Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 04/08/2017. | Atualizado em 27/06/2019


Para um bom trabalho home office, é preciso:
1. Ter um ambiente de trabalho específico e organizado
2. Usar a tecnologia a seu favor
3. Ser disciplinado com o horário de trabalho
4. Aproveitar o seu tempo livre

Esse post foi escrito por Pedro Renan, ex-gerente de marketing B2B da Viva Decora PRO e atual CEO da Esportelândia.

Se alimentar a hora que quiser, assistir um filme no meio do horário de trabalho, andar de pijamas pela casa e tirar aquela soneca depois do almoço… Infelizmente, essa é a visão que muitas pessoas tem a respeito do trabalho home office, mas quem está nessa rotina, sabe que a realidade é bem diferente.

Você até pode ter tudo isso (e certamente terá algumas vantagens de horário, de local de trabalho etc), mas no fundo é preciso muita disciplina e dedicação para não cair na armadilha acima e se tornar improdutivo e infeliz no seu trabalho.

Afinal, trabalhar home office também significa que você ficará longe dos eventos da empresa, longe do convívio social, longe dos almoços em equipe etc. E isso, para muitas pessoas, pode ser algo prejudicial.

Para te ajudar a saber o que priorizar ao começar um trabalho home office que escrevemos esse texto com 4 coisas essenciais que você deve levar em consideração ao começar esse novo estilo de vida.

Veja o que vem por aí:

Bacana, não? Então não deixe de ler tudo até o fim!

1- Tenha um ambiente de trabalho específico e organizado

Se você quer ser produtivo no seu trabalho home office, nada de ficar trabalhando na cama, no sofá ou na rede. Tenha uma estação de trabalho que te permita ficar confortável, em um ambiente isolado, que você se sinta bem e que possa se concentrar.

É ideal que você tenha uma mesa, uma boa cadeira, fones de ouvido e que seja um ambiente onde você possa fechar as portas e ficar em silêncio caso precise fazer alguma reunião ou trabalhar de maneira concentrada.

Ter um ambiente de trabalho na sua casa também ajuda o seu psicológico, pois condiciona sua mente a pensar que você está em um ambiente de trabalho.

Caso você precise ver outros locais antes de criar o seu, o site da Viva Decora possui milhares de fotos de home office para que você se inspire e monte seu teu sonhado espaço.

2- Use a tecnologia a seu favor

Agora que você já tem o seu espaço e vai começar o trabalho home office, chegou a hora de usar os aplicativos a seu favor.

Uma vez que você está “isolado”, é necessário que você se comunique de alguma forma com seus parceiros e clientes.Também é fundamental que tenha você tenha acesso a todos os documentos e arquivos que necessita.

6 ferramentas essenciais para o trabalho home office

Trello

É sem dúvida a ferramenta mais simples, prática e usual de gerenciamento de projetos. Você pode usar o Trello para milhares de funcionalidades que vão desde planejar sua viagem, sua produção textual, calendário editorial, cronograma de entrega de demandas etc.

É totalmente gratuito e permite a integração com todas as ferramentas abaixo (exceção do skype). Ou seja, você pode manter tudo organizado em um só local e ainda ter uma comunicação constante e fácil com quem você precisar.

Slack

De uma forma bem simplista, seria “apenas” um aplicativo de chat. Apesar de ter outras dezenas de funcionalidades, a importância principal aqui é realmente você ter um canal aberto para conversar com qualquer pessoa que você precise.

No Slack você pode adicionar vários times caso seja um freelancer ou criar vários grupos dentro de um time caso você trabalhe em uma empresa e deseje segmentar por tipo de atividade cada grupo.

Skype

Muita gente pode falar que o Skype não funciona, que é melhor usar o Hangouts ou outras milhares de ferramentas de chamadas. Entretanto, o Skype ainda é um dos programas mais usados tanto para chat online quando para chamadas por voz e/ou vídeo.

Dropbox

Atualmente ter seus arquivos na nuvem deixou de ser um luxo e passou a ser uma obrigação. Com o dropbox você tem acesso de forma online e offline aos seus arquivos e ainda pode compartilhar tudo que desejar com outras pessoas.

Google Drive

Alguns acreditam que o Drive pode ser excludente ao Dropbox, mas acredito ser complementar e atualmente uso os dois. O Dropbox é útil para guardar todos os meus arquivos pessoais e pastas empresariais com freelancers que contratamos. Já o Drive, eu uso para criar arquivos compatíveis com Word, Excel, PowerPoint e para compartilhar os arquivos dentro da empresa.

Evernote

Pode servir tanto para uso pessoal caso você deseje ter um local onde você deixa anotado tudo de mais importante e que você possa precisar acessar algum dia mesmo estando sem internet.

Muita gente usa o Evernote para guardar senhas ou para definir fluxos de trabalho e compartilhar notas com as demais pessoas.

3- Tenha um horário de trabalho e use técnicas de produtividade

Como assim? Porque ter um horário fixo se a grande vantagem do trabalho home office é justamente não ter horário? Entendo que você possa estar pensando isso.

No entanto, ter um horário de trabalho não significa que você não tenha liberdade. Dependendo de como você trabalha, algumas regras precisam ser seguidas.

Se você:

  • precisa se relacionar com pessoas em diferentes fuso horários;
  • tem reuniões diárias de time;
  • tem que estar online para atender clientes.

Todos são pontos a se levar em consideração no trabalho home office!

Você pode, por exemplo, definir que vai trabalhar 6 horas por dia dividindo da maneira que achar melhor. No entanto, isso precisa ser feito levando em consideração as nuances da sua empresa ou para quem você presta serviços.

Assim, essas 6 horas podem ocorrer em qualquer momento do dia ou até mesmo de “quebradas” ao longo da sua jornada de trabalho.

Entretanto, quando você sentar para iniciar uma carga horário de trabalho, seja disciplinado, use técnicas de produtividade e jamais procrastine.

2 técnicas de produtividade que vão te ajudar a se concentrar

Técnica Pomodoro

Algo extremamente simples, porém com efeito gigante. A técnica pomodoro consiste em:

  • Escolha uma tarefa e trabalhe por 25 minutos ininterruptos.
  • Descanse 5 minutos depois de terminado o primeiro pomodoro.
  • Ao término do descanso faça outro ciclo pomodoro de 25 minutos.
  • Repita 4 vezes esse processo.
  • Depois de 4 pomodoros descanse por 20 ou 30 minutos.
  • Comece tudo novamente.

Isso te ajuda a focar, evitar distrações, relaxar sua mente e entregar mais em menos tempo.

Regra de Pareto

Com certeza você já ouviu falar do famoso 80/20. É algo universal e usado nos mais diferentes campos e certamente você pode usar a mesma regra para ser mais produtivo.

Isso significa que você vai focar 80% do seu tempo nas tarefas que trazem mais retorno para você, sua empresa, sua meta ou o que seja seu objetivo.

Os outros 20% do seu tempo deverá ser usado para as tarefas de menor importância, mas que também trarão um resultado concreto.

4- Use o seu tempo livre para relaxar e se profissionalizar

Uma vez que você não terá deslocamentos para o trabalho e não terá um horário de almoço tão extenso, você irá economizar algumas horas do seu dia.

Então, use essas horas com sabedoria e você poderá transformar esse trabalho home office em uma máquina de crescimento pessoal e profissional.

Nessas horas vagas você pode:

  • Meditar.
  • Fazer esportes (academia, correr, nadar, pedalar etc).
  • Yoga.
  • Pilates.
  • Fazer cursos.
  • Ler Livros.
  • Ver Filmes ou Séries.
  • Ver amigos.
  • Fazer novas amizades.

Entre dezenas de outras coisas! Tudo isso vai te fazer uma pessoa melhor e, consequentemente, um profissional cada vez mais capacitado.

Se você tiver outras dicas de trabalho home office ou quiser compartilhar como é sua rotina atual, nós iremos adorar ler isso nos comentários abaixo.

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *