Por Lauro Lam

Jornalista, freelancer ful-time e praticante de esportes radicais.

Publicado em 12/02/2021. | Atualizado em 27/01/2021


A pandemia de coronavírus trouxe mudanças bem além do home office; ela influenciou nas tendências do design para 2021 e no comportamento das pessoas.

A pandemia do novo coronavírus trouxe várias modificações para a sociedade e teve impacto direto nas profissões. Muito além do home office, as atividades que tocam no sentimento das pessoas agora precisam ser mais cuidadosas e bem objetivas. É por isso que existem várias tendências em design que serão marcas em 2021.

Quer conhecê-las? Então venha com a gente e veja como elaborar artes e vídeos sintonizados com o que há de mais atual no mundo!

Por que acompanhar as tendências em design para 2021?

O principal motivo para você acompanhar as tendências em design é o posicionamento eficiente diante das necessidades dos clientes e também da sociedade como um todo. 

Sabendo-se que as pessoas mudam e os comportamentos também, nada melhor do que transmitir os novos conceitos nas peças elaboradas para redes sociais, sites institucionais, e-commerce, campanhas publicitárias etc.

Ao sintonizar com o que as principais marcas estão fazendo, certamente os seus trabalhos terão uma boa avaliação. Além disso, a atualização contribui com a evolução profissional, melhorando as suas produções.

Alinhando criatividade com as tendências em design, suas produções serão melhor avaliadas, aspecto fundamental para aumentar a carteira de clientes. Assim, a carreira de designer freelancer se torna mais bem sucedida, com ganhos consideráveis e mais motivação para encarar os desafios do dia a dia.

Afinal, elogios são muito bem vindos, mas a remuneração financeira é essencial para qualquer atividade profissional e com os designers isso não é diferente. Quem está sempre estudando e buscando as melhores soluções, frequentemente consegue melhorar os ganhos. Portanto, seguir as tendências é importantíssimo para você se aprimorar na profissão, almejando voos mais altos.

Powered by Rock Convert

Quais são as tendências em design para 2021?

Diante de um ano que já começa com uma grande expectativa da retomada da economia por conta da chegada da vacina contra a Covid-19, a carreira de designer freelancer deve deslanchar, pois as empresas perceberam o quanto necessitam investir na web e, também, nos meios de atração de novos clientes.

Para ajudar você a se destacar nessa área, selecionamos nove tendências em design que merecem a sua atenção e também investimento de tempo com foco em produções de qualidade e que despertem interesse dos clientes e seus respectivos públicos.

1. Minimalismo

Muito presente em projetos de Arquitetura e Urbanismo, o minimalismo tem se destacado no design há alguns anos e estará presente também em 2021.

Isso porque a estética está mais clean, organizada e com menos recursos que poderiam afetar no entendimento da mensagem. É aquela velha premissa: “menos é mais”. Inclusive, as cores suaves entram nessa tendência.

Elas acalmam e são bem mais atrativas em comparação ao neon, sendo naturais e com mais credibilidade. Mas a utilização das cores necessita de muita atenção, pois elas afetam nos sentimentos das pessoas, ou seja, é preciso trabalhar com suavidade para auxiliar nesse momento delicado em que estamos vivendo por conta do coronavírus.

Dessa maneira, os espaços em branco estão sendo utilizados com mais intensidade, deixando os elementos textuais e visuais devidamente agrupados para facilitar a visualização. Aspecto importantíssimo também nas visualizações nos dispositivos móveis.

2. Assimetria

O caos organizado é o que se pretende com a tendência da assimetria no design seja na web ou logotipos de marcas. No entanto, é preciso apresentar elegância e coerência com os elementos, inclusive por meio do minimalismo.

O uso mais intenso da assimetria se distancia dos conceitos de design existentes no passado, trazendo uma visão libertadora nas criações, movimentando os elementos em espaços em branco.

Assim, é como se nossos olhos estivessem passeando pelo layout ou por determinado logotipo, trazendo um olhar mais natural, belo e tranquilo.

Vale informar que as fontes simples e clássicas estão de volta e também podem ser incluídas nas tendências em design, evocando nostalgia, elegância e confiabilidade.

3. Visualização de dados

Uma das características do marketing digital é a apresentação de dados nas postagens sejam elas de texto, foto, áudio ou vídeo. Trata-se de uma tendência que está sintonizada com a atual política das empresas de otimização do tempo e aumento da produtividade.

No entanto, é preciso fazer com que as pessoas fiquem atraídas pelos números. É nesse momento que o design auxilia por meio de uma visualização atraente, simples e de fácil entendimento.

Por isso, a visualização de dados com arte é uma das tendências em design no sentido de ajudar as pessoas a entender a mensagem tendo como principal informação os números, ou seja, é uma maneira de simplificar o que geralmente tinha um peso na compreensão sem um devido cuidado com o aspecto visual. A sacada é facilitar a vida de quem vê, escuta ou lê!

4. Formas geométricas

As formas geométricas são tendências para 2021 em razão da queda da influência das abstratas e fluídas que estiveram em alta em 2019. Elas perderam espaço porque muitas criações não conseguiam refletir as reais necessidades das empresas.

Com as geométricas, fica mais fácil de obter peças consistentes que valorizem o conteúdo visual de uma determinada marca. Além de incorporarem cores suaves, as formas geométricas são facilmente reconhecidas, ou seja, passa uma mensagem coesa e minimalista.

São questões totalmente ligadas com o momento vivenciado pela humanidade. Agora, há mais gente preocupada com a saúde, com a qualidade de vida e com novas formas de simplificar a existência.

5. Desenhos naturais

Dentro desse contexto, os desenhos naturais ganharam força e são promessa para 2021 alinhados com as imagens 3D e ao visual plano. Assim, cria-se uma sensação de marca coesa.

Dessa maneira, caso você pretenda criar um bom volume de conteúdo visual, a dica é utilizar ícones com desenhos naturais, pois podem ser adaptados com elementos diferentes, principalmente nas mídias sociais, facilitando a compreensão do conteúdo seja ele em infográfico ou apresentações.

Entre os destaques que veremos neste ano em relação aos desenhos estão os tons de terra na fotografia. Afinal, a natureza sempre foi uma parte essencial no design de marca.

Cores mais naturais e com iluminação leve serão bem exploradas nas camadas tão quanto as fotos naturais, deixando de lado as poses que já não recebem tantos aplausos do público.

6. Modo escuro

Depois de obter sucesso ao longo de 2020, o modo escuro na web é uma das tendências em design para 2021, com avanços nos aplicativos, redes sociais e sistemas operacionais.

Isso porque é um visual elegante e moderno, destacando os elementos e ainda contribui para reduzir o cansaço visual. Tanto é que até mesmo o Twitter adotou essa tendência.

Portanto, as marcas não podem deixar de lado essa opção de modo escuro, pois é uma necessidade que chama a atenção e ainda cativa o público.

7. Desenhos sobrepostos

Os desenhos sobrepostos também se encaixam no conceito de minimalismo e permitem que os designers agrupem elementos enquanto mantêm espaço em branco suficiente na imagem para ajudar na legibilidade.

Além disso, as sobreposições adicionam profundidade nas imagens, colocando os elementos em camadas um sobre os outros. Ao ser bem executado, faz com que a criação fique atraente e causem envolvimento, ou seja, auxilia na conquista dos olhares.

8. Vídeos no texto

Os vídeos no texto ganharam espaço com o isolamento social imposto pela pandemia e vão continuar sendo uma das fortes tendências em design ao longo de 2021.

Assim, o conteúdo fica mais leve e auxilia no processo de entendimento da persona, principalmente nas redes sociais. Afinal, bilhões de pessoas acessam diariamente vídeos, ou seja, trata-se de um aspecto que as marcas não podem ignorar seja em motion graphics animações ou em stories animados.

9. Autenticidade

Ao longo da pandemia, muitas marcas conseguiram se destacar por meio de ações criativas, institucionais e solidárias. A autenticidade foi uma espécie de marca que se manterá nas tendências em design em 2021.

As mensagens estão mais sensíveis e ganham força quando apoiam boas causas. Portanto, vale a pena investir em ações sociais como meio de presença de marca assim como o relacionamento com os colaboradores e clientes. Destacar as boas práticas é uma ótima ação para valorizar a marca.

Como aplicar essas tendências em seus trabalhos como designer?

A primeira dica é você sempre conversar com o cliente sobre os objetivos de determinada empreitada, mudança do logo ou, até mesmo, a criação de marca.

Com as informações claras e coesas em sua mente, destine algumas sugestões que tenham essas tendências em design, demonstrando as vantagens e como podem auxiliar na conquista das estratégias previamente definidas.

É importante sempre se manter atualizado, fazendo cursos na área e também treinando seja em uma criação que será comercializada ou em algo elaborado por hobby.

Quanto mais você inserir esses elementos que são tendência em suas artes, mais chance haverá de melhorar a qualidade dos trabalhos. Assim, certamente novos contratos poderão ser fechados, viabilizando parcerias duradouras.

Nunca deixe de explorar a sua criatividade e fique sempre atento às orientações dos clientes quanto ao público a ser atingido e meios de divulgação de determinada peça.

As redes sociais são um excelente mercado para você praticar as tendências. Vale a pena pedir opiniões de colegas de profissão e também em grupos da profissão. Com isso, haverá uma constante evolução, fazendo com que seu trabalho ganhe mercado e boas rentabilizações.

Como aplicar essas tendências no marketing digital?

Sendo o marketing digital um universo totalmente propício para o trabalho de um freelancer em design, nada melhor do que aplicar essas tendências nas postagens seja em redes sociais, blogs ou sites dos clientes.

Inclusive, muitas tendências do marketing digital para 2021 estão entrelaçadas com as do design, ou seja, dá para unir o útil ao agradável.

Um exemplo é a interatividade com o público, valorizando as experiências em tempo real. Trata-se de um momento totalmente propício para os vídeos no texto, como no caso das lives divulgadas no Facebook, Instagram ou Twitter.

Os infográficos também estão em alta no marketing digital e refletem a experiência obtida por meio da visualização dos dados, criação que necessita de um designer para facilitar o entendimento dos números.

Importância da interação

E não para por aí. Os conteúdos interativos continuam fortes tão quanto a humanização das marcas. Nesse aspecto, as tendências do design fazem um par perfeito.

Afinal, as criações estão alinhadas com os sentimentos de motivação, positividade, esperança, enfim, é uma corrente para vencer os obstáculos impostos pelo coronavírus em todo o mundo.

Dessa forma, é possível aplicar as tendências do design no marketing digital por meio de criações que valorizem o lado humano das marcas. Isso porque todas as empresas seja elas físicas ou online necessitam de pessoas para funcionar, ou seja, estamos falando com pessoas e não máquinas.

Como os clientes também são seres humanos e não robôs, as companhias estão em alerta para produzirem de acordo com as necessidades dos seus públicos, valorizando o que atrai e contribui para o bem-estar das pessoas.

Dentro dessa premissa, os conteúdos precisam ter qualidade, ser autênticos, com informações bem apuradas e baseadas em fontes confiáveis, com um aspecto visual atraente que traga paz e tranquilidade.

Por isso, a estética das obras de design seja um logotipo ou uma arte deverá seguir as tendências de agradabilidade, boa fluidez, minimalismo, nostalgia e outras vertentes que focam no entendimento correto por parte do público.

Assim, vale a pena você se aprimorar nessas tendências do design para se destacar na área. Afinal, quem é freelancer precisa sempre oferecer o que há de melhor no mercado, conquistando cada vez mais clientes para se firmar nesse ramo altamente competitivo.

E você, já atua como design, mas ainda não faz parte do banco de talentos de freelancers da Rock Content? Então não perca mais tempo e faça a sua inscrição agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *