stoodi

Como o trabalho freelancer pode deixar sua vida mais equilibrada

O trabalho de freelancer pode ajudar a deixar a sua vida mais equilibrada, já que oferece mais liberdade de escolha e autonomia sobre como administrar seu tempo. Saiba mais! ;)
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Um dos grandes desafios da vida moderna é ter uma vida equilibrada, com tempo dedicado para a família, os amigos, o trabalho, o descanso e o que mais você julgar necessário. Isso se torna ainda mais desafiador em cidades grandes, que tornam o tempo de deslocamento de um lugar ao outro mais demorado.

O trabalho de freelancer pode ajudar a deixar a sua vida mais equilibrada, já que oferece mais liberdade de escolha e autonomia sobre como administrar seu tempo. Mas eu estudei, usei o Fies ou até mesmo o Prouni para concluir a minha graduação e vou trabalhar como freelancer?

Essa é uma alternativa cada vez mais usada por muitos trabalhadores que estão em busca de uma melhor distribuição do seu tempo ao longo do dia. E engana-se quem acha que não é possível ser bem remunerado por isso. Claro, tudo isso depende da área de atuação e do quanto você se dispõe a correr atrás de novos clientes.

Neste post, queremos mostrar como é possível ter uma vida mais equilibrada e como a rotina de freelancer pode ajudar. Vamos lá?

A rotina de freelancer

O freelancer é conhecido por não ter uma rotina definida e mais flexível do que alguém que trabalha de maneira fixa em um escritório, de segunda a sexta, em horário comercial. Isso é possível porque é uma atividade que, muitas vezes, acontece por demanda.

Sendo assim, há um projeto a ser desenvolvido e uma data de entrega definida. Cabe a esse profissional definir como, quando e onde ele irá desenvolver as atividades necessárias para respeitar o prazo de entrega.

Seja do próprio quarto, de um escritório criado no apartamento, de um café ou até mesmo da praia, o freelancer tem essa liberdade para definir como irá realizar seu trabalho. Se for balanceado da forma correta, pode criar uma rotina equilibrada.

Um dos grandes desafios desse modo de trabalho é conseguir estabelecer uma agenda de trabalho que seja respeitada, para que todas as atividades que precisam ser feitas ao longo do dia sejam cumpridas. É preciso ter em mente que, mesmo que seja um formato mais livre, é preciso cumprir as responsabilidades normalmente.

Vantagens do trabalho remoto

Esse tipo de rotina oferece algumas vantagens ao trabalhador e podem aproximá-lo de um estilo de vida mais equilibrado, tanto em horas dedicadas ao trabalho como em horas dedicadas a todas as outras áreas que também são importantes na vida.

Principais vantagens:

  • Liberdade para definir o horário de trabalho;
  • Autonomia para escolher onde trabalhar;
  • Possibilidade de realizar diferentes tipos de atividade profissionais;
  • Flexibilidade para fazer outras coisas ao longo do dia;
  • Potencializar os ganhos com mais clientes.

Desvantagens do trabalho remoto

Assim como inúmeros lados bons, o trabalho remoto também pode apresentar alguns aspectos negativos para alguns perfis de trabalhadores que não sejam adeptos dessa forma de realizar suas atividades.

Principais desvantagens:

  • Falta de uma rotina definida;
  • Responsabilidade por buscar novos clientes;
  • Incerteza sobre os ganhos do mês;
  • Menos contato social.

Diferentes perfis profissionais

É importante entender que cada profissional tem um perfil de comportamento e também sua personalidade única, o que torna a decisão de priorizar um trabalho remoto ou presencial completamente individual.

Muitos trabalhadores podem preferir a rotina de escritório, gostar do deslocamento diário para encontrar colegas de trabalho e viver essa interação social e não gostar de realizar as atividades diárias sozinho em casa ou em algum outro lugar.

Assim como é possível encontrar profissionais que gostem mais da liberdade de escolher onde trabalhar, qual horário fazer e criar uma rotina mais flexível. Pessoas que não acham necessário estar em contato com colegas de trabalho diariamente para exercer suas funções.

O essencial é identificar que tipo de profissional você é e se o formato de trabalho freelancer vai deixar você feliz. Afinal de contas, no final do dia, todas essas adaptações são feitas buscando a melhor qualidade de vida e a também a melhor distribuição do seu tempo para ter uma rotina equilibrada.

roda da vida