Por Gustavo Grossi

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 07/12/2017. | Atualizado em 25/02/2019


Quer descobrir o que é um texto perfeito? Aqui, você não encontrará novidades mirabolantes, e sim os fatos que impedem o seu texto de alcançar a perfeição. Descubra agora!

Como sempre dizemos aqui no blog, o conteúdo é rei.

Você pode planejar, investir em design, em formatos inovadores etc. Sem um conteúdo poderoso, você não alcançará resultados muito ousados.

Pelo contrário, a blogosfera está repleta de conteúdos incríveis — verdadeiros monstros em tráfego e engajamento, diga-se de passagem. Eles investem horrores em UX, design, formatos? Se possível, sim. Mas na maior parte das vezes, não!

Então, o que faz um conteúdo encantador 99% das vezes? Um texto perfeito. Simples assim.

Quer saber mais sobre ele? Quer saber o que falta para você chegar lá? Temos uma oferta impressionante para você! Conheça:

O texto perfeito

Dê uma olhada neste blog post. À primeira vista, você vê algo de incrível nesse post? A maioria das pessoas dirá que não.

O blog é praticamente preto e branco, as fontes não são otimizadas para leitura e o design está totalmente desatualizado. Então, por que esse post minúsculo possui mais de 60 comentários e mais de 30 compartilhamentos somente no Facebook?

Simples: a resposta está no conteúdo. O autor sabe encontrar a sua audiência, e também já conhece precisamente o que ela quer saber! Isso torna tudo muito mais fácil, afinal o autor pode sintetizar a sua mensagem e focar os pontos mais importantes.

No entanto, até chegar a esse nível de qualidade, esse blog precisou de um tempo até adaptar as técnicas de SEO e copywriting em seu conteúdo, como um processo.

O planejamento

Planejar suas publicações é um processo que se renova constantemente. Toda vez que um conteúdo se destaca de alguma forma, isso deve ser analisado e as lições tiradas dessa análise devem ser aproveitadas em futuras publicações.

Basicamente, se você mantém uma frequência mínima de postagens, eventos como esse acontecem o tempo todo.

Portanto, ter um processo de planejamento desenhado (mesmo que em mudança constante) é essencial para um conteúdo. E, nessas horas, uma boa técnica de brainstorming vai te ajudar a renovar essas ideias (e filtrar as melhores)!

Por isso, no ebook Guia Definitivo do Texto Perfeito você aprenderá como planejar seus conteúdos da mesma forma que fazemos aqui nos blogs da Rock Content!

Os 4 Ps do copywriting

Promise, prove, picture e push. São esses os quatro requisitos que um texto perfeito deve seguir.

Ainda não entendeu? Eles existem para instigar a curiosidade dos seus leitores e, em seguida, atender a todas as suas expectativas!

Todo texto precisa conter uma promessa, uma oferta de valor que precede a leitura.

Essa promessa deve ser clarificada, seu contexto deve fazer sentido para a sua persona, como uma fotografia (picture) do assunto abordado em um texto.

Em seguida, essa promessa deve ser cumprida. Ou seja, o leitor deve entender o quanto a promessa realizada foi verdadeira. Botar seu conteúdo à prova (e cumpri-la) é essencial para construir a sua autoridade na web e garantir visitantes fieis em seu blog!

Por fim, a conclusão do texto e o call-to-action são o momento de push. Ou seja, hora de persuadir o leitor a praticar uma ação. Assim, você tem mais chances de manter o usuário engajado!

E, se o seu texto for perfeito, as práticas listadas acimas estarão internalizadas em sua produção de conteúdo — desde o planejamento até depois da publicação.

No entanto, atingir a perfeição não é simples. Listamos alguns itens básicos aqui, mas agora o que você precisa fazer é ir fundo nos detalhes e estudar!

Disponibilizamos um ebook completo para você criar textos perfeitos para o seu blog ou seus clientes! Nele, você terá acesso a essas e muitas outras dicas que o time de Marketing da Rock Content aplica diariamente.

Não chegamos à receita do texto perfeito à toa, pois praticamos isso diariamente, à exaustão. Mas você não precisa passar por isso. Baixe gratuitamente e descubra!

Guia definitivo do texto perfeitoPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto