Por Renato Ribeiro

Nômade digital e produtor de conteúdo online.

Publicado em 23/06/2018. | Atualizado em 06/02/2020


Confira o que nomes como Tim Ferris, Marc Andressen e Cristopher Sommer podem te ensinar sobre produtividade em casa!

O trabalho em casa é cada vez mais presente na vida das pessoas. Essa prática oferece oportunidades de crescimento pessoal e profissional únicas e memoráveis.

De um lado, há inúmeros benefícios, como a flexibilidade dos horários e não ter que lidar com os engarrafamentos nos horários de pico.

Por outro, os desafios são inevitáveis. Afinal, temos inúmeras distrações: a televisão, a geladeira, a cama e, caso você more com mais gente, as pessoas te incomodando o tempo inteiro. Então, como alcançar os objetivos sem perder o foco durante o dia a dia do trabalho?

Na Rock, vez ou outra, abordamos esse assunto. Em “Como ser mais produtivo: tudo o que você pode aprender vendo Ted Talks”, destacamos dicas poderosas sobre organização e produtividade. Já em “Trabalho em casa: 8 dicas para ser mais produtivo”, é possível ter acesso a ideias que realmente podem mudar sua vida.

Dicas poderosas e inéditas

Para não sermos repetitivos, tomamos o cuidado de falar do tema de forma inédita. Entendemos que não adianta ter muito tempo se você não tem energia, nem entusiasmo. Para chegar lá e performar em alto nível, é preciso controlar as rédeas da própria vida e, ao mesmo tempo, buscar inspiração nos locais certos.

Vamos começar com uma provocação: sempre que você lê um texto como este, está, de certa forma, tendo contato com uma pessoa, suas experiências e percepções, que são totalmente únicas e diferentes das suas.

Bom, e o que você pode aprender com ela?

A ideia é que você direcione seu foco para o novo e adote agora mesmo um mindset voltado para o crescimento exponencial. Se já faz isso, ótimo. Se não, a hora de mudar é agora. Sabemos que você não quer ser medíocre, ou seja, estar na média.

Se você se contentasse em ser uma pessoa de nota 7, nem teria começado uma leitura com este título. Por isso, convidamos você a embarcar com a gente na viagem para ser um profissional mais produtivo.

Trabalhar em casa pode doer mais do que na empresa, mas sempre vale a pena quando é em prol de uma causa maior. Escrevemos este texto de forma despretensiosa, mas buscamos ser consistentes e profundos. Nos inspiramos em algumas das mentes mais brilhantes do mundo no universo dos negócios.

Quem sabe não conseguimos te ajudar a se transformar no ser humano que você nasceu para ser? Vamos lá?

Como chegar ao próximo nível

Pense em um maluco, tipo super herói de filme: campeão de kickboxing, campeão mundial de giros por minutos no Guinness Book, finalista de campeonato de tango em Buenos Aires, ator de seriado na China, que mergulha em banheiras com quilos de gelo, que pratica arco e flecha andando a cavalo e muito mais.

Estamos falando de Tim Ferriss, empreendedor, investidor, escritor e palestrante. Aqui, na Rock, nós já escrevemos um texto sobre ele.

Em “Trabalhe 4 horas por semana”, Tim inspirou milhares de pessoas a trabalharem remotamente de forma mais produtiva. Aqui, no entanto, vamos falar do seu livro mais recente, “Ferramentas dos Titãs”.

O livro é um compilado de 200 entrevistas que o autor fez em seu famoso podcast, The Tim Ferris Show.

Tim estudou e aplicou diversas estratégias, hábitos e rotinas de bilionários, celebridades e atletas de elite. Aqui, fizemos uma curadoria de ideias que podem te ajudar a ser muito mais produtivo em casa.

Para você ser mais produtivo, fique atento às curiosidades:

  • mais de 80% dos entrevistados de Tim pratica algum tipo de meditação. Assim, eles conseguem ter atenção plena em suas atividades;
  • a maioria tem a crença de que o fracasso não é duradouro;
  • quase todos transformaram uma fraqueza em vantagens competitivas.

A seguir, selecionamos alguns entrevistados e suas ideias:

Pratique atenção plena

Chade-Meng Tan: um pioneiro do Google

Funcionário 107 do Google, esse engenheiro e escritor best-seller fundou um programa de meditação na gigante de buscas que tinha uma lista de espera de até seis meses.

Para praticar atenção plena, por exemplo, é preciso praticar com prazer. Se se tornar um fardo, não se sustenta. Ou seja, opte sempre por atividades que trazem satisfação. À medida do possível escolha trabalhos que realmente estão alinhados com a sua essência e seus valores.

Tenha objetivo

Cristopher Sommer: treinador

Conhecido por transformar seus atletas em alguns dos homens mais fortes do mundo, Cristopher Sommer é ex-treinador da equipe americana de ginástica. Para ele, é preciso tomar cuidado com as pequenas decisões, que podem dispersar.

Por isso, apesar de ser inevitável ter diversas obrigações, é muito interessante ter um grande único objetivo: claro, simples e direto. Para Sommer, a decisão única é uma ferramenta muito poderosa em seu processo de crescimento profissional.

Acredite e parta para a ação

Marc Andressen: empreendedor

Figura lendária do Vale do Silício, Marc Andressen é um dos fundadores do Netscape e é considerado um dos pais da internet moderna. Ele tem duas regras para viver:

  • ser tão bom, de forma que não consigam ignorar você;
  • pessoas inteligentes devem fazer coisas.

Segundo Andressen, acreditar em coisas que ninguém acredita e partir para a ação, apesar de medos e dúvidas, mudam qualquer jogo.

Tenha disciplina

Jocko Willink: operações especiais

Nas palavras de Tim Ferris, Jocko é um dos seres humanos mais assustadores que se pode imaginar. É faixa preta de jiu-jistu e derrotava vinte Seals (soldados da tropa de elite da Marinha) por treinamento. É uma lenda no universo das operações especiais. Seus insights:

  • Disciplina é igual a liberdade. Para ele, atitudes simples, como agendar exercícios, servem como uma estrutura segundo a qual podemos planejar e executar nossos dias de forma muito mais eficiente.

Para Jocko, “se você quiser liberdade na vida liberdade financeira, mais tempo livre ou mesmo se livrar de doenças e saúde ruim , só poderá alcançar essas coisas por meio da disciplina”.

Cultive hábitos de foco e calma

Tim Ferris: autor e empreendedor maluco em série

Aqui, separamos alguns hábitos do próprio Tim para você se inspirar:

  • acordar ao menos uma hora antes de ficar na frente do computador. Para ele, os e-mails logo cedo bagunçam nossas mentes;
  • fazer uma xícara de chá e escrever sobre desconfortos, confortos e coisas para pôr em prática;
  • separar duas ou três horas para focar em uma única coisa. Você deve considerar um único bloco de tempo, ou seja, remendar 10 minutos aqui ou ali para chegar a 120 minutos não vai funcionar. Não é permitido entrar em redes sociais, nem fazer ligações;
  • mas, se você falhar ou começar a procrastinar, não deve se desesperar. De forma suave, deve voltar para a única coisa que se propôs a fazer.

Bônus

Nesse tópico, falamos sobre livros, mas na verdade discorremos apenas sobre um. Em “Ferramentas dos Titãs”, você encontra centenas de indicações de outros livros. Aqui, deixamos algumas das obras mais citadas entre os entrevistados:

Seja você mesmo

Após as dicas com teor “faca na caveira”, entendemos que é interessante finalizar o texto com uma vibe mais zen. Afinal, trabalhar em casa de forma produtiva requer autoconhecimento, paz interior, paciência e disciplina.

Por isso, trouxemos algumas verdades simples e diretas. Afinal, o nosso desafio é expor ideias para você encontrar a sua fórmula do sucesso.

Talvez a melhor dica de produtividade de trabalho em casa é, simplesmente, ser você mesmo. O que serve para o Tim Ferriss, por exemplo, pode ser um verdadeiro um martírio em seu dia a dia. Na mesma linha, provavelmente, seremos um desastre se tentarmos ser um Jocko Willink da vida.

No entanto, quando você reconhece seus valores e deixa os julgamentos para trás, abre espaço para viver de forma livre, plena e autêntica, conseguirá imprimir um ritmo de alta performance. Você passa a ser quem é de fato e realiza as coisas sem medo de errar.

Nesse sentido, o cenário ideal é tomar decisões conscientes, para que você se torne o protagonista da sua vida e da sua história. Mas se acalme. Sabemos que escrever isso aqui é muito fácil e que a realidade está longe de ser um mar de rosas.

Por entendermos essa questão, produzimos materiais ricos continuamente para te ajudar. Se o seu trabalho em casa envolve atividades freelas, por exemplo, o e-book em que desvendamos todos os segredos do freelancer foi feito para você. Baixe-o gratuitamente e aproveite!

Trabalho Freelancer

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *