Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 12/09/2019. | Atualizado em 12/09/2019


Ignorar as soluções eficazes que a transformação digital pode gerar para um negócio é ignorar grandes oportunidades de crescimento, tanto de exposição da marca quanto em termos financeiros. Veja então como aproveitá-la para otimizar sua produtividade!

No mundo corporativo atual, produtividade e tecnologia são interdependentes, ou seja, estão diretamente relacionadas. Isso porque toda tecnologia no ambiente de trabalho tem o objetivo de aumentar a produtividade dos profissionais.

Por outro lado, a demanda por maneiras mais eficientes de realizar as tarefas diárias incentiva a criação de novas tecnologias. É um círculo vicioso positivo, e é o que caracteriza a transformação digital.

E para isso é preciso preparar a equipe e adaptar a cultura organizacional às novas lógicas de trabalho. 

Esteja disposto(a) a se reinventar!

A partir de agora, os projetos e planos internos devem considerar os recursos tecnológicos envolvidos, porque são parte essencial da estrutura da empresa, seja ela do ramo tecnológico ou não.

Entenda abaixo como a transformação digital tem afetado a rotina trabalhista e como ela pode beneficiar a performance dos profissionais e equipes.

A transformação digital no escritório

Profissionais que não estão preparados para usar a tecnologia a favor da empresa e do seu próprio trabalho correm risco de perder espaço no mercado. Ignorar as soluções eficazes que a transformação digital pode gerar para um negócio é ignorar grandes oportunidades de crescimento, tanto de exposição da marca quanto em termos financeiros.

O surgimento desenfreado de lojas online é um dos melhores exemplos da importância de estar inserido no contexto digital. Plataformas surgiram para facilitar a criação de sites para venda de produtos/serviços e flexibilizar as formas de negócio.

Para o ambiente de trabalho físico, significa a implantação de novos processos, atividades e mesmo a necessidade de desenvolver novas habilidades e competências. O escritório se automatiza e, com ele, os papéis na empresa se transformam. 

Por isso, é importante ficar atento(a) às tendências que provavelmente definirão os modelos de trabalho no futuro. Veja as principais:

  • Inteligência Artificial: criação de máquinas inteligentes que executam funções de maneira semelhante aos humanos. Os produtos que surgem da Inteligência Artificial têm o objetivo de atuar como uma extensão das capacidades dos profissionais;
  • Realidade Virtual: gera situações similares às reais utilizando artifícios digitais e tecnológicos. Tende a se tornar chave para o teste de produtos e projetos, então conhecer as possíveis inserções da realidade virtual no ambiente de trabalho é estar um passo à frente da transformação futura;
  • Business Intelligence: utilização de informações e dados para gerar inteligência para ser aplicada na tomada de decisões para um negócio;
  • Automação de Marketing: usar a tecnologia para diminuir o trabalho manual e garantir a assertividade das ações de marketing de uma empresa. As ferramentas de automação estimulam mais troca de ideias no escritório, porque permitem que ações diárias sejam tomadas com antecedência, a exemplo da programação de postagens nas redes sociais.
  • Data Science: a ciência que analisa os dados para possibilitar decisões mais assertivas. A implementação costuma exigir equipamentos específicos, o que pode gerar uma mudança na estrutura física do escritório. 

A transformação digital para os profissionais e suas equipes

Uma busca rápida no site da Adzuna revela vagas para cargos que há poucos anos sequer existiam: influenciador digital, professor online, desenvolvedor de aplicativos, especialista em SEO, gestor de mídias sociais… todas carreiras que se desenvolveram a partir das necessidades da transformação digital nas empresas.

Assim, profissionais também tiveram que se adaptar à nova realidade, alterando seus objetivos de carreira e mesmo sua rotina no escritório, de modo a tirar proveito da tecnologia para a performance no trabalho.

Lembre-se que essa mudança não afeta apenas o ramo da tecnologia, mas basicamente todos os setores. É uma nova ordem mundial.

Por isso, preparamos uma lista com 5 atitudes que devem permear este cenário do mercado digital para beneficiar a sua produtividade no dia a dia do escritório. 

1. Aprenda algo novo todo dia

Seja testando um novo método ou questionando seus colegas, tente adquirir novos conhecimentos frequentemente. Essa é a única forma de acompanhar a transformação digital e utilizá-la a favor da sua produtividade. Mantenha-se atualizado(a) sempre!

2. Foco no objetivo principal

Se existe algo que se beneficia da transformação digital são os procedimentos internos das empresas, incluindo um dos fatores mais relevantes: foco e comunicação com o cliente. 

Portanto, sua performance vai depender diretamente do quão bem você utiliza ou simplesmente compreende as ferramentas de atendimento ao cliente, mesmo que não trabalhe em um setor de contato direto com o mesmo.

Não adianta usar a tecnologia só na etapa final, porque o resultado do seu trabalho também é um reflexo de tudo o que acontece dentro da empresa.

Uma dica valiosa aqui é prestar bastante atenção nas reuniões de balanço e apresentação de resultados.

3. Informação sobre os concorrentes

Colete dados sobre seus competidores, transforme-os em relatórios e utilize-os para tomar decisões para o futuro da empresa no mercado. Essa atitude gera ideias e te ajuda a entender como pode otimizar seu trabalho. Você será capaz de identificar erros e acertos na empresa com base nas ações da concorrência, além de encontrar oportunidades de negócio em possíveis “brechas” de mercado. 

Sabe aquele time de análise de performance e Ciência de Dados que você não tem ideia do que faz na empresa? Comece a sentar com eles na hora do almoço e faça suas perguntas!

Vale sugerir a inclusão dessa informação nas reuniões periódicas.

5. Oferece valor

Para que enxerguem o valor do seu trabalho no escritório, é preciso oferecer ideias de real valor para o time.

Muitas empresas se desesperaram ao ver que a transformação digital estava tomando conta do seu setor e começaram a investir em várias tecnologias e iniciativas digitais ao mesmo tempo. 

Porém, não é a simples aplicação desenfreada de tecnologia que vai garantir o sucesso de um negócio no usufruto da transformação digital.

Ao propor uma mudança, apresentar um projeto ou sugerir uma nova tecnologia, tenha certeza de que vai gerar um resultado enriquecedor e concreto para a empresa. 

Estude como implementar o que você está sugerindo, saiba quais serão as vantagens e esteja preparado(a) para argumentar a seu favor.

6. Inovação

A pressão por ideias e produtos inovadores é uma realidade no cenário atual. Muitos profissionais se sentem pressionados a criar algo novo e acabam frustrados ao falharem, mas nem sempre inovação significa criar algo totalmente novo, ela também pode representar formas diferenciadas de executar um procedimento antigo ou a aplicação de ideias recorrentes em setores ou problemas que eram tratados de outra forma.

Outro mito em relação à inovação é de que ela sempre vem acompanhada de algo difícil de ser feito quando, na verdade, ela pode surgir exatamente da simplicidade.

Sabe aquele procedimento complicado que você tem que fazer todos os dias no seu trabalho? Busque maneiras de simplificá-lo. Pode ser uma tecnologia de automação, uma forma diferente de registrar os dados ou até mesmo de interagir com os outros profissionais da empresa.

O importante é você não se contentar em fazer tudo sempre do mesmo jeito. 

O mais importante é se preparar para as mudanças trazidas pela transformação digital e utilizar as novas ferramentas e processos a favor da sua rotina no escritório e sua carreira como um todo. Faça um teste!

Procure por vagas de emprego no site da Adzuna e desafie-se a achar uma que não exige o conhecimento de uma ferramenta digital ou familiaridade com plataformas e canais virtuais. Essa é a realidade atual e você deve acompanhá-la de perto.

Quais serão as profissões do futuro?Powered by Rock Convert

Este conteúdo foi produzido em parceria com a equipe do Adzuna.

Posts populares com esse assunto