Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 03/04/2019. | Atualizado em 02/04/2019


Cada tipo de vídeo pode ser ajustado de acordo com seu objetivo. Por isso, estude bastante e veja qual irá melhor se encaixar para você!

Em um mundo perfeito, apostar somente em blog posts com palavras-chaves segmentadas seria o suficiente para garantir um bom tráfego e uma base leads qualificada para qualquer negócio.

Mas o mundo do marketing digital muda constantemente. E para não ficar para trás é preciso explorar outras ações, como o vídeo marketing.

Não que você tenha que abandonar o marketing de conteúdo escrito, muito pelo contrário. Artigos bem redigidos e com estratégias de SEO bem definidas tem alto poder de atração e retenção e são a chave para a visibilidade orgânica de uma empresa. Mas incluir vídeos irá agilizar ainda mais esse processo.

Para se ter uma ideia do atual poder desse formato de conteúdo, criar uma landing page com vídeos pode aumentar sua conversão em até 80%!

E para te ajudar a criar vídeos incríveis para sua estratégia de conteúdo, listamos abaixo 10 formatos para sua empresa explorar. Continue lendo!

Os melhores tipos de vídeos para sua estratégia de marketing

Sim, os vídeos são essenciais para sua estratégia de marketing de conteúdo,

A probabilidade de serem clicados nas pesquisas do Google são maiores, atraem um número maior de pessoas interessadas na sua marca e aumentam o tempo de permanência nas páginas do seu site e blog.

Além disso, o conteúdo em vídeo é mais engajante e fácil de ser consumido, já que podem ser assistidos em qualquer lugar.

Mas na hora de pensar na gravação propriamente dita, pinta a dúvida: qual o melhor tipo de vídeo para minha estratégia? É o que vamos ver agora!

1. Vídeos tutoriais

Quando estamos interessados por algum produto ou serviço, a primeira coisa que fazemos é procurar sobre como isto funciona, não é mesmo? E já é muito comum buscarmos por vídeos tutoriais para entender tudo a respeito.

Este formato de vídeo ganhou muita notoriedade por causa do YouTube, onde vários canais se especializados em realizar vídeos mostrando a utilização de algo.

Para as empresas, é uma excelente forma de apresentar as suas soluções e esclarecer dúvidas gerais do público.

2. Vídeos de cases de sucesso

Qual a melhor forma de mostrar que seu produto ou serviço é um sucesso? Através de vídeo cases dos seus clientes.

Afinal, quando vamos comprar algo, queremos ter certeza que o produto irá resolver os nosso problema. E seus próprios clientes podem dar sua opinião e gravar um depoimento sobre como sua solução foi importante para eles.

Uma grande vantagem dos vídeo cases é que ajudam a fortalecer a confiança do cliente na empresa, mostrando que cumprem o que prometem.

Isto significa maior facilidade para converter leads em vendas. Afinal, cases mostram o produto e o lado humano da empresa por trás. O que irá ajudar a criar uma relação de confiança e proximidade entre o público e marca.

Você pode ter uma boa ideia de como esse formato de vídeo funciona, assistindo o vídeo case abaixo:

3. Entrevistas

Um vídeo de entrevistas nos dá a possibilidade de trabalhar de várias formas. Mas com um fator em comum: a construção da confiança com o espectador. A entrevista pode ser no formato de perguntas e respostas ou por um estilo de talk show.

Além de serem voltadas para o seu público alvo, este formato também pode ser voltado para ações de endomarketing. Ou seja, entrevistas com seu time, parceiros ou especialistas na área trazem benefícios para seus clientes e colaboradores.

Porém, a entrevista deve ser feita com autoridades no assunto. Por isso, preste atenção no que as pessoas que seguem sua marca desejam saber, para assim abordar algo útil para o seu público.

4. Vlog

O vlog é, de longe, um dos tipos de vídeo mais conhecidos pelo público.

Afinal, os maiores youtubers do mundo são vloggers. Eles mostram o seu dia a dia para os seguidores, como um diário em vídeo, registrando viagens, eventos ou até mesmo sua rotina.

Apesar de ser um estilo bem pessoal, é possível adaptar para mostrar a rotina da sua empresa e seus colaboradores. As pessoas estão cada vez mais conectadas com as estratégias de marketing social que as empresas apresentam e tendem a virar fãs das marcas que se identificam.

5. Webinars

Os webinars ajudam e muito a garantir para o público que você tem autoridade no assunto com o qual sua empresa trabalha. Afinal, ele é um formato de vídeo ao vivo, que não permite edições.

Existem diversas vantagens em apostar nesta estratégia. Além da praticidade em explorar diversos estilos de conteúdos, um webinar possui baixo custo de produção. Pois é necessário somente uma câmera, conexão de internet e uma plataforma de webinar para a transmissão.

Outro ponto positivo dos webinars é a versatilidade para engajar o público, além de poder respondê-los em tempo real.

