Por Lauro Lam

Jornalista, freelancer ful-time e praticante de esportes radicais.

Publicado em 02/06/2021. | Atualizado em 24/05/2021


Em amplo crescimento no universo digital, as mídias interativas têm oportunidades para profissionais de várias áreas, do design à redação, passando pela programação e edição

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

A valorização da experiência dos usuários está fazendo com que as mídias interativas ganhem cada vez mais espaço no dia a dia da população. Aliado à tecnologia, o setor tem obtido excelentes resultados ao investir na interatividade dos conteúdos produzidos, sejam eles em vídeo, áudio, escritos ou animados.

Trata-se de um universo que tem aberto várias oportunidades de trabalho para freelancers sintonizados com habilidades em Tecnologia da Informação (TI), design, edição, copywriter, marketing e animações.

Para você se ligar nessa tendência, vamos mostrar neste post sete habilidades técnicas para quem sonha em trabalhar com mídias interativas. Mas, antes, entenda no que consiste esse universo.

O que são mídias interativas?

As mídias interativas estão no mundo digital e focam na interatividade com os usuários, melhorando a experiência do cliente com o material fornecido.

Dessa maneira, a interação com o público ajuda no resultado final, sendo utilizada nas produções com imagens, ícones, símbolos, textos, sons, vídeos, animações etc. E a maioria delas é produzida com a intenção justamente de chamar a atenção, pois faz um convite à participação do público.

Assim, as mídias interativas estão dominando vários segmentos do mercado, contribuindo para uma excelente experiência do cliente. Veja algumas possibilidades:

  • arte;
  • publicidade interativa;
  • aplicativos;
  • vídeos interativos;
  • sites interativos;
  • pervasive games (exemplo: Pokémon Go);
  • realidade virtual;
  • quiz;
  • e-book interativo;
  • calculadora interativa;
  • infográficos;
  • mapas interativos;
  • games virtuais.

São produtos que têm alta procura na internet e que conquistam pessoas de todas as idades, principalmente os jovens, que estão sempre em busca de inovações.

Quais habilidades preciso desenvolver?

Como você percebeu, existem vários materiais que podem ser produzidos, ou seja, o campo de atuação é amplo, desde que você domine uma das sete habilidades técnicas que mostraremos agora.

1. Design de software

Quem sabe trabalhar com programação e tem conhecimentos de design de software pode se destacar nas mídias interativas.

Esse conhecimento é obtido por meio de cursos em TI ou específicos sobre desenvolvimento de front-end, back-end e full stack.

São habilidades fundamentais para você criar um aplicativo que seja interessante para as pessoas, com uma boa interface e que tenha utilidade no dia a dia.

Geralmente, os designers de software atuam ao lado de profissionais de outras áreas para colocar em prática ideias inovadoras, explorando as inúmeras possibilidades existentes nas mídias interativas.

Outra característica técnica desse profissional é o entendimento de hardware, armazenamento em nuvens, processamento de dados e inteligência artificial.

2. Arquitetura de software

O arquiteto de software tem um conhecimento mais aprofundado em comparação com o design. Ele é o responsável pelo desenvolvimento das soluções após a implementação das camadas de front, back-end e arquitetura de dados.

Dessa forma, o profissional tem um olhar mais estratégico, fazendo parte, em alguns casos, da equipe executiva de uma empresa.

Nessa função, é imprescindível a experiência em full stack, ou seja, na programação que desenvolve aplicações nos sistemas. Geralmente, são pessoas formadas em Ciências da Computação, Engenharia da Computação ou Ciências de Dados.

3. Marketing Digital

Os materiais produzidos no formato de mídias interativas precisam ser divulgados para aumentar a atração dos usuários, gerando leads e conversões de acordo com as metas previamente estabelecidas.

Por isso, quem atua com Marketing Digital encontra um bom mercado nas mídias interativas, podendo ser um analista.

Entre as habilidades técnicas estão os conhecimentos em SEO, métricas, escaneabilidade, campanhas, internet, redes sociais etc. É importante buscar cursos na área ou até mesmo uma formação técnica ou superior em Publicidade e Propaganda, Marketing ou Mídias Digitais.

4. Editor de vídeos, fotos e áudios

Editores de vídeos são bem requisitados no atual cenário da economia. Com as mídias interativas, não é diferente. São profissionais que dão um toque especial aos vídeos, tornando os materiais mais atrativos e com maiores visualizações.

Afinal, é bem mais interessante e didático ver imagens casadas com áudios do que apenas uma pessoa falando em um local X. Portanto, o editor de vídeos é quem atua diariamente com softwares específicos, tais como.

  • Flash;
  • Premiere;
  • After Effects;
  • Sony Vegas;
  • Open Source;
  • Dreamweaver;
  • Movie Maker.

Além da edição de vídeo, as mídias interativas necessitam de editores de áudio e fotos, pois a produção e os tratamentos são essenciais para tornar os materiais mais atrativos. Nessas duas áreas específicas, a habilidade técnica deve ser nos seguintes softwares:

  • Photoshop;
  • Illustrator;
  • Vegas Audio;
  • Audacity;
  • Sound Force Audio.

Como a edição requer conhecimento técnico apurado, o domínio de algum dos softwares citados acima é primordial e abre muitas oportunidades no meio digital.

Powered by Rock Convert

5. Redação

Imagine a produção de um quiz. Trata-se de um material totalmente interativo sobre determinado assunto, inclusive com brincadeiras que podem melhorar a experiência do cliente.

Quem elaborará as perguntas? Um redator. Inclusive, saber escrever é uma habilidade que abre as portas em vários setores do Marketing Digital, inclusive nas mídias interativas.

Afinal, a produção de conteúdos é a viga mestra, seja em áudio, vídeo ou material escrito. Isso porque tudo necessita de um roteiro, seja um podcast, um infográfico ou um calendário interativo.

Além disso, quem sabe escrever e conhece as técnicas do marketing de conteúdo pode atuar ainda como copywriter, descrição de produtos, e-books interativos etc.

Entre as habilidades técnicas, podemos citar o conhecimento em SEO, Língua Portuguesa, linguagem HTML, WordPress, redação web e marketing de conteúdo. Todos podem ser adquiridos por meio de cursos online e prática diária.

Powered by Rock Convert

6. Redes sociais

Quem é expert em redes sociais e sabe fazer com que um material ganhe visibilidade na web pode encontrar campo propício nas mídias interativas.

Isso porque tudo necessita de divulgação. Se uma empresa elabora um vídeo interativo, por exemplo, o produto precisa ser bem divulgado no YouTube.

Por isso, analistas de redes sociais melhoram a presença online das empresas e seus respectivos materiais. Entre as habilidades técnicas estão o gerenciamento das contas no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Além disso, é importante contar com conhecimentos em canais de mídia social de nicho, como Pinterest, WhatsApp, Reddit ou Tumblr.

Os analistas de redes sociais ficam responsáveis ainda pelas campanhas nesses locais, realizando o planejamento das publicações e o acompanhamento diário das métricas para mensurar os resultados, sempre inovando para atingir cada vez mais pessoas, engajando e interagindo com o público.

7. Supervisão de processos

O desenvolvimento de mídias interativas é reflexo de uma multidisciplinaridade, ou seja, profissionais de vários setores estão envolvidos.

Dessa maneira, a empresa deverá contar com um gestor para administrar a rotina de produção de todos os envolvidos no processo.

Nesse aspecto, o líder, editor-chefe, gestor ou supervisor ficará responsável pela orientação das equipes e pelo acompanhamento dos resultados, sempre inspirando e motivando.

É uma responsabilidade que exige habilidade técnica em Administração, Gestão de pessoas e vasta experiência, pois o profissional definirá as estratégias, sendo cobrado constantemente pela chefia geral.

Assim, as mídias interativas abriram muitas vagas no mercado de trabalho e são excelentes nichos para freelancers. Portanto, se você já tem algumas dessas habilidades técnicas ou sonha em trabalhar com elas, invista agora mesmo em cursos e faça acontecer o seu sucesso profissional. E lembre-se: quem persiste alcança!

E você, já quer começar a entregar jobs incríveis sem sair de casa? Então aproveite e faça o seu cadastro em Motion Graphic Design.

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto