Por Gustavo Grossi

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 19/07/2017. | Atualizado em 19/07/2017


Transformação Digital é a mudança de contexto sobre como operamos nossos negócios, colocando a tecnologia da informação como agente de descentralização das decisões e da geração de valor.

Cada vez mais a sociedade está em uma corrida para trazer hábitos e negócios para a esfera digital.

Até mesmo as empresas e donos de negócios mais resistentes à tecnologia estão migrando para o mundo do software e do hardware. Afinal, utilizar meios digitais para fazer qualquer coisa não é mais nenhuma novidade, e pessoas de todas as origens e idades estão conectadas à internet.

Se estamos passando por uma transformação, isso é reflexo do comportamento das pessoas. Não é apenas sobre adotar tecnologias!

Por isso, este guia vai documentar as mudanças nos negócios e carreiras. Vamos falar sobre como você também pode surfar nessa onda!

E aí, preparado para saber como estamos nos transformando? Saiba tudo a seguir:

O que é a Transformação Digital

Vamos usar palavras simples: Transformação Digital ou Digital Transformation é a mudança de contexto sobre como operamos nossos negócios, colocando a tecnologia da informação como agente de descentralização das decisões e da geração de valor.

Hoje, cada vez mais o cliente é o objeto central nos negócios. A informatização viabiliza um canal de comunicação muito próximo com as pessoas, tornando cada vez mais fácil obter indicadores sobre as dores e desejos dos seus potenciais clientes.

Portanto, se você possui uma empresa ou é um freelancer, você certamente pode afirmar que o seu empreendimento está passando por uma transformação digital quando ele contempla os seguintes aspectos:

Mobilidade

Produtos e canais de comunicação otimizados para dispositivos móveis são um grande diferencial.

Se o que você produz pode ser consumido via mobile, seu negócio é capaz de realizar vendas e/ou dialogar com seus prospects por este meio, parabéns! Esta á uma posição estratégica primária para a Transformação Digital.

Recursos

Se você tem autoridade nos seus negócios fora da internet, é preciso construí-la no mundo digital. E isso não se limita a criar conteúdo de qualidade em seus blogs, landing pages e sites!

Essa etapa é, de fato, fundamental, mas empresas imersas na Digital Transformation também podem explorar campos como inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual etc.

Afinal de contas, nenhuma dessas coisas é inacessível ou futurística, como pensávamos há bem pouco tempo.

Pessoas

Como dito, a tecnologia é apenas uma parte desse processo transformacional. No entanto, as pessoas é que têm desempenhado um papel central nessa história.

O que está levando profissionais e empresas a se transformar não é a aceleração tecnológica, mas a adesão de toda a sociedade aos meios digitais. Tecnologias avançam aceleradamente há séculos, mas somente agora a nossa cultura está incorporando isso rapidamente.

Portanto, se você, seus parceiros, colaboradores e clientes são motores de inovação nos negócios, esta é uma variável importante na equação da Transformação Digital.

Modelo de negócios

Talvez você já saiba que um modelo de negócios é um meio de uma empresa gerar receita e lucro a partir das suas operações. Envolve análise de métricas, eficiência e monitoramento de dados.

Se você quer criar um modelo de negócios para um projeto seu, não é obrigatório que ele seja puramente digital.

No entanto, o que o ecossistema tem percebido é que está cada vez mais difícil coletar e analisar dados sem uma verdadeira migração das operações para o mundo digital!

Por isso, confira alguns conselhos que você pode seguir sem medo para avaliar e executar uma estratégia de Digital Transformation nos negócios.

Entenda tudo o que puder sobre modelos de negócios digitais

Um modelo de negócios digitais define como o seu negócio utilizará um meio digital para lucrar. Evidentemente, isso precisa representar uma melhoria no modelo atual.

Se isso não faz sentido para o seu negócio, procure entender o porquê antes de tomar uma decisão muito invasiva.

Segundo uma pesquisa publicada no MIT Sloan Management Review, um modelo de negócios digital otimizado tem o foco em três pilares:

  1. Conteúdo: não se trata apenas de conteúdo para web; mas sim tudo o que será digitalmente consumido pelos usuários — inclusive os produtos.
  2. Experiência do usuário: esse componente do modelo faz referência à forma com que a jornada de compra é modelada dentro dos seus domínios. Isso determina se a compra será otimizada para o usuário, se haverá conteúdos explicativos, revisões dos produtos, opiniões dos compradores, se a venda será realizada inteiramente pelo site ou se haverá etapas offline.
  3. Plataforma: será o formato com que tudo isso será entregue: infraestrutura, dados e processos. Ela será acessível em quais dispositivos? Quais meios serão aplicados? Como estar preparado para escalar o negócio?

Consulte o seu time e os seus clientes

Mesmo que você seja um profissional autônomo, sem mais pessoas no time, essa etapa do checklist existe para avaliar se você está preparado para a Transformação Digital.

Evidentemente, negócios digitais são muito atrativos e, a priori, podem parecer uma solução para qualquer coisa.

Mas sabemos que não é assim.

É preciso saber o que priorizar e, muitas vezes, há certos processos e tarefas que são inevitáveis, e isso pode afetar as pessoas ao seu redor.

Afinal, a Transformação Digital não pode ser algo que dificulta o alcance dos seus objetivos, sobretudo para os seus clientes.

Se você pretende mudar a sua forma de ver o mercado, é preciso comunicar isso com clareza! Aliás, fazer parcerias que vão te ajudar no processo de transformação é essencial, pois muitas pessoas ao seu redor não desejarão te acompanhar nessa jornada.

Determine objetivos para a Transformação Digital

Muitas vezes o processo que  é uma Transformação Digital, mas apenas alguém trazendo um pouco de inovação para um negócio já estabelecido.

Por isso, defina claramente quais serão as etapas que o seu negócio precisa seguir para você de fato dar a sua Digital Transformation como concluída. E, para isso, algumas técnicas podem te ajudar bastante:

    • OKRs ou Objective Key Results são metas desafiadoras, mensuráveis e com prazo determinado. Assim, a soma dos seus resultados-chave determinará se um objetivo maior foi completado.
    • KPIs ou Key Performance Indicators são, como o próprio nome diz, dados que demonstram o quanto a sua estratégia é bem-sucedida. Trata-se de uma análise de métricas, construída quantitativamente.
    • Milestones, por fim, são estágios especiais para o sucesso de um projeto em particular. Em geral, milestones são definições qualitativas, empíricas e observáveis. Por isso, são mais fáceis de definir e “humanizar” a mensuração de performance.

Crie propostas de valor sobre suas operações

Se estamos falando de mudar a forma como fazemos negócios, naturalmente é porque buscamos uma forma de gerar mais valor com menos esforço.

Há diversos que orbitam o tema “Transformação Digital”, como:

  • Modelo de negócios digitais.
  • Growth hacking.
  • Economia colaborativa.
  • Plataforma.
  • Escalabilidade

Justamente porque, naturalmente, eles estão em uma hierarquia de importâncias na maioria das empresas.

E, ao falar de empresas, trata-se de qualquer empreendimento. Mesmo que você seja a sua própria empresa, a lógica é a mesma!

Por isso, uma empresa que busca uma estratégia de Digital Transformation, deve lembrar que muito do valor é criado não apenas por agregar novas coisas, mas se livrar de tudo aquilo que não é essencial.

Por que tantas empresas como Uber, MercadoLivre e Rock Content possuem uma comunidade de pessoas em suas plataformas? Como elas criam máquinas tão robustas com um time muito mais enxuto do que a média?

Porque, nesse ambiente, colaborar pode ser mais eficiente do que centralizar as decisões. Culturalmente, é preciso se adaptar à ideia de que abrir mão do controle pode ser uma manobra estratégica.

Dicas para começar a sua Transformação Digital

Agora que você entende o que é, como e por que tantas empresas estão em busca da Transformação Digital, é hora de recapitular lições primárias para colocar a mão na massa!

Primeiramente, este post não pode explicar tudo sobre um tema tão abrangente (e que ainda está em construção).

Por isso, se você quer saber de verdade, você terá de ler! Sim, ler livros. Mas não se preocupe, fizemos uma seleção perfeita para você começar!

Ah, e você não pode confundir um processo de Transformação Digital com outras coisas que parecem, mas não são a mesma coisa. Afinal…

Transformação não é upgrade, nem downsizing

Nunca se esqueça que a transformação faz referência ao modelo de negócios. Ou seja, não é um plano de negócios, é um modelo — algo muito mais enxuto, e bem menos imutável.

Pelo contrário, modelos de negócios são sempre revistos e atualizados! Outro componente fundamental da transformação é o foco nas operações, no que acontece internamente ao projeto.

Isso se difere do Upgrade Digital, que, como mencionado acima, é apenas uma ação de adotar inovações com foco em TI, mas sem necessariamente modificar o modelo de negócio.

Outra coisa que pode ser confundida com a transformação digital é o Downsizing, uma prática geralmente utilizada em ambientes de corporações e grandes empresas.

Trata-se de uma decisão da cúpula estratégica em enxugar o corpo de funcionários, modificar artificialmente a cultura da empresa e, sempre que possível, informatizar processos. Na maioria das vezes, isso é um processo agressivo e não pode ser considerado uma Transformação Digital.

Para vencer, você terá de ler

E ler muito. Os títulos a seguir são perfeitos para começar e, em algum momento, eles terão de ser lidos.

Para uma Transformação Digital, você precisará estar por dentro das melhores metodologias e ideias que circulam nesse meio! Confira:

A Lógica do Cisne Negro — Nassim Nicholas Taleb

Seres humanos são ótimos em fazer previsões, e melhores ainda em errá-las! Neste livro, o autor explica o quanto até os fatos que julgamos previsíveis são influenciados por eventos aleatórios.

Por isso, é preciso mudar a forma como observamos, deduzimos e, principalmente, assumimos nossa ignorância sobre os fatos. Por mais estranho que pareça, esse é o caminho para acertar mais nas decisões!

Business Model Generation — Yves Pigneur & Alexander Osterwalder

Criar um plano de negócios complexo e demorado pode ter custos exorbitantes. Isso pode matar o seu negócio antes mesmo dele nascer!

Quem sabe isso não pode ser substituído por pesquisas exploratórias de internet, brainstorming e post-its? Hoje, os modelos de negócios são uma ferramenta excelente para pessoas e empresas de todos os tamanhos, no mundo todo.

Receita Previsível — Aaron Ross e Mary Lou Tyler

Para os autores, os clientes estão cada vez mais resistentes ao contato dos vendedores. Para ter uma máquina de vendas funcional e cujo fluxo de receita e lucro pode ser previsto, é preciso adotar uma estratégia de geração e nutrição de contatos.

Faça as pessoas virem até você, e não o contrário, se quiser ter previsibilidade quando o assunto é dinheiro. E, para isso, Aaron Ross tem metodologias super atuais, testadas e aprovadas por todo o ecossistema.

A Startup Enxuta — Eric Ries

As pessoas podem fazer muito mais e as empresas não souberam enxergar isso. Aplicando uma metodologia ágil de gestão, é possível trocar as decisões engessadas por tentativas e erros constantes.

Uma gestão enxuta fará você aprender mais e mais rápido com seus erros, identificar e cortar práticas que não funcionam e focar apenas necessário para o sucesso de um negócio!

E agora, preparado para a transformação? Se este conteúdo foi útil para você de alguma forma, acho que tenho algo que vai te ajudar a seguir adiante.

Conheça o nosso e-book com as melhores leituras que um profissional criativo precisa para ter sucesso na carreira. Super importantes se você está em busca da Transformação Digital!

Se você ama livros tanto quanto nós, esse e-book pode fazer você ganhar o dia! 🙂

 

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *