Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 19/03/2019. | Atualizado em 29/07/2019


Você já sonhou em trabalhar remoto e poder ganhar dinheiro de casa ou qualquer outra lugar? Confira os melhores sites e as principais dicas para começar agora!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Trabalho remoto é uma tendência no mundo todo. Afinal, quem nunca sonhou em ter controle sobre o próprio tempo, fazer aquilo que gosta e realizar atividades em múltiplas áreas, adquirindo conhecimento de maneira constante e podendo ganhar dinheiro de qualquer lugar do mundo?

É sempre possível criar o seu próprio negócio, mas conseguir estabilidade financeira como freelancer vai exigir que você tenha clientes fixos e um alto nível de demandas. Felizmente, há uma porção de plataformas freelancers por aí que oferecem exatamente isso. Elas conectam profissionais a empresas e pessoas físicas que precisam dos serviços que eles oferecem.

Neste artigo vamos lhe mostrar um monte de oportunidades que existem na internet para que você comece a sua carreira como freelancer e o que é necessário fazer para se dar bem como autônomo. Pronto? Então vamos lá!

8 sites para encontrar trabalho remoto

Encontrar os seus primeiros clientes pode ser bastante difícil. Por isso, plataformas de freelancer são uma ótima maneira de começar a sua carreira como autônomo. Elas colocam você em contato com milhares de oportunidades alinhadas com a sua formação e os talentos que tem.

A lista abaixo vai ajudá-lo a navegar pelos principais sites que oferecem trabalho para freelancers e a encontrar a opção perfeita para você.

1. Workana

O Workana é uma plataforma e tanto para profissionais de todas as áreas. Ele reúne jobs em programação, redação, publicidade, propaganda, marketing de conteúdo, design e outras tantas áreas do conhecimento. Até locutores podem encontrar clientes utilizando esse website.

Porque ele reúne tantas alternativas para que um freelancer consiga trabalho não poderíamos deixar de incluí-lo em nossa lista. Com um simples cadastro você se conecta a milhares de clientes em todo o Brasil e consegue fazer propostas com os valores que desejar.

O Workana é gratuito, mas tem um limite de quantos orçamentos o autônomo pode enviar por mês. Para não perder uma oportunidade, o site oferece um serviço de assinatura que o freela pode contratar para que consiga enviar mais propostas.

2. Fiverr

O Fiverr surgiu como uma ideia simples: divulgar trabalhos pouco complexos que poderiam ser realizados por qualquer pessoa. Entretanto, ele evoluiu e hoje não inclui apenas tarefas de cinco dólares (de onde vem o nome Fiverr). O site se transformou em uma oportunidade para que muitos profissionais de produção de conteúdo e design pudessem se conectar a clientes em todo o globo.

Criar uma conta é muito fácil e lá você pode encontrar mais de três milhões de serviços, por até quinhentos dólares. Ele é a oportunidade ideal para quem precisa construir um portfólio e tem uma comunidade engajada que compartilha conhecimento para que você melhore como freelancer.

3. UpWork

O UpWork é outro site gringo em que você pode encontrar vários jobs. Ele conta com ofertas para profissionais de todas as áreas, da produção de mapas à consultoria em serviços legais. Por isso, é excelente para quem quer trabalhar como autônomo, mas não é ligado às áreas da publicidade e do design.

Fique atento, porém! O UpWork tem um limite de propostas que podem ser enviadas todos os meses e suspende contas se elas não conseguem aprovar orçamentos o suficiente em um determinado período. Portanto, escolha bem os clientes para quem enviará propostas.

Os trabalhos no site podem ser precificados por hora ou por projeto.

4. GetNinjas

GetNinjas é outra plataforma com vagas muito diversas. De produtores de eventos a baristas, todos podem se cadastrar no site e enviar orçamentos para clientes em todo o Brasil. Os profissionais são avaliados de acordo com a performance e a plataforma sempre escolhe três orçamentos para enviar para os clientes.

É importante ficar atento aos seus pontos no site e prestar o melhor atendimento possível para os seus clientes. Construir uma reputação é fundamental para se dar bem no GetNinjas.

5. Home Agent

Profissionais de vendas e atendimento também têm a chance de trabalhar direto de casa. Com um headset e uma webcam eles podem criar uma conta no Home Agent e começar a atender clientes de todo o Brasil.

O agente contratado pela marca pode trabalhar em serviços de atendimento ao consumidor, monitoramento de qualidade, em chats ou em redes sociais.

6. uTest

Tem muitos eletrônicos em casa e disponibilidade para realizar testes de usabilidade e microtarefas rentáveis? O uTest é a plataforma ideal para começar a ganhar dinheiro sem sair da sua residência. Nele, você cadastra todos os equipamentos que possui e cria um perfil com os conhecimentos que detém.

O website se encarrega de ligá-lo a empresas que precisam fazer a avaliação desses dispositivos e o autônomo é pago a cada teste completado com sucesso. Os valores variam muito, mas é um trabalho bastante simples e que pode ser conciliado com outras atividades.

7. Freelancer.com

Freelancer.com foi um dos primeiros websites a oferecer oportunidades de trabalho remoto na internet. Ele apresenta uma porção de projetos em design e programação e os freelancers enviam orçamentos. O pagamento é garantido pela plataforma e há um chat ao vivo para conectá-lo aos seus clientes, um contador de tempo para que acompanhe as suas horas de trabalho e um aplicativo para que possa se manter conectado e fazer propostas de onde quer que esteja.

8. Plataforma Rock Content

A Plataforma Rock Content é a principal produtora de conteúdo da América Latina e conecta profissionais como planners, redatores, designers e revisores a clientes que precisam de conteúdo para os seus websites. Nela você pode se candidatar a múltiplas categorias e encontrar vagas em diversas áreas de conhecimento, como Design, Marketing, Direito e Tecnologia.

A Rock oferece treinamento para todos os seus freelancers e materiais ricos para que eles se tornem cada vez melhores na realização das suas tarefas. Ela faz a ponte entre os profissionais e diversas marcas e coloca à sua disposição tarefas nas áreas de conteúdo em que foi aprovado. Começar a produzir é fácil e os rendimentos variam conforme a sua disponibilidade para trabalhar.

Gostou da ideia de virar produtor de conteúdo? Faça parte do nosso Banco de Talentos!

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

10 dicas para ter sucesso no trabalho remoto

Quem nunca trabalhou como freelancer, ou realizava essa atividade paralelamente ao trabalho em um escritório, pode ter dificuldade para se acostumar à nova rotina. Com as dicas abaixo você terá um guia para se dar bem nessa carreira e ter os melhores resultados com trabalho remoto.

1. Estabeleça horários para lazer e trabalho

Para trabalhar por conta própria um profissional precisa de muito empenho. Ele deve aprender a regular seus horário e estabelecer uma diferenciação entre a vida profissional e pessoal. Determinar quanto tempo trabalhará por dia e um horário para se dedicar a elas é imprescindível.

Só assim você conseguirá manter rendimentos constantes e clientes fiéis. Aprender a conciliar pode ser o maior desafio da sua carreira, mas é um conhecimento que levará para qualquer profissão que desejar exercer no futuro.

Confira um compilado de dicas e leituras para melhorar a sua produtividade!
Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
Técnica Pomodoro: aumente a produtividade com o método do cronômetro
Trello vs. Asana: qual é o melhor aplicativo de organização?
Case de Sucesso: como se tornar mais produtivo em apenas 3 meses
Automação para freelancers: 5 dicas para trabalhar menos e lucrar mais
4 dicas para organizar o e-mail e ser mais produtivo
Conheça mais de 100 ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo

2. Organize-se

Como autônomo, você será gestor dos próprios projetos. Por isso, precisará organizar com muita clareza as demandas que pega todos os dias e o tempo que leva para concretizá-las.

Recursos como o Google Calendar, Trello e Asana serão seus grandes parceiros na organização das tarefas, cronogramas e documentos que precisará ter em mãos.

3. Crie um portfólio

Para se apresentar aos clientes você deverá contar com um portfólio. Não importa em que área preste serviços, há sempre o que mostrar para evidenciar a sua capacidade de concluir um projeto com sucesso.

Seja na produção de conteúdo, no design ou na tradução, uma demonstração das suas habilidades é a melhor maneira de convencer um parceiro de que ele deve lhe contratar.

Para ajudar em seu portfólio, confira outros conteúdos para aprender como produzir textos incríveis! ✍️
Como escrever bem: 39 dicas para começar agora
Como fazer uma introdução perfeita: o guia definitivo
Como fazer uma conclusão perfeita!
Storytelling: tudo sobre a arte de contar histórias inesquecíveis
Copywriting: entenda como dominar a escrita persuasiva
Textos Argumentativos: veja como trabalhar seus argumentos da melhor maneira
O que é resenha e qual é a diferença para o resumo?
Como fazer uma resenha: o passo a passo definitivo para uma resenha perfeita

4. Defina um local para fazer freelas

Quem trabalha remotamente precisa ter um cantinho isolado para realizar suas tarefas. Um ambiente com a iluminação certa, uma cadeira confortável, silêncio e boa ventilação lhe fará ser muito mais produtivo do que em um local barulhento e com intenso movimento.

Escolha uma parte da sua casa, que pode ser seu quarto ou até a varanda, mas que ofereça as melhores condições para que você faça um bom trabalho. Se preferir, opte por um coworking para interagir com outros profissionais e ampliar seu networking.

Confira um compilado de dicas e leituras para se desenvolver e ter melhores resultados como um freelancer! 🚀
Marketing Pessoal: o que é e como trabalhar sua imagem profissional
Como criar um blog grátis personalizado: veja as 9 melhores opções!
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Gig Economy: entenda o que é essa tendência e como fazer parte!
As 13 melhores opções de trabalho de fim de semana!
Nômade digital: o que é, como se tornar um e as principais vantagens

5. Regularize suas atividades como MEI

Quem opta por uma carreira como freelancer precisa pagar impostos e respeitar toda a legislação trabalhista. Felizmente, a opção de se registrar como Microempreendedor Individual (MEI) está disponível para os autônomos. Ela garante o recolhimento das taxas estaduais e federais mensalmente e simplifica bastante a sua vida na hora de fazer o Imposto de Renda.

Regulamentar a sua atuação vai deixá-lo mais tranquilo e assegurará uma porção de direitos, incluindo auxílio para situações em que não puder trabalhar.

Powered by Rock Convert

6. Guarde dinheiro para emergências

Quem trabalha por conta própria precisa ter uma reserva de dinheiro com que contar em época de vacas magras. Ter um planejamento financeiro que garanta provisões mensais para arcar com imprevistos precisa fazer parte dos seus planos.

Como o freela é responsável por todo o equipamento que utiliza para realizar seu trabalho, a locação de um espaço para morar ou instalar um escritório e a contratação de um plano de saúde, ele deve ter uma carteira em que pode recuperar dinheiro rapidamente e contornar os desafios da profissão.

Se um computador der defeito, a sua câmera não funcionar ou você tiver que ficar no hospital, as contas continuarão chegando. Prepare-se para essas situações.

Planilha de Controle de Gastos MensaisPowered by Rock Convert

7. Atualize seu currículo e conhecimentos de maneira constante

Quando trabalhamos para terceiros, consideramos muitas coisas como garantidas. A atualização do currículo costuma ser uma delas. Muitas organizações patrocinam cursos e workshops para que seus colaboradores mantenham-se atualizados no mercado em que atuam.

Como freelancer, cabe a você buscar essa atualização e a manutenção de um perfil no LinkedIn que esteja sempre pronto para lhe trazer novas oportunidades de trabalho. Há muitos cursos gratuitos que pode fazer em seu tempo livre, também sem sair de casa. A Rock University oferece diversas opções para quem quer se especializar em produção de conteúdo, por exemplo.

Powered by Rock Convert

8. Diversifique a sua atuação profissional

Um freela não precisa ficar limitado àquilo que aprendeu na faculdade. Ele tem controle o suficiente sobre a própria carreira para definir o que quer fazer com ela. Oferecer a seus clientes novos serviços é uma chance de ganhar mais dinheiro e fidelizar quem já conhece o seu trabalho.

Um produtor de conteúdo pode se especializar em tradução ou revisão. Um designer que faz peças impressas pode dedicar parte do tempo que tem para aprender web design e programação. Um ilustrador pode abrir uma loja de camisetas ou entrar em concursos para ver seus desenhos impressos por grandes marcas.

Ter um perfil dinâmico é essencial para sobreviver na Indústria 4.0 e você só tem a se beneficiar ao desenvolver novas habilidades.

biblioteca do redatorPowered by Rock Convert

9. Trace metas para si

Quem trabalha remotamente não pode esquecer da ambição. Pensar no que quer fazer no futuro, que objetivos deseja concluir, como vai conquistá-los e o que precisa melhorar para chegar lá é uma tarefa constante. Definir metas para si é uma maneira de comparar seus resultados periodicamente e é sempre bom fazer uma autoavaliação.

Tire um tempo na sua rotina para pensar na carreira e estabeleça desafios para se manter focado.

Use a metodologia OKR para alcançar suas metas!Powered by Rock Convert

10. Trabalhe com as ferramentas certas

O trabalho remoto parece tentador para você? É isso que a maioria das pessoas tem percebido e hoje é muito comum encontrar freelancers que escolheram essa carreira pelos benefícios que ela oferece.

Para ser mais produtivo trabalhando longe de um escritório, o profissional deve empregar tantos recursos quanto necessário para administrar com mais eficiência sua carreira. Softwares gratuitos estão à sua disposição para que consiga se organizar e estruturar seu trabalho melhor. Procure conhecê-los e os adicione à sua rotina.

Será necessário desenvolver muita disciplina e manter-se motivado para obter sucesso com a sua escolha, mas o que logo perceberá é que atuar como autônomo pode ser o que faltava para que consiga fazer aquelas viagens com que sempre sonhou ou ficar mais próximo da família.

Para ajudá-lo, selecionamos alguns softwares que vão melhorar a sua performance. Baixe nossa planilha com apps e outras soluções para otimizar o trabalho remoto e comece já a ganhar dinheiro por conta própria.

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdoPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto