Por Renata Figueiredo

Publicado em 09/04/2021. | Atualizado em 14/06/2021


O motion design é um segmento do design que mistura tanto os seus fundamentos com técnicas cinematográficas. Sendo uma importante ferramenta para a estratégia de conteúdo.

Para quem está de olho nas inovações em produção de conteúdo, conhecer quais são as tendências do motion design para este ano é um passo importante. Isto porque, esse é um segmento do design, não só bastante utilizado em diversas produções, mas que consegue juntar tanto os fundamentos quanto os processos de animação.

Nem precisa dizer que para a criação de conteúdo, principalmente, para a publicidade e marketing, o motion design oferece um conjunto de possibilidades criativas. Contudo, é importante acompanhar todas as novidades desse setor. 

Por isso, neste texto, resolvemos mostrar o que é e algumas das suas principais tendências para este ano. Confira!

O que é motion design?

Podemos dizer que motion design é a junção dos conceitos do design com vídeo. Isto é, se pega processos do segmento, como tipografia, ilustrações, formas geométricas, linhas, etc. E aplicam-se conceitos de movimentos. O objetivo principal é apresentar uma mensagem de forma visual e dinâmica.

Por trazer esse aspecto de movimento para uma peça de design, ele é bastante útil para a estratégia de conteúdo na internet, sendo utilizado nos trabalhos de marketing digital e publicidade de uma forma geral.

7 tendências de motion design para 2021

Agora que entendemos o que é motion design, fica mais fácil compreender quais são as tendências para este ano. Vamos conhecer algumas das principais a seguir!

1. Tipografia 3D

O uso de textura e padrões sempre foi uma estratégia interessante para destacar a tipografia. Esses processos foram cruciais para intensificar uma veia mais artística, sem retirar a sua funcionalidade de colocar a escrita em peças de design. 2020 foi o ano em que essa técnica se intensificou. Então, o que temos agora?

Para 2021, alguns processos devem continuar, como as texturas, mas a tendência é que muitos deles sejam transformados em 3D. Proporcionando letras mais realistas que dão a impressão de profundidade para quem vê. Além disso, como é próprio do motion, esses elementos não se apresentarão de forma estática, funcionando como tipos em movimento.

2. Ilustrações animadas

A ilustração é um recurso bastante popular no design, uma tendência antiga que vem acompanhando todas as mudanças mecânicas do setor, já que é possível fazê-las digitalmente. 

De fato, é um formato que traz muitas possibilidades de criação, como variedade e flexibilidade. Afinal, pode ser usada em diversas mídias, como pôsteres, panfletos, posts para rede social, blog e vídeos. 

Para 2021, a tendência é que se utilize a ilustração personalizada, com criação de personagens únicos que geram a simpatia do consumidor e que estejam relacionados diretamente com a imagem da marca.

3. Efeitos metálicos

Os efeitos metálicos são geralmente utilizados em segmentos do design mais específicos, como para estilos mais minimalistas, e também, para o design de produtos. Neste ano, existe a possibilidade de expansão do seu alcance, saindo um pouco desses nichos e indo para projetos mais variados.

Os designers que trabalham com esse estilo não têm distinção para criação, usando visuais como prata, chumbo e latão. No entanto, é no ouro que esse efeito se sobressai, justamente pela ideia de luxo e destaque que proporciona. Além disso, pode ser facilmente expandido para diversas texturas, como fosco, gravado, brilhante, etc. 

4. Imitações da natureza

É uma tendência dos últimos 10 anos, mas tem ganhado força mais recentemente, principalmente no último ano. Não é incomum encontrar diferentes peças feitas com cores que lembram essa coisa mais natural, mais terra.

As características, além dos tons terrosos, estão na imitação de elementos da natureza mesmo, como plantas, flores, frutas. Além do uso de luzes naturais, linhas suaves e muito verde, e efeito gradiente. É um bom estilo de design para quem procura uma sensação mais minimalista, também é muito flexível, podendo se misturar com outras tendências como a ilustração, colagem, etc.

5. Emojis

É muito difícil que exista alguém que tenha acesso à internet que não tenha visto um emoji. Eles são elementos bastante populares nas mensagens digitais e ganharam força com o uso de smartphones e redes sociais. A sua popularidade pode ser definida por vários motivos, mas, definitivamente, a capacidade ilustrativa de mostrar um sentimento, uma emoção ou um estado é o ponto. Nesse sentido, em 2021, o que podemos esperar?

Bem, eles definitivamente serão uma ferramenta de comunicação importante para o design de uma maneira geral. O que fará a diferença será de que forma: aspectos, como o lugar, a forma e também a criação de emojis farão bastante diferença nos próximos anos.

6. Mistura de 2D e 3D

Mesmo que o 3D seja bastante utilizado em boa parte das produções cinematográficas, as animações em 2D não perderam o seu espaço, principalmente em trabalhos mais estáticos, como ilustrações. O que acontece é que, nos últimos anos, existe um aumento de peças em que há a combinação desses dois estilos e isso promete se intensificar este ano.

O que encontramos é efeitos de sobreposição, integração de objetos, entre outras possibilidades misturando tanto animações em 2D quanto em 3D. Sendo utilizada em vídeos e anúncios publicitários.

7. Linhas finas

As linhas são elementos fundamentais para o design. Em algumas peças, elas são capazes de determinar transições, direcionamento e até dar destaque para algum detalhe. No caso do motion design, esse recurso se bem utilizado pode trazer os mesmos resultados e até ir além.

A tendência é que para 2021, seja possível usá-las para criar figuras que parecem feitas à mão. Isso garante um resultado único para as produções e pode ser integrado com outros elementos como o uso da tipografia, imagens, etc.

Ao longo deste texto, falamos sobre as principais tendências de motion design para este ano. Esse é um segmento do design bastante versátil capaz de mesclar tantos os fundamentos tradicionais com as tecnologias digitais recentes, principalmente, no quesito, animação. Por isso, entender seus conceitos e ficar atento às novidades é um fator importante para quem quer se especializar. Até porque, é uma ótima maneira de aproveitar o “boom” dessa área e conseguir entrar no mercado.

Falando em trabalho, caso esteja pensando em começar uma nova, convidamos a conhecer o nosso banco de talentos e iniciar sua carreira freelancer!

Posts populares com esse assunto

Os comentários estão desativados.