que é possível trabalhar coletivamente em uma conta, distribuindo as tarefas por e-mail para os demais membros da equipe.

Todo o resto funciona como em um Kanban board tradicional e você deve mover aquilo que executa para outra área assim que começar seu trabalho. Dessa forma, sempre saberá exatamente quantas horas precisa dedicar até completar um trabalho e poderá oferecer previsões mais acuradas para seus clientes.

Consiga uma abordagem sistemática

O benefício de fazer tudo isso? A abordagem sistemática que o Trello dá para os seus projetos. Em vez de se organizar com notinhas e alertas no celular você pode reunir todo o trabalho que deve ser feito em um único painel de gestão de projetos e isso é muito bom.

Integrar plataformas de gestão de projetos como o Trello na sua rotina fará com que você ganhe visibilidade sobre as tarefas que vem desempenhando. E lhe ajudará em outros momentos, como na hora de processar orçamentos.

Se você passar a utilizar o Trello habitualmente terá mais facilidade para dimensionar quanto do seu tempo dedica a cada atividade e isso se refletirá em orçamentos melhores e mais competitivos para o seu pequeno negócio de criação de conteúdo.

O Trello tem ainda outra vantagem: ele pode ser aplicado com diversas metodologias Agile, como o Getting Things Done. Nesse método, criado por David Allen, a prioridade é tirar nossas ocupações da cabeça e escrevê-las em algum lugar que pode ser facilmente controlado e administrado.

Cientificamente, isso ajuda as pessoas a serem mais produtivas porque dá a elas espaço para se concentrarem no trabalho que realmente precisa ser feito e não na administração de tempo ou de informações que deveriam estar disponíveis de outra forma. Assim, é mais fácil transformar tarefas em trabalhos executados porque passamos menos tempo lembrando o que deve ser feito.

O Trello também funciona com outras tantas metodologias, como a Kanban. Basta encontrar aquela que funciona melhor para você e adaptar os seus painéis de acordo. Eles são inteiramente customizáveis.

Leve o trabalho com você

Um dos maiores benefícios de ser um profissional freelancer é poder trabalhar a qualquer hora e de qualquer lugar. Todavia, para que isso funcione e a sua carreira realmente decole é preciso dedicar-se o bastante para nunca perder um prazo e garantir tantas tarefas quanto o necessário para chegar às suas metas mensais.

Com uma ferramenta que permite levar o trabalho para onde quer que você vá é muito mais fácil fazer isso e esse é um dos motivos pelos quais freelancers precisam apostar no Trello.

Os aplicativos disponibilizados para celular e tablet permitem que você tenha acesso às informações de que precisa para fazer os seus freelas em qualquer lugar. E com um login e senha também é possível ter acesso ao seu dashboard, mesmo que seu laptop esteja do outro lado do mundo. Basta um computador com conexão à internet para começar a trabalhar e manter todo o controle sobre o sistema de produtividade que você criou.

Assim você realiza o sonho de viajar pelo mundo sem jamais desapontar os seus clientes. Não parece ótimo? Crie uma conta no Trello agora mesmo e descubra melhor como ele poderá se adaptar à sua vida!

O Trello é baseado em uma metodologia Agile muito utilizada pelas empresas de tecnologia. Essa metodologia nos ensina que quanto mais visibilidade temos durante a execução de um projeto melhor podemos colocá-lo em prática.

Todavia, o Trello nos traz a oportunidade de utilizar as técnicas mais eficientes do Agile sem precisarmos nos basear unicamente nessa metodologia para a produção de conteúdo.

Por isso resolvemos destacar o Trello e como usar essa ferramenta vai ajudá-lo no dia a dia. Gostou do que viu aqui? Conheça então outras ferramentas de produção de conteúdo disponíveis na internet!

Posts populares com esse assunto