Tudo isto ajudará a mostrar você e sua empresa como uma referência no mercado, iniciando um relacionamento a longo prazo com sua audiência.

Nota do editor:
Aproveite para conferir a Imersão Freelancer e aprenda sobre SEO, conteúdo, Storytelling, organização e produtividade! 😉

Imersão Freelancer: 11 videoaulas gratuitas para te ajudar a ter sucesso como freelaPowered by Rock Convert

6. Perguntas e Respostas (Q&A)

É super comum ter dúvidas sobre uma empresa, produto ou serviço. E essas dúvidas podem ser solucionadas com a produção de um vídeo Q&A.

Este formato pode ser feito de acordo com o orçamento de cada empresa. Basta uma câmera e uma pessoa que entende bem da solução apresentada. Mas é preciso ter cuidado para não parecer óbvio ou forçado demais.

Uma boa dica é ir nas redes sociais e pedir que sua própria audiência envie dúvidas acerca de suas soluções. Assim você não só fortalece a interação mas garante que terá público para esse formato de vídeo que irá produzir.

7. Demonstração de produtos ou serviços

Criar um vídeo de demonstração de produtos ou serviços é como oferecer ao seu público uma vitrine 3D na internet.

Esse formato de conteúdo possui um caráter mais comercial, engajando especialmente leads que estão do meio para o fundo do seu funil.

Sabe aquele empurrãozinho que falta para algumas pessoas realizarem uma compra? Esse vídeo é capaz de ajudar!

8. Vídeos institucionais

Uma empresa precisa demonstrar autoridade para ter sucesso no mercado. E os vídeos institucionais são uma ótima oportunidade para tal. É a chance de explicar sua missão, visão e valores, assim como a essência que a empresa adota.

Os vídeos institucionais contém trechos da rotina da empresa, destacando algum produto ou serviço, além de mostrar mais informações sobre o negócio.

É um formato que é muito utilizado em anúncios, comerciais de TV ou em uma reunião de apresentação. Mas também pode ser utilizado em redes sociais e no site da empresa.

Muitos negócios adotam o storytelling para fazer vídeos institucionais, já que ajudam a quebrar a seriedade e gerar emoções. Uma ótima forma de sair do tradicional e pensar em formas criativas de trabalhar este formato.

9. Teasers

Os teasers são vídeos curtos para atrair e aguçar a imaginação dos espectadores. Este formato vem ganhando bastante atenção no mercado, sendo utilizados em campanhas, sites novos, e para chamar atenção com alguma informação rápida.

O teaser deve ser direto, mas trabalhado para deixar as pessoas interessadas pela informação ou novidade mostrada. E o melhor: é um formato que irá gerar resultados incríveis.

Mexer com os sentidos do seu público sempre foi uma das melhores formas de gerar vendas. E sua empresa pode e deve se aproveitar disto.

10. Animações

Vídeos animados também são um ótimo formato para investir, pois pode sair mais barato do que vídeos com pessoas reais e há várias plataformas que fazem animações do jeito que a sua empresa quiser.

Para os usuários, também é um excelente formato, pois é sempre agradável ver algo colorido e com personagens divertidos. Uma grande vantagem de fazer animações, é a possibilidade de explorar suas diversas maneiras.

Por exemplo, é possível fazer animações em colagem, em 3D, em um quadro banco e da forma mais utilizada, em motion graphics. Ou seja, você escolhe de acordo com o conteúdo e o orçamento disponível!

Como definir o melhor formato de vídeo para o meu negócio?

Como podemos ver acima, há diversas opções e tipos de vídeo para serem trabalhar. Sobre qual é o melhor, não existe uma resposta certa.

Isso porque, o melhor será definido de acordo com o momento da empresa, levando em conta outros fatores, como objetivo, persona e sua estratégia de marketing digital.

Por exemplo: quer realizar um workshop online, com objetivo de converter mais leads? O webinar é a melhor opção. Ou pretende lançar um novo produto ou serviço? Uma série de vídeos teasers é o mais indicado.

Ou seja, cada tipo de vídeo pode ser ajustado de acordo com seu objetivo. Por isso, estude bastante e veja qual irá melhor se encaixar para a sua empresa. E não se preocupe, com o tempo, você saberá exatamente os tipos de vídeos a serem produzidos!

Conclusão

Como podemos ver ao longo do texto, não faltam boas opções para a produção de conteúdos audiovisuais. A escolha dependerá da sua persona, objetivos e orçamento disponível.

Mas não veja vídeos como uma estratégia alternativa. O vídeo marketing é uma realidade, e empresas que ignoram isto estão ficando para trás. Não tenha medo de explorar os formatos de vídeos, essa será a chave para atrair, reter e encantar seu público!

Guia Completo de Produção de ConteúdoPowered by Rock Convert

Conteúdo produzido em parceria com a Vidmonsters.

Posts populares com esse assunto