Um Time de Marketing

Conheça os 5 tipos de profissionais essenciais para compor seu Time de Marketing!

Quais profissionais você precisa para compor um bom time de marketing? Conheça neste artigo!

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação, o marketing serve para construir a identidade do seu negócio, divulgá-lo para o público-alvo, fidelizar clientes, aumentar o alcance e estabelecer a reputação da companhia no mercado.

São diversos objetivos e para alcançar todos eles e crescer com cada vez mais força e sucesso, é preciso um time de marketing capaz de colocar uma estratégia em prática de maneira eficiente e benéfica para o negócio.

Mas, então, como montar essa equipe? Nem todos os profissionais precisam ser contratados como colaboradores da companhia, já que algumas das funções que apresentaremos a seguir podem ser terceirizadas por uma agência ou empresa de marketing.

De qualquer forma, você deve conhecer cada um dos cargos que vão fazer a diferença para a estratégia do seu negócio. Continue a leitura e mãos à obra!

Designer

O designer será o responsável por pensar, elaborar e desenvolver tudo envolvendo a identidade visual da empresa. Isso inclui logotipo, fonte utilizada no nome da companhia, embalagens (se houver), layout para site e blog do negócio, entre outros elementos.

Pela amplitude das funções, pode ser interessante contratar diferentes profissionais especializados em cada uma delas, por exemplo, um designer dedicado apenas a criar e cuidar do site e do blog.

Também está a cargo dele o design das peças para campanhas de divulgação ou de lançamento de cada produto e/ou serviço. Lembre-se que esse profissional deve investir em uma identidade visual forte, que chame a atenção do público-alvo e que faça com que a marca permaneça na mente dos clientes. As cores, as fontes, as imagens e todas as demais escolhidas envolvidas nessa estratégia devem, portanto, ser representações das sensações, impressões e qualidades que você deseja passar a seu público.

Profissional de e-mail marketing

As redes sociais e mais recentemente o WhatsApp mudaram bastante a forma com que as empresas mantêm um contato mais próximo com seus clientes, anunciando novidades, promoções e outras notícias da companhia. Entretanto, o e-mail marketing segue firme e forte em meio a todas essas inovações, permanecendo uma ferramenta vantajosa e importante para sua estratégia de marketing.

Portanto, o time não pode deixar de incluir um profissional de e-mail marketing. Afinal, para elaborar esses e-mails, é imprescindível entender as preferências de cada cliente, a forma com que seus consumidores dividem-se em diferentes nichos, os melhores momentos para enviar as mensagens, o conteúdo que cada um deve receber etc., além de gerenciar a lista de endereços de e-mail que farão parte da estratégia.

Analista de social media

Como mencionamos no tópico anterior, as redes sociais revolucionaram a comunicação em diversos sentidos, inclusive, no contato entre empresas e clientes. Hoje, espaços como Twitter, Facebook e Instagram permitem um relacionamento mais próximo, dinâmico e casual, fazendo com que a marca torne-se mais próxima do cotidiano de seus seguidores.

Além disso, é muito barato e prático investir em estratégias de social marketing. Portanto, para ser capaz de colher todos os seus benefícios, seu time de marketing precisa de um analista de social media. De acordo com os dados, estatísticas e demais informações dos clientes da empresa, ele vai saber exatamente em quais redes sociais você deve marcar presença. Afinal, não adianta nada elaborar conteúdos incríveis no Snapchat, por exemplo, se seu público-alvo não está lá, não é mesmo?

O analista também vai definir os tipos de postagem que mais vão conquistar o engajamento dos seguidores, os melhores horários para postar e as melhores formas de garantir uma equipe rápida e competente para responder às perguntas, reclamações e elogios que os clientes farão nos comentários das postagens e por meio das mensagens privadas.

Videomaker

O conteúdo em vídeo está mais forte do que nunca! Dinâmicos e envolventes, eles podem ser esclarecedores, irreverentes e divertidos, dependendo da identidade da sua empresa e linguagem que utiliza para se relacionar. De qualquer forma, os vídeos são uma excelente opção para levar informação para seu público, tanto no site e no blog da companhia quanto nas páginas nas redes sociais.

Na hora de apresentar novos produtos e/ou serviços, os vídeos também são muito bem-vindos, pois permitem que quem os assiste entenda melhor seu funcionamento e, então, fique mais interessado em adquiri-los ou contratá-los. Nas redes sociais, conteúdo em vídeo também tem um grande apelo para engajar os usuários por meio de compartilhamentos, levando sua marca mais longe.

Para ser bem-sucedido no uso de vídeos por meio de uma estratégia de marketing, conte com o trabalho especializado de um videomaker profissional. Ele captará todo o material necessário para produzir os vídeos e, em seguida, vai montá-los e elaborar os devidos gráficos, imagens, legendas e o que mais for necessário para complementar o conteúdo que foi filmado.

Assim, você garante qualidade, tanto em termos de conteúdo quanto de efeitos, de elementos gráficos e de montagem, ajudando a estabelecer a reputação da sua empresa como uma companhia que sabe do que está falando e como transmitir isso para seu público.

Produtores de conteúdo

Mas os vídeos, é claro, não serão o único tipo de conteúdo produzido dentro da estratégia de marketing da empresa! Você também vai precisar de blog posts, postagens para as redes sociais, material para o site da empresa e, indo mais além na produção de conteúdo, infográficos, e-books e outros materiais complexos.

Todo esse conjunto é muito importantes para estabelecer a já mencionada reputação da companhia como especialista em seu setor de atuação e também para converter os leitores interessados em clientes fidelizados.

Nesse sentido, seu time de marketing também deve contar com redatores, revisores, diagramadores e, se necessário, tradutores (caso a empresa seja uma multinacional, por exemplo). Eles trabalharão ao lado dos demais profissionais da equipe para pensar nos melhores temas para esses conteúdos, com que frequência serão postados, como serão divulgados etc.

Viu só? Cada profissional tem seu papel único dentro da equipe e, juntos, eles farão com que seu time de marketing conquiste resultados incríveis para a empresa. E que tal implementar ferramentas para que eles possam trabalhar juntos de forma mais dinâmica e eficiente? Para isso, leia agora mesmo nosso post sobre como usar o Google Docs para criar conteúdo em dupla ou em equipe!

Livros para Profissionais Criativos