Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 17/09/2019. | Atualizado em 13/09/2019


Deseja empreender e ter seu próprio negócio? Veja as melhores formas de de negócio para trabalhar em casa como um produtor digital!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Você já pensou em trabalhar em casa como produtor digital? Essa é uma das muitas possibilidades para quem resolve abandonar o cartão de ponto e começar um negócio dentro do próprio lar.

Mas não estamos falando apenas de conseguir um emprego com atuação remota ou de abrir uma loja na garagem.

Essas são, de fato, realidades possíveis. Mas o destaque da vez é usar a internet como principal meio de trabalho e se tornar o seu próprio chefe.

Quer entender melhor? Neste texto, você vai ver algumas das possibilidades de empreendedorismo digital, além de conferir as principais vantagens de apostar nessa grande tendência. Acompanhe!

Trabalhar em casa dá certo mesmo?

O home office (ou escritório em casa) não é uma realidade tão nova, mas se popularizou muito nos últimos anos.

Até mesmo dentro do regime CLT, muitos negócios optam por deixar os seus colaboradores trabalhando em casa, pelo menos parcialmente. Como apontam os dados divulgados pela revista Exame, esse grupo já corresponde a 26% das empresas brasileiras.

Mas, além do trabalho remoto assalariado, o empreendedorismo tem lugar de grande destaque. Muitas pessoas decidem abrir um negócio em casa, seja para complementar a renda ou para mudar de vez de carreira.

Nesse sentido, há dois caminhos: trabalhar com ou sem a internet. No primeiro caso, estão os empreendedores que apostam em:

  • trabalhos manuais, como o artesanato;
  • culinária;
  • revenda de produtos;
  • aulas particulares;
  • aluguel de decoração para festas etc.

Já para trabalhar na internet — que é a escolha dos empreendedores digitais — existem outras opções muito vantajosas.

É o caso de quem resolve trabalhar em casa como produtor digital, afiliado ou freelancer. A grande vantagem aqui é que, o investimento inicial é mais baixo, mas o alcance e a possibilidade de retorno são muito grandes.

A questão do foco

Antes de continuar, saiba que para trabalhar em casa, você precisa de muito foco! Afinal, seus rendimentos dependerão unicamente da sua produtividade.

Uma boa dose de disciplina é importante para não “relaxar” diante da flexibilidade de tempo, da ausência de cobranças de terceiros e, principalmente, do conforto do sofá da sua sala.

Por isso, vale a pena:

  • definir metas: ter metas produtivas diárias, semanais e mensais ajuda a manter a autocobrança;
  • estabelecer rotina: definir sua rotina e se manter firme nela também é essencial. Esteja preparado para recusar aquele convite para o cinema na quinta-feira à tarde se o passeio for no seu horário de trabalho;
  • ter um ambiente propício: também é importante se livrar das distrações — como a sua cama ou a TV — montando um home office produtivo.

Quais são as principais possibilidades do home office?

Agora, vamos falar sobre algumas das possibilidades para você trabalhar em casa no contexto digital. Veja!

Gestão de mídias sociais

A presença digital nas principais redes não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade. Por isso, os profissionais de gestão de mídias sociais são muito procurados — e o melhor: podem fazer esse trabalho remotamente.

Redação ou revisão de textos

Você manda bem no português? Era elogiado nas redações da escola? Então, que tal se enveredar pelo universo da escrita para web?

Saiba que redatores e revisores freelancers têm uma excelente demanda de trabalho, pois um dos meios de se fazer marketing hoje em dia é com a produção de conteúdo de valor para o público.

E-commerces

De acordo com o último relatório The Shopper Story BR, de 2017, 85% dos omnishoppers brasileiros — consumidores que pesquisam na internet antes de adquirir um produto —, já preferiam fazer suas compras online.

Por isso, os e-commerces ou lojas virtuais representam uma ótima oportunidade de empreendedorismo.

Produção de cursos online

Agora, se você tem bastante conhecimento em algum nicho, que tal criar um curso online? O terreno é bastante favorável para quem quer trabalhar em casa como produtor digital na área da educação.

Só pra você ter uma ideia, o último Censo EAD.BR, feito pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) em relação aos anos de 2017/2018, mostra que o número de matrículas em cursos livres na internet mais que dobrou de 2016 para 2017, alcançando quase 8 milhões de alunos.

Programas de Afiliados

Agora, se você acha que não leva jeito para ensinar, mas quer aproveitar esse cenário positivo dos produtos digitais, a dica de ouro é apostar em programas de Afiliados.

É simples: você faz a promoção de algum produto feito por terceiros — como um curso online —, usando técnicas de marketing digital e recebe comissões por isso.

Além do investimento baixíssimo, ser um Afiliado é um dos melhores jeitos de conseguir retorno rápido no ambiente digital. Sem contar que você não precisa ter contato direto com os consumidores.

Powered by Rock Convert

Quais são as vantagens de trabalhar em casa como produtor digital?

Diante dessas possibilidades, você viu que o home office é bastante versátil, né? Mas trabalhar em casa como produtor digital ainda tem outras vantagens:

  • você vira seu próprio chefe: não há ninguém acelerando sua pausa para o café ou cobrando justificativas por um “dia do saco cheio”. Se você é seu próprio chefe, toda a administração de rotina e o controle de produtividade fica sob a sua própria vigilância;
  • o ROI é atrativo: o retorno sobre o investimento é muito seguro e rápido, uma ótima notícia para quem não quer correr os riscos que o empreendedorismo tradicional costuma representar;
  • a qualidade de vida é potencializada: trabalhando em casa, a qualidade de vida também dá um salto — mais tempo com a família, adeus ao trânsito, comida caseira e flexibilidade de tempo são alguns dos privilégios. Além, é claro, de poder trabalhar até de pijama.

Como se tornar um produtor digital bem-sucedido?

Existem diversas maneiras de se tornar um produtor digital e obter bons resultados. Algumas das bases para começar essa nova carreira estão descritas logo abaixo.

Escolha seu nicho de mercado

O primeiro passo é escolher qual é o nicho de mercado onde você quer atuar. 

Para tomar essa decisão, vale a pena pesquisar sobre as tendências mas, sobretudo, fazer uma reflexão para identificar o seu senso de propósito, isto é, quais são os objetivos que trarão uma verdadeira satisfação profissional.

Conheça bem estratégias de marketing digital

Todas as possibilidades de home office que colocamos aqui têm em comum o uso de técnicas do marketing digital.

Hoje em dia, estudar sobre o assunto é decisivo para quem quer empreender, tanto no ambiente virtual como fora dele, pois tem a ver com o perfil do consumidor 4.0.

Acompanhe as tendências

Por fim, esteja sempre de olho nas tendências do seu nicho e de atuação, bem como do marketing digital, pois as novidades aparecem na velocidade da luz. 

Em um contexto de trocas tão rápidas de informação, um empreendedor que não busca uma atualização constante do seu negócio pode facilmente ficar para trás.

Que tal revolucionar sua carreira com a produção digital?

Neste texto, você viu que o home office tem feito sucesso até mesmo nos negócios tradicionais, mas principalmente entre pessoas com perfil empreendedor. Nesse sentido, a internet abre muitas portas, como é o caso de quem resolve trabalhar em casa como produtor digital — uma carreira cheia de vantagens.

E aí, gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários as suas impressões sobre o texto!

Artigo produzido em parceria com a equipe da Hotmart.

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *