Por Carolina Simões

Analista de Planejamento na Rock Content.

Publicado em 22/11/2016. | Atualizado em 16/06/2017


Você já se perguntou qual é a fórmula mágica para elaborar títulos para blog? Se você trabalha com produção de conteúdo, essa é uma questão que vem a sua cabeça diariamente, com certeza. De fato, a fórmula existe, mas é essencial ter em mente que não há uma fórmula única. Seus elementos são variáveis de […]

Você já se perguntou qual é a fórmula mágica para elaborar títulos para blog? Se você trabalha com produção de conteúdo, essa é uma questão que vem a sua cabeça diariamente, com certeza.

De fato, a fórmula existe, mas é essencial ter em mente que não há uma fórmula única. Seus elementos são variáveis de acordo com o público que se deseja alcançar.

Contudo, algumas questões devem ser levadas em consideração no momento de elaborar um título que garanta o máximo de acessos ao seu conteúdo.

Além disso, títulos bem estruturados envolvem outros objetivos em sua estratégia de conteúdo, podendo influenciar até mesmo a taxa de conversão do seu site ou blog!

Portanto, você já deve ter entendido que há uma série de questões importantes ao escrever um título, não é mesmo?

Então, hora de começarmos com algumas dicas matadoras na construção de títulos para blog. Confira:

Os 3 objetivos do marketing de conteúdo

É preciso ter em mente que uma estratégia de marketing de conteúdo é baseada em três pontos, que a levam ao sucesso: tráfego, engajamento e conversão.

Obviamente a conversão é considerada como mais importante por muitos profissionais, uma vez que é essa ação que traz resultado rentável para a empresa, efetivando a real aquisição de um cliente.

É importante lembrar que a conversão é o ato final, mas o que faz com que ela seja gerada é possibilidade de o público encontrar o texto em seu site, por meio do tráfego, e se interessar por aquele assunto, que está diretamente relacionado ao engajamento.

Portanto, é imprescindível que os três objetivos estejam conectados na elaboração do texto. Logo, você pode focar na conversão, se achar desejável, mas não se esqueça do caminho a ser percorrido até o seu leitor gerar uma conversão.

Os 7 passos para criar títulos para blog

Cada pessoa reage a um texto de uma maneira diferente, portanto é impossível ter certeza que seu título ou até mesmo o conteúdo final será 100% eficiente na conquista do lead.

Isso acontece porque cada pessoa interpreta as informações de uma maneira particular, com base em sua opinião, formação e experiências.

Contudo, apesar de tanta divergência, é possível estabelecer um padrão sobre como o público se comporta ao consumir um conteúdo online.

Trata-se de uma forma de apresentar as informações, instigando a curiosidade e fazendo com que o leitor vá até o final do texto.

Assim, para criar um título alinhado com estes padrões, siga 7 passos simples e práticos no momento da elaboração.

1. Mostre o passo a passo

As pessoas que estão pesquisando sobre uma solução na internet, normalmente, já estão sufocadas por tantas explicações sobre os motivos que a levam estar naquela situação.

Entretanto, o que os usuários do mundo online querem, na verdade, é encontrar a solução para os seus problemas.

Por isso, a estratégia mais adequada é mostrar o passo a passo, as ações que devem ser realizadas para chegar até a solução de forma prática.

Se você realmente deseja motivar sua persona a colocar uma ação em prática logo após terminar a leitura, você precisa ajudá-lo a perceber como ter controle da situação.

Assim é possível citar uma ideia principal que estará ligada a um produto ou serviço, como estratégia de conversão ao longo do texto.

2. Dê um prazo para a solução do problema

Assim como o leitor quer saber exatamente quais atitudes precisa tomar para solucionar determinada questão, ele também tem pressa para resolver seus problemas.

Por isso, é interessante citar um prazo, ainda que estimado, para que os resultados de suas ações apareçam.

Não entendeu? Pense da seguinte forma: um blog sobre emagrecimento irá publicar um texto sobre uma nova dieta. Qual das opções você acha que terá maior impacto sobre o leitor, “Emagreça 10 kg com a dieta X em 20 dias” ou “Conheça os benefícios da dieta X”?

Obviamente, a primeira opção é mais atraente para quem precisa perder peso, portanto, ela garante maior conversão.

3. Opte pela resposta mais simples

A internet é um ambiente em que as informações são passadas de uma forma muito rápida e, por isso, você também tem o papel de otimizar o tempo do leitor e garantir que ele seja aproveitado da melhor forma possível.

Mas como fazer isso? Lembre-se:

  • Vá direto ao ponto;
  • Seja objetivo;
  • Mostre as respostas da maneira mais simples que conseguir.

A complexidade dos assuntos abordados devem ser deixadas para um outro momento, de discussão aprofundada e entre especialistas.

Seja o mais breve possível e apresente uma solução. Seu leitor irá te agradecer, pode ter certeza.

4. Demonstre autoridade

Os indivíduos buscam por indicações de outras pessoas. Às vezes, saber o que um especialista em determinado assunto pensa pode economizar horas de pesquisas.

Portanto, é preciso que seu título seja humanizado e passe a ideia de que há um especialista por trás daquele conteúdo, deixando clara sua autoridade e compreensão sobre os problemas enfrentados pelo leitor.

Afinal, uma indicação médica sobre o uso de um medicamento, por exemplo, vale muito mais do que a leitura completa da bula com informações técnicas, não é mesmo?

5. Ofereça algo verdadeiro em troca

Hoje em dia, os leitores já estão bastante educados sobre a possibilidade de falsas promessas e propagandas enganosas por parte das empresas na internet.

Por isso, é importante ser bastante claro sobre o que será dado em troca daquele clique em um texto.

Trabalhe para que o título seja um resumo exato sobre o conhecimento que será entregue ao final da leitura, garantindo que somente aqueles que realmente têm interesse o acessem, resultando em uma maior taxa de conversão.

6. Use as palavras-chave certas

É preciso que as palavras mais importantes sobre o assunto estejam presentes em seu título, tanto para chamar a atenção do leitor, quanto para o rankeamento em motores de busca.

Neste texto, por exemplo, as palavras-chave mais importantes são “título” e “conversão”. Por isso, elas foram usadas em destaque no título.

Além disso, é importante lembrar que a tendência do leitor é dar mais atenção para o que está à esquerda da tela, por isso dê preferência por esse posicionamento.

7. Se limite a oito palavras

Por fim, um conhecimento milenar: menos é mais! Tente criar um título que reduza a sua ideia a oito palavras, para que ela esteja objetiva o suficiente para prender a atenção do leitor.

Além disso, essa formatação também contribui para o rankeamento no Google, efetivando a estratégia de marketing de conteúdo.

Muitas vezes, isso não será possível pela complexidade do tema, mas é válido manter essa média e também não superar os 67 caracteres por título.

Lembre-se que por trás dos títulos para blog é preciso que exista uma boa estratégia e uma pauta de qualidade, para resultar em um texto realmente relevante para a sua persona.

Para aprender ainda mais sobre essa produção, baixe nosso e-book gratuito, Guia completo: 8 passos para fazer uma pauta campeã e se torne um expert no assunto!

guia-completo-para-fazer-uma-pauta-campea

Posts populares com esse assunto