Por Gustavo Grossi

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 08/09/2016. | Atualizado em 09/01/2020


Vida de estudante não é fácil: os gastos com moradia, alimentação, transporte e materiais, entre muitos outros, podem exceder consideravelmente o orçamento – que já não costuma ser alto. Além disso, os horários fixos e a grande carga de atividades também demandam do estudante um tempo que dificulta sua inserção no mercado de trabalho. Por […]

Vida de estudante não é fácil: os gastos com moradia, alimentação, transporte e materiais, entre muitos outros, podem exceder consideravelmente o orçamento – que já não costuma ser alto. Além disso, os horários fixos e a grande carga de atividades também demandam do estudante um tempo que dificulta sua inserção no mercado de trabalho.

Por isso, encontrar um trabalho universitário flexível, que não atrapalhe a rotina de estudos, pode ser a solução ideal para quem deseja complementar a renda sem comprometer sua formação. Se esse é o seu caso, você já pensou em ser um freelancer?

Se isso ainda não passou pela sua cabeça, confira agora por que ser um freelancer pode ser a sua cara!

Trabalhe onde e quando quiser

Já imaginou ficar escrevendo de casa, do café, da biblioteca, ao ar livre ou onde mais você quiser? Essas são algumas das inúmeras possibilidades de locais de trabalho ao se tornar um freelancer.

Você pode escolher o lugar que preferir para trabalhar, já que escrever só requer um notebook e acesso à Internet para efetuar as pesquisas sobre o tema. Dessa forma, além do conforto proporcionado, você ainda economiza em deslocamento!

Outra vantagem de ser um freelancer é só trabalhar quando puder: se você estuda pela manhã e gosta de tirar uma soneca à tarde, é só acordar e escrever. Se prefere deixar a noite livre para suas atividades, ok! Organize seu tempo da forma que achar melhor, estabeleça sua rotina de atividades e encaixe o trabalho de freela onde quiser!

É claro que, para garantir uma renda considerável no fim do mês, é preciso organização, foco e muito planejamento para conseguir realizar um bom número de trabalhos. Mas essa é uma outra vantagem: afinal, essa organização pode até ajudar você a planejar melhor a sua própria rotina de estudos.

Concilie o trabalho universitário com outras atividades

Como o freelancer trabalha quando pode e no lugar que prefere, você pode conciliar seus projetos profissionais com todas as suas atividades, sejam elas de lazer ou responsabilidades acadêmicas.

Se você não estuda na sua cidade natal e viaja muito para visitar a família e os amigos, por exemplo, não tem problema – você pode escrever de qualquer lugar. Se você reserva boa parte do seu dia para estudar na biblioteca, ótimo – pode escrever de lá mesmo.

Independentemente da sua rotina de atividades – academia, grupo de estudos, viagens, curso de línguas, etc. –, para se dar bem trabalhando como freelancer basta organizar seu tempo para executar seus projetos profissionais no dia que você preferir, na hora que você quiser. Essa flexibilidade permite que você ganhe uma grana extra sem precisar deixar os estudos da faculdade de lado!

Ganhe uma renda extra

Balada, festas universitárias, transporte, alimentação, faculdade, material de estudo, cursos, gastos com moradia: todos esses gastos compõem a realidade de muitos estudantes pelo mundo, e qualquer renda extra faz toda a diferença!

Ser redator freelancer te possibilita ganhar um dinheiro significativo para ajudar a pagar essas despesas e complementar uma possível mesada dos pais, ou ainda o salário do estágio. É ou não é uma ótima forma de manter a vida social e a vida profissional funcionando bem?

Sendo bem realista, essa renda extra pode não ser nenhum um trocado. Muitos redatores freelancers alcançam sucesso nessa carreira e fazem dela sua principal atividade e fonte de renda!

Trabalhe dentro da sua área

São muitas as possibilidades que essa modalidade de trabalho oferece, e você certamente encontrará algo sobre seu assunto favorito. O marketing vem crescendo cada dia mais, e essa expansão também demanda profissionais de áreas específicas, como Direito, Saúde, Educação, Nutrição, Atividade Física, Meio Ambiente, Administração, Finanças, Fotografia e muito mais. Ao trabalhar dentro da sua área, você estudará assuntos que serão aproveitados na própria faculdade!

Ao aumentar sua pesquisa em temas da sua área, acontece outra coisa muito interessante: você amplia seu leque de opções dentro da sua profissão, conhecendo, muitas vezes áreas que poderiam ser pouco exploradas na trajetória do curso. Dessa forma, você será capaz de escolher uma área de atuação com ainda mais certeza!

Se preferir, também é possível escrever sobre temas pelos quais você apenas possui simpatia e interesse, mas que não necessariamente se relacionam ao seu curso da faculdade. Se você souber pesquisar para entregar um trabalho de qualidade, certamente poderá atuar em diversas categorias!

Aprenda coisas novas diariamente

Um bom trabalho é sempre bem reconhecido: se você for um profissional sério, é possível surgirem demandas de áreas que você não domina. Nesse caso, é importante estar disposto a explorar e manter-se atualizado sobre diversos assuntos.

Isso torna a redação freelancer uma grande oportunidade de aprendizado, dando a você uma carga cultural que pode, inclusive, ser útil na hora de tentar um concurso ou um processo seletivo mais amplo.

Para os curiosos de plantão, aprender sobre novos temas também é uma atividade muito prazerosa, o que torna o trabalho universitário ainda menos maçante.

Grande demanda de trabalho

Atualmente, grande parte das empresas já reconhecem a importância de estar bem posicionada no mercado online, o que torna o investimento em marketing uma prioridade para os negócios.

Não importa o momento econômico: a Internet continua movimentando o mercado, e a demanda por freelancers na área de redação sempre existirá. O marketing digital tem crescido muito nos últimos anos, e suas estratégias têm se mostrado mais efetivas do que as estratégias utilizadas no marketing tradicional. Por isso, esse é um mercado com potencial para crescer ainda mais.

Pratique sua escrita

Outro grande benefício de ser um redator freelancer é praticar vários princípios para uma boa escrita. O primeiro ponto é que, em qualquer tipo de redação, sobre qualquer tema, você precisa ser um expert em ortografia! Saber bem a gramática é algo valorizado em muitos cursos universitários, principalmente nas áreas de ciências humanas ou pesquisas em geral.

Além da ortografia, sua capacidade de coerência e coesão aumentará com a prática. Isso será muito útil para você na hora de responder uma questão aberta na prova, de redigir o trabalho de conclusão de curso ou de elaborar um projeto de mestrado.

Conheça aplicativos para agilizar a rotina

Essa é uma vantagem bônus: se você não é um grande pesquisador de aplicativos e ferramentas que facilitam sua rotina, ser um freelancer não te dará escolha: você ficará por dentro de todas as melhores soluções para gerir seu tempo e organizar seus processos de trabalho.

Para aumentar a produtividade e a gestão do tempo, existem muitos aplicativos que abrangem desde uma simples organização de agenda até métodos científicos de concentração. Da mesma forma, também existem algumas ferramentas que auxiliam a produção de conteúdo. Pode parecer pouco, mas com o tempo você perceberá como isso agiliza o seu dia a dia, organizando sua rotina e suas finanças!

Ao se tornar um redator freelancer, você aprende a ser o seu próprio chefe e a despertar o espírito empreendedor que existe aí dentro! Já se convenceu de que seu trabalho universitário pode ser feito de casa, no horário que você quiser? Então baixe gratuitamente nosso e-book e aproveite para desvendar todos os segredos do trabalho de freelancer!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *