Trabalho online

Trabalho online: como ganhar dinheiro sem sair de casa

Descubra o que a carreira autônoma e o trabalho online separam para profissionais que apostam nessas tendências!

Já imaginou visitar sua avó no meio da tarde de quarta-feira para fazer um lanche saudável ou tornar-se um nômade digital viajante pelo mundo afora? Se você possui um trabalho online, tem total autonomia para exercer sua atividade remunerada quando e onde bem quiser.

Ok, nem tudo dessa afirmação é verdadeiro. Lanches na casa da avó quase nunca são saudáveis, tem sempre uma calda de chocolate bem açucarada que amamos. Mas tirando isso, todo o restante é perfeitamente possível e não são poucas as oportunidades de trabalho desde que a internet se popularizou e virou um terreno fértil para o empreendedorismo. Tudo que você precisa fazer é encontrar a atividade ideal para seu perfil profissional.

Neste post vamos te contar os prós e os contras de trabalhar no esquema home office, dar algumas dicas de como ter bons ganhos com jobs online e também quais são as oportunidades mais estouradas do momento no World Wide Web. Bora encontrar a perfeita para você?

A parte boa do trabalho online

Se você ficou animado com a possibilidade de trabalhar de onde quiser, saiba que esse não é o único nem o mais forte ponto positivo em trabalhar online. Além disso, também podemos fazer um brinde a:

Redução de custos

Já parou para pensar em quanto custa sair de casa? Não falo só para o trabalho, mas para qualquer situação. Roupas adequadas para a ocasião, refeição para viagem, despesas com deslocamento, estacionamento, contratação de terceiros para limpeza da casa, e muito mais.

A lista de custos vai variar conforme o estilo de vida e as necessidades de cada um, mas se você passa a trabalhar em casa, uma boa parcela de gastos mensais são dispensáveis ou substituíveis por opções mais simples, desde o confortável pijama como uniforme de trabalho até a maravilha da garagem do prédio para guardar seu carro sem ter que pagar mais nada por isso.

Essa redução de custos pode se estender pela família afora, inclusive. Se você tem filhos, por exemplo, em vez de pagar transporte escolar, pode buscá-lo todo dia no final da aula. Além de econômico, são formas de viver momentos especiais.

Qualidade de vida

E nesse gatilho de proximidade com os filhos podemos reforçar o segundo ponto positivo de trabalhar online, o ganho em qualidade de vida.

Falando especificamente da saúde, é possível fazer alimentações mais saudáveis, fazer atividades físicas, evitar o estresse de engarrafamentos das cidades grandes, passar mais tempo e até integrar a família nas atividades profissionais, além, é claro, de fazer as pazes com seu ciclo circadiano.

É isso mesmo, se no mercado convencional você precisa trabalhar no horário comercial e bater ponto para não ter seu salário cortado, com os jobs online é possível atuar no período de maior produtividade e concentração, seja na madrugada, seja só no período da tarde.

Ou seja, você pode escolher começar seu trabalho a noite e ir deitar depois de ver um lindo nascer do sol. Se isso for mais agradável e produtivo para seu organismo, tudo bem. O mercado, ou o cliente que te contratou não quer saber em qual momento você executou a tarefa, apenas quer recebê-la com qualidade e dentro do prazo estipulado, não é mesmo?

Autonomia para escolher os projetos que se identifica mais

Claro que temos conta a pagar, que projetos difíceis podem ser desafios que nos ajudam a crescer e também fazer a tão necessária reserva financeira, mas algumas demandas simplesmente estão fora de sintonia até mesmo com nossos preceitos e moral.

Trabalhando online é possível escolher o tipo ou etapa de um projeto que quer se especializar, assim como o tipo de público que quer atingir, diferentemente de trabalhar em uma empresa que impõe todas as execuções que precisam ser entregues.

Eliminação dos estresses típicos do trabalho formal

O conflito ético é uma situação difícil de ser vivida, mas não é a única que gera estresse no ambiente de trabalho formal.

Ao escolher um trabalho online é possível dar adeus aos chefes chatos, colegas de trabalho tentando puxar seu tapete, assédios de todos os tipos e outras fontes de insatisfação profissionais que fazem parte do pacote quando você tem um vínculo empregatício formal.

Trabalho Freelancer

A parte desafiadora do trabalho online

Mas claro, também existe o lado desafiador. Ou você achou que seria só se jogar pelo mundo sem nenhum planejamento? Mas calma, nada que uma boa organização de ideias não possa resolver. Considere personalizar suas soluções para:

Dificuldade de separar o profissional do pessoal

Alguns trabalhos online exigem que você interaja com o cliente e uma cena doméstica como pano de fundo em uma audioconferência poderia comprometer a credibilidade do seu trabalho.

Além disso, não é incomum que alguns profissionais não saibam definir um horário exato para sua atuação profissional, e deixam de curtir e cuidar da família por prolongarem demais sua jornada de trabalho.

Solidão

Calor humano é bem-vindo, e não duvide, trabalhar online pode ser solitário. Você pode sentir falta desde a chuva de “bom-dias” pela manhã, como do colega no computador ao lado para comentar sobre como você solucionou um pepino com o chefe.

Férias

Sabe o meme do John Travolta confuso? Se aplicaria perfeitamente por aqui. Calma, a introdução desse post não foi uma propaganda enganosa, você ainda descobrirá como colocar o pé na estrada, mas a questão é que para tirar férias é preciso ter um bom planejamento, e nem sempre isso acontece.

Então, ao trabalhar online, é preciso encarar o fato de que férias precisam ser programadas de acordo com o que for impactar menos no negócio, que elas só serão remuneradas se uma poupança prévia for feita com esse objetivo e que interromper uma viagem, ainda que por algumas horas, não será uma situação totalmente atípica.

Mas se um bom planejamento e organização são feitos e passam a ditar suas ações como profissional liberal, as chances de sucesso são enormes.

Para conferir algumas dicas sobre como tirar férias sendo freelancer, produzimos um guia especial para que os freelas conseguiam viajar sem dor de cabeça!

3 hacks para turbinar sua performance no home office

Para melhorar ainda mais a performance do trabalho online, fizemos um top 3 das melhores atitudes para turbinar a carreira de autônomo.

1. Determine o local e o momento de trabalho

Será como brincar de escritório, e você pode inclusive abandonar o pijama se isso fizer com que entre no foco profissional. Um ambiente específico para suas atividades, os equipamentos certos e todas as distrações afastadas (#saidofacebook) podem ser fundamentais para você concentrar seu esforço.

Ah sim, isso inclui determinar qual será seu horário de trabalho, pois mesmo adotando o padrão nômade viajante, é preciso sentar em algum momento e produzir dinheiro para dar continuidade ao sonho, não é mesmo?

Determinar o horário de trabalho também ajuda no entendimento do valor da sua hora trabalhada, um importante dado para que seja possível remunerar devidamente seus projetos.

2. Trabalhe com o que ama

Sem essa história de “trabalhe com o que ama e nunca tenha que ir trabalhar”. É claro que vão haver dias em que você só quer se jogar no sofá, e eles se multiplicarão se a atividade escolhida não for interessante e engajadora.

Nada de escolher um trabalho online porque disseram que era fácil de ser feito ou porque rendia muitos lucros, esses elementos não são sustentáveis em um ambiente doméstico onde outras possibilidades são mais vantajosas, como o bolo de chocolate com cobertura da sua avó e as histórias que ela tem para contar.

3. Facilite a vida com as tecnologias e aplicativos certos

Se estamos falando de trabalhos online, é claro que haverão uma infinidade de ferramentas para otimizar e gerenciar seus processos.

Se você for atuar como um gestor de mídias sociais, por exemplo, pode escolher aplicativos que fazem pesquisas de hasthtags mais relevantes para o negócio, faça agendamento e publique postagens automaticamente.

4 trabalhos online que estão bombando

Então, quer saber onde encontrar todos esses desafios e possibilidades? Aqui vão 4 trabalhos no ambiente online que são incríveis.

1. Produtor de conteúdo para a web

Se você gosta de escrever e quer ficar atualizado sobre determinado mercado, nada melhor do que tornar-se um especialista em conteúdo sobre ele. É preciso conhecer algumas técnicas de otimização de texto para a internet, como as estratégias de SEO, mas a notícia boa é que a Universidade Rock Content oferece cursos gratuitos sobre elas.

Agora, se não curte captar clientes e fazer comercial, saiba que existem plataformas como a própria Rock que fazem o intermédio essa relação, deixando que o redator foque apenas na produção do conteúdo.

2. Coaching ou consultor

Se você possui o curso de coach e gostaria de atender online ou tem um conhecimento amplo sobre determinado setor que o habilite como consultor de determinada área, é possível investir na carreira pela internet fazendo conferências online, por exemplo.

3. Vendedor online

Tentou deixar o comercial, mas o comercial não quer deixar você? Tudo bem, basta você mergulhar nas vendas online. É possível criar lojas em sites especializados, fazer um brechô virtual, ter uma conta em grandes sites que intermediam vendas e até abrir uma loja virtual. Tudo isso, de casa.

4. Revisor, tradutor ou webdesigner

Revisão de textos, tradução e projetos de webdesigner podem ser conduzidos integralmente pelos ambientes virtuais.

É possível também criar cursos online, criar um blog ou Instagram e trabalhar de qualquer lugar com organização e planejamento. Dependendo do nicho escolhido, como o turismo, isso pode ser, inclusive, parte do conteúdo trabalhado.

Resumindo, se no mercado de trabalho as metas e uma agenda cheia de compromissos costumam ditar a ordem das suas atividades e o quanto você precisa produzir no dia, trabalhando em home office e por conta própria essa preocupação é exclusivamente sua.

A princípio pode parecer maravilhoso, mas qualquer descuido ou esticada além do possível nas suas séries favoritas do Netflix podem mandar seu faturamento lá para o chão. Quer ter um controle do seu trabalho online?

Para entender ainda mais sobre a carreira freelancer e como você pode começar, confira nosso material com os primeiros passos em busca de independência profissional, renda extra e flexibilidade!