trabalhar de madrugada

3 motivos por que trabalhar de madrugada pode ser mais produtivo

Entenda por que trabalhar de madrugada pode combinar com o seu perfil e ser a sua chance de produzir mais!
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Em 2015, quando decidi largar de vez meu emprego formal, havia algo me incomodando. Talvez fossem os momentos ociosos de tédio no trabalho. Talvez fossem as horas extras em dias ingratos. Talvez fosse o despertar da minha natureza millennial revolucionária.

A única certeza que tinha era que eu não queria mais me adequar às regras dos outros. Rodei a baiana e, aos poucos, descobri que me encaixava muito melhor na rotina freelancer. Você pode saber mais sobre essa história neste texto.

Mas isso não quer dizer que o início foi fácil. Acredite, além da pressão dos familiares, falta de organização e eventuais inconvenientes, há muitos outros fatores que atrapalham a rotina de um freela.

As coisas só melhoraram quando descobri os prazeres da madrugada. E isso não é nenhuma referência ao poema de Olavo Bilac. Portanto, nada de menções ao orvalho ou às estrelas.

O que você verá a seguir são conselhos práticos. Palavras de um admirador do alvorecer. Neste artigo, pretendo convencê-lo de que é uma ótima ideia trabalhar de madrugada. Apague as luzes e continue a leitura.

1. Ajustar os ponteiros do próprio relógio

Trrrrrrim… Bom, essa é uma tentativa (provavelmente frustrada) de imitar o barulho do seu despertador às 7 da manhã, lembrando que você precisa levantar imediatamente para ir ao trabalho.

Você provavelmente já sabe que ser freelancer traz vários benefícios, incluindo trabalhar nos seus próprios horários. Mas devido à obediência intrínseca à qual grande parte de nós é submetida, é quase inevitável respeitar a rotina social.

Graças a isso, no início eu tentei estabelecer uma rotina exatamente igual à que tinha em meu trabalho com carteira assinada. Essa é a hora que você deve estar me comparando ao melhor amigo do Shrek, mas a verdade é que é difícil se desvincular de certos costumes.

Eu sei, o cotidiano de casa segue uma disciplina quase militar. Seus pais lhe ensinaram que há um horário correto para almoçar, dormir e acordar. Mais tarde, a escola, a faculdade e o trabalho reafirmaram.

Porém, se você leu o livro 1984, de George Orwell, sabe que o sistema nem sempre está correto. Eu descobri a duras penas e à base de marmitas que posso estabelecer minha própria agenda. E ela não precisa ser comum ou estática. Afinal, esse é um dos principais benefícios da escolha pela profissão autônoma. Puxe as rédeas da carroça. Você está no controle.

2. Despertar o Batman que existe em você

Mesmo quem não é fã de quadrinhos e filmes sabe que o justiceiro mascarado prefere trabalhar em horários pouco convencionais. Exceto, talvez, para criminosos, líderes de gangues e palhaços assassinos.

OK, você não precisará colocar uma capa (embora cobertas sejam muito bem-vindas) e combater o crime. Mas, aos poucos, é fácil perceber todos os benefícios que a madrugada oferece.

Durante a escuridão, o silêncio permite que você tenha foco total nas suas tarefas. Redigir um texto, revisar um artigo, criar uma arte ou diagramar um ebook se tornará sua única missão. Isso mesmo, nada de ligações, mensagens no WhatsApp, ruídos de televisão ou carros da pamonha. No máximo um uivo canino, que geralmente cessa em instantes.

Além disso, você evitará uma série de inconvenientes. Eu sei como é. Você está a todo vapor em uma atividade e, de repente, sua avó liga e pede para uma carona até o supermercado. Afinal, você não está “ocupado”, né?

Bom, talvez esse não seja o seu caso. Mas por trabalhar em casa, sempre surge uma visita repentina, tarefa domiciliar ou evento inoportuno. Na madrugada, isso dificilmente acontece. Será um date exclusivo entre você e o seu computador. Talvez o seu cônjuge sinta até uma pitada de inveja.

Mas por detrás da desconfiança, você está se tornando o melhor profissional que o mercado pode sonhar. Um verdadeiro super-herói dos jobs.

3. Tornar-se uma máquina de produtividade

Hasta la vista, baby! Sempre quis utilizar uma citação do filme O Exterminador do Futuro em um texto. Eis aqui a oportunidade.

Se você ainda não está convencido de que trabalhar de madrugada pode ser o que você precisa para ativar o seu modo cibernético-mega-produtivo, agora não restarão dúvidas. Isso porque, a partir de então, serão citadas pesquisas realizadas por instituições confiáveis.

O primeiro estudo citado vem da Universidade de Liege, na Bélgica. Segundo ele, os notívagos, quem tem hábitos ou costumes noturnos, conseguem manter a mente em alerta por maiores períodos de tempo. 1 a 0 para o trabalho noturno.

Outra pesquisa, dessa vez da Universidade Católica do Coração Sagrado, na Itália. De acordo com ela, ambientes noturnos encorajam o desenvolvimento de estratégias não convencionais e alternativas para encontrar soluções. Ou seja, estimulam a criatividade. 2 a 0.

Estudos britânicos da Universidade de Westminster também revelam que pessoas que acordam cedo possuem maiores níveis de estresse. Temos um hattrick.

Já o estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, revela que notívagos possuem picos de atividade no córtex motor na parte da manhã. Isso representa maior coordenação motora e mobilidade. Virou goleada, 4 a 0.

Outra fonte, a Universidade de Chicago, diz que eles possuem melhores habilidades como empreendedores. Isso porque esse perfil apresenta maiores chances de assumir riscos e enfrentar problemas. E, como sabemos, um freelancer é nada menos que um empreendedor individual. Não perca as contas: 5 a 0. É penta!

Alguma vez já o chamaram de preguiçoso? Pois saiba que um estudo do psicólogo Satoshi Kanazawa, da Escola de Economia de Londres, com mais de 20 mil estudantes, mostra que os chamados “night owls” são mais inteligentes. 6 a 0.

Além disso, segundo um relatório da Universidade de Madrid, tendem a aprender mais facilmente do que as pessoas com uma rotina “convencional”. Balaiada! A torcida começa a gritar olé! O placar mostra 7 a 0!

Vou parar por aqui, antes que isso se torne um Brasil x Alemanha. Não quero trazer más recordações à mente dos torcedores…

Não se incomode com o que as pessoas dizem. Diversas fontes afirmam que existem características individuais relacionadas aos hábitos. Há pessoas que produzem mais sob a luz do sol, outras sob a claridade lunar.

Se você não está rendendo conforme o esperado, experimente trabalhar durante a noite. Talvez a sua vida de freelancer possa render ainda mais frutos!

E se você curtiu este artigo (mesmo depois da lembrança daquele dia fatídico na semifinal da Copa do Mundo) e quer investir numa atividade que permita abraçar a noite como horário de trabalho, confira histórias incríveis de freelancers da Rock Content!