Por Maurício Baltazar

Publicitário em formação, do time de Suporte ao Cliente da Rock Content.

Publicado em 17/07/2019. | Atualizado em 17/07/2019


Trabalhar nas férias? Essa opção pode garantir bons ganhos mesmo no período em que costumamos aumentar nossos gastos!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Nas férias, costumamos tirar alguns dias para descansar e renovar as energias para voltar à rotina, mas isso não significa somente gastos: dá para continuar ganhando dinheiro.

Existem diversas oportunidades de trabalho para complementar a renda e melhorar seu conforto nesse período, ou mesmo juntar para uma próxima viagem ou evento.

Inclusive, algumas tarefas podem ser feitas de casa ou enquanto você viaja pelo mundo. Já pensou em trabalhar dentro de um trem no meio de um mochilão? Sim, é possível!

Além disso, é uma ótima forma de enriquecer o currículo, principalmente no início da carreira, quando todo tipo de experiência conta.

E afinal de contas, uma graninha a mais nunca faz mal, não é mesmo? Por isso, listamos 9 oportunidades de trabalho para as suas férias. Vamos lá!

1. Escreva como redator freelancer

Gosta de escrever? Se a resposta foi positiva, essa é uma ótima opção para você! E não há somente uma modalidade, tem várias formas de trabalhar como um redator freelancer. Você pode:

  • Criar um blog e escrever para ele, e quem sabe não se tornar um digital influencer?
  • Colaborar com sites de notícias e ser um correspondente, uma oportunidade incrível para quem está fazendo um intercâmbio
  • Escrever para blogs de empresas
  • Ser um ghost writer
  • Publicar e-books de sua autoria.

O melhor de tudo é que você vai precisar somente de um computador e pode ainda estabelecer seus próprios prazos.

Você ainda pode se especializar e conquistar novas habilidades com certificações de marketing de conteúdo e produção de conteúdo para web, e conhecer mais sobre SEO, por exemplo.

2. Faça revisões em textos

Caso você goste bastante de ler e é capaz de ser um leitor crítico, talvez se tornar um revisor seja a escolha ideal!

Após um texto ser escrito, é essencial que ele seja revisado, e sua qualidade fica ainda melhor quando isso é feito por uma pessoa especializada. Você pode revisar livros, textos para a internet, trabalhos acadêmicos, publicações científicas, e mais.

E a revisão vai muito além da gramática. Assim como na redação, é possível entregar muito mais valor quando o trabalho vai de acordo com as técnicas de marketing digital, que envolvem palavras-chave, escaneabilidade, link building, entre outros.

3. Planeje conteúdos

Até agora, já falamos sobre a escrita dos textos e a revisão deles, mas existe um passo inicial importantíssimo: o planejamento da pauta, que será o guia do redator para a criação.

Trata-se de uma nova oferta de trabalho, mas em constante crescimento, tamanha sua relevância na otimização de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

planejador de conteúdo é responsável por definir o tema do texto, seu título, a palavra-chave, as referências que o redator deve utilizar na hora de escrever, e a descrição de como deve ser o conteúdo final.

Sendo assim, o profissional deve ser principalmente criativo e estrategista. Você é assim? Então, tente!

4. Seja um guia turístico

Outra ótima oportunidade para conseguir arrecadar uma quantia nas férias, é se tornar um guia turístico.

Caso onde você more atraia turistas, estude um pouco sobre o local e as atrações principais, e ofereça seus serviços como um guia. Ninguém melhor que um residente para apontar os melhores passeios, certo?

E se você fala algum outro idioma além do português, melhor ainda. De tal forma, você pode aumentar sua clientela com os estrangeiros que quiserem passear por aí.

5. Venda suas fotos

Essa dica vai especial para os fotógrafos, e ela é ainda melhor para quem já está viajando nas férias. Provavelmente, você já vai tirar fotos nos passeios. Que tal vendê-las também?

Bancos de imagens pagos, como o Deposit Photos, Shutterstock e iStock costumam comprar imagens e pagar comissões para os fotógrafos. Com algumas delas, você pode receber até mesmo 100 dólares!

Logo, dê uma estudada em fotografia, pegue algumas dicas, e saia por aí com a sua máquina. O seu hobby ainda pode te ajudar no fim do mês.

6. Alugue a sua casa

Com novas opções de acomodação, como o Airbnb e o HomeAway, você pode se tornar um host e hospedar pessoas na sua casa de forma fácil e segura.

Existem duas opções, alugar um cômodo ou alugar toda a sua casa. A segunda opção pode ser ainda mais interessante para quem vai passar uma temporada inteira fora durante as férias.

Essa atividade não costuma ser cansativa. É necessário apenas fornecer um lugar limpo e oferecer itens básicos, como lençóis e toalhas.

Ser um anfitrião é também uma ótima maneira de conhecer novas pessoas de origens diferentes e até mesmo fazer novas amizades.

7. Hospede animais de estimação

Além de hospedar pessoas, você também pode ser um anfitrião para um animal de estimação que precisa de um lugar para ficar e “salvá-lo do canil”.

Se você é apaixonado por pets, existem plataformas que estão fazendo muito sucesso, como a DogHero.

É possível definir quando e o porte de animais que deseja receber. Ao longo da estadia, você só precisa garantir ao dono que está tudo ok com o cãozinho dele. Imagina só tirar dog selfies todo dia?

8. Faça freelas de design

Já se você possui habilidades em design e domina as ferramentas da área, atuar como designer freelancer pode ser uma boa e é mais uma das oportunidades de trabalho.

As empresas estão sempre precisando de auxílio em sua comunicação visual. Pode ser para criar ou reformular novos logotipos, desenvolver peças gráficas, diagramar e-books ou infográficos, ou todas as inúmeras possibilidades que o design gráfico permite.

Para isso, é preciso criar um portfólio, investir na divulgação e, claro, pesquisar sempre mais para aprimorar suas técnicas.

9. Dê aulas particulares

O período de férias também pode ser ideal para compartilhar os seus talentos com outras pessoas. E você pode receber para fazer isso através de aulas particulares.

Não precisa pensar somente nos formatos tradicionais de aulas sobre matérias escolares, acadêmicas ou novos idiomas.

Você pode ensinar aquilo que você manda bem, como praticar um esporte, uma dança, ou mesmo cozinhar. Aqui, o importante é ter domínio do tópico, seja ele qual for, e divulgar bem.

Quer uma dica extra para a divulgação? Crie um blog e mostre exatamente que você sabe do que está falando!

Como podemos ver, você não precisa somente gastar nas férias e sair no vermelho quando elas acabarem. Existem diversas oportunidades de trabalho incríveis para juntar uma grana nas férias.

E o melhor de tudo, você pode conciliar todas essas opções com o tão merecido — e importante! — descanso.

Ficou interessado pela flexibilidade oferecida no trabalho como freelancer? Então confira agora 10 opções de plataformas para encontrar jobs!

Onde encontrar trabalhos nas férias?

1. Logovia

A primeira oportunidade que iremos indicar é o site Logovia. Ele é mais recomendável para designers que criam produtos gráficos como logotipos, cartões e folders.

Nessa plataforma, as empresas preenchem o brinde e o orçamento que elas têm disponível para determinado projeto. Após a publicação da demanda, os designer escolhem o projeto que desejam desenvolver.

No entanto, o site funciona como um sistema de concorrência criativa. Ou seja: outros freelancers podem escolher a mesma demanda que você.

Portanto, antes de começar a produzir o seu projeto, espere o cliente escolher com qual profissional pretende trabalhar.

Na Logovia, você mantém um contato próximo com o cliente, pois ele fornece feedbacks para que vocês possam desenvolver um belo trabalho.

Quando for escolhido por um cliente, se esforce para apresentar o melhor material. Escute os seus conselhos e tenha atenção com o prazo. Esses pequenos detalhes podem melhorar a sua reputação no site.

2. Freelancer.com

Outro site onde é possível encontrar trabalhos é o Freelancer.com. Ele é considerado uma das melhores plataformas do mundo. Com milhões de usuários cadastrados no site,  oferece oportunidades para as seguintes áreas:

  • Desenvolvimento de software;
  • Mobile;
  • Redação;
  • Tradução;
  • Design;
  • Engenharia;
  • Processo de dados
  • Vendas;
  • Marketing.

3. Workana

Assim como o site Freelancer.com, o Workana oferece oportunidades de trabalho para diversas áreas. Uma curiosidade interessante que esse site possui é seu aplicativo, denominado de “Workana Time Report”.

Esse aplicativo gratuito é como se fosse uma agenda eletrônica para o profissional, pois permite registrar todas as produções que foram realizadas ao longo do tempo.

O cliente também sai ganhando com a tecnologia, pois acompanha como o freelancer está se dedicando ao projeto.

4. 99 Freelas

Você gosta de tirar belas fotos? Prefere trabalhar com produção de vídeo? Não importa! Na 99 freelas, você pode desenvolver essas e outras habilidades.

Para isso, basta criar o seu perfil e se candidatar aos trabalhos que possui na plataforma. Quanto mais especialidades você tiver, maior será a chance de encontrar mais demandas!

5. Rock Content

Este é um dos melhores sites para encontrar trabalho nas férias. Para se ter uma ideia, diariamente, são divulgadas centenas de tarefas na comunidade da Rock Content.

Há oportunidades tanto para redatores quanto para revisores e planejadores de conteúdo! Confira abaixo mais curiosidades acerca dessas oportunidades:

  • Redator: é o profissional responsável por redigir textos para blogs dos clientes de acordo com o estilo da WEB. Na Rock Content, você pode escrever sobre diversos temas: marketing, esportes, design, entretenimento, contabilidade, entre mais de 50 temas diferentes.
  • Revisor: é responsável por revisar os textos dos redatores da Rock Content. Eles não tem como função analisar somente a ortografia e a gramática do artigo, mas também verificar se a estrutura e linguagem estão otimizadas para mecanismos de busca e para os padrões de leitura na web.
  • Planejador de conteúdo: essa é uma categoria recente na Rock Content. Aqui, o profissional é responsável por produzir as pautas que serão publicadas no blog dos milhares de projetos e clientes presentes na plataforma. É uma área divertida e bastante desafiadora. Entenda como funciona aqui!

6. Vagas3d

Não há dúvidas que há internet é o melhor local para encontrar trabalhos como freelancer. Para se ter uma ideia, é possível descobrir demandas até para a área de computação gráfica!

No site Vagas3D, o profissional pode encontrar oportunidades para desenvolver seu trabalho em parceria com grandes estúdios nacionais.

7. Odesk

Antes de finalizar uma negociação de trabalho como freelancer, é necessário conversar com o empregador para que a proposta seja positiva para ambos.

Não tome a decisão por impulso, caso contrário, a sua produção pode ser afetada futuramente. E para evitar que isso ocorra, você precisa negociar com o seu cliente.

Por isso, o site Odesk é uma ótima oportunidade para que você encontre a melhor solução para o seu trabalho. Neste sistema, é possível conversar com o cliente desde o primeiro contato.

Aproveite o momento não só para definir orçamentos, mas também para alinhar as estratégias e descobrir se você está apto a desenvolver o projeto que ele tem em mente.

8. Welancer

Você esperou o ano todo para poder relaxar durante as férias e ainda tem que trabalhar e encontrar clientes para completar o orçamento do mês? Calma! Mude a realidade com a plataforma Welancer.

Neste site, a relação entre clientes e freelancers é bastante diferente dos exemplos que já mencionamos acima. Aqui, você desenvolve a sua arte. Depois, publica na internet e, em seguida, espera um cliente entrar em contato com você para saber mais detalhes da sua obra.

Dessa forma, você poderá desenvolver materiais com mais calma e poder negociar com o cliente com mais tranquilidade.

9. Virtual Vocations

De todos os sites que listamos aqui, acreditamos que essa é uma das opções que oferecer mais oportunidades de trabalho para diversos setores. A lista é completa e super variada, confira abaixo:

  • Desenvolvimento de software;
  • Enfermagem;
  • Educação;
  • Contabilidade;
  • Marketing;
  • Advocacia.

Antes de publicar a vaga, o Virtual Vocations também verifica a veracidade da informação.

10. 99Jobs

O lema do site 99Jobs é ajudá-lo a encontrar o emprego do seu sonho ou, quem sabe, aquele que, pelo menos, esteja de acordo com o seu perfil.

Ele é simples de acessar e não tem burocracia, uma vez que o questionário solicita poucas informações como perguntas pessoais, formação acadêmica e a área em que você deseja atuar.

A plataforma utiliza o Facebook para encontrar a melhor vaga para você. Essa triagem é realizada por meio dos grupos que você participa e pelas páginas que você curte.

Ninguém está querendo invadir a sua privacidade, apenas utiliza as informações que você publica na rede para encontrar o melhor o resultado.

Quais são os cuidados que devo ter antes de candidatar a uma vaga?

Neste artigo, apresentamos vários sites em que você pode encontrar oportunidades como freelancer nas férias. Todavia, antes de se candidatar a uma vaga, fique atento às quatro dicas que separamos para você:

  1. Verifique com os seus amigos se eles conhecem alguém que já utilizou determinada plataforma e não teve problemas durante o processo;
  2. Analise se o site possui um bom suporte para atender às suas necessidades enquanto você estiver produzindo os freelas;
  3. Verifique a forma de pagamento pelos serviços prestados e procure saber como ele será efetuado;
  4. Faça cursos online para aprofundar seu conhecimento e impressionar cada vez mais seus clientes.

Após descobrir os melhores sites para trabalhar nas férias, que tal aprimorar seus conhecimentos com os cursos da Rock University?

São 6 cursos gratuitos para começar a se especializar em Marketing Digital e Produção de Conteúdo para Web. Confira agora mesmo!

Cursos da Rock UniversityPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto