Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 07/02/2019. | Atualizado em 31/01/2019


Você já sabe que os vídeos são o formato preferido do público. Mas conhece as tendências de vídeo marketing de 2019? A gente te conta!

Você sabe quais são as principais tendências de vídeo marketing para 2019? Separamos as principais novidades do audiovisual para a sua empresa!

Sem dúvidas, 2018 foi um dos melhores anos para os vídeos online. Esse tipo de conteúdo dominou a rede e invadiu praticamente todas as plataformas. Basta acessar o feed das principais redes sociais para ver dezenas de vídeos postados por internautas e marcas.

Toda essa popularidade do vídeo marketing não é à toa. Conteúdos audiovisuais são melhores em atrair, engajar e fidelizar consumidores. De fato, 76% dos profissionais de marketing afirmam que os vídeos online ajudaram a aumentar as vendas.

E para que a sua marca não fique para trás na corrida pela atenção da audiência, você precisa conhecer as tendências de vídeo marketing que vão bombar em 2019. Vamos nessa?

Tendências no vídeo marketing

Não dá para falar sobre marketing sem citar o uso de vídeos. A internet mudou profundamente os hábitos de compra dos consumidores. Antes de fechar negócio, eles buscam por informações sobre as marcas e produtos.

E nesse sentido, o vídeo marketing atua como uma ferramenta poderosa em estratégias de marketing de conteúdo. Afinal, os vídeos informam, entretêm e divertem. De acordo com a Video Brewery, 90% dos compradores online preferem comprar de marcas que exibem seus produtos em vídeo.

Ao contrário de um blogpost, um vídeo permite exibir os seus produtos e serviços em todos os ângulos. E o melhor, em funcionamento. Dessa maneira, é mais fácil convencer os potenciais clientes das qualidades e benefícios que eles oferecem.

Ou seja, os vídeos vieram para ficar e a sua empresa precisa investir nesse segmento em 2019. E para aproveitar tudo que o formato tem para oferecer, confira a seguir oito tendências de vídeo marketing para se inspirar:

1. Webinars

Com certeza você já ouviu falar ou até participou de um webinar, os atuais queridinhos do vídeo marketing. Essa ferramenta nada mais é do que um seminário ou apresentação transmitida pela internet para discutir algum tema específico.

Bastante versátil, o webinar também oferece uma série de benefícios, como:

  • pode ser encaixado em qualquer estágio do funil de vendas da empresa;
  • são fáceis e baratos de produzir;
  • a interação com o tempo real estimula o engajamento do público e
  • geram mais conversão de leads e vendas.

Além disso, existem diversos formatos de seminários online. Cada um deles é voltado para um tipo objetivo, como apresentações de novos produtos ou funções, perguntas e respostas e até entrevista com especialistas.

Seja qual o tipo de webinar escolhido, é importante realizar um planejamento de todo o conteúdo que será apresentado para tirar o máximo de proveito desse formato.

2. Transmissões ao vivo nas redes sociais

Com ferramentas de transmissão ao vivo disponíveis em praticamente todas as redes sociais, os vídeos ao vivo são uma verdadeira febre. Para você ter uma ideia, mais de 13% de todo o tráfego de dados da internet em 2018 vieram das lives. E ao que tudo indica, elas devem crescer ainda mais em 2019.

E motivos para isso não faltam. Ao fazer uma transmissão ao vivo, o público tem a impressão de que a marca está conversando diretamente com eles. E isso humaniza a sua empresa.

Além disso, esse formato é um convite para a interação. Praticamente todas as plataformas permitem que o público envie perguntas e sugestões por meio de chat em tempo real.

Uma live pode ser utilizada para exibir novos produtos e serviços, realizar tutoriais, seminários, cobrir eventos empresariais, responder dúvidas da audiência, entrevistar especialistas e muito mais.

Join the Q&A with Chris Cox about Facebook Live.

Posted by Facebook on Wednesday, April 6, 2016

3. Vídeos para os Stories do Instagram

O Instagram Stories é uma das funções mais populares dessa rede social, com mais de 400 milhões de usuários ativos todos os dias.

E um público em potencial tão grande tem atraído a atenção de um número cada vez maior de marcas. Assim, a ferramenta se transformou em uma das maiores tendências de vídeo marketing para 2019.

Mas para ter sucesso com o Instagram Stories, não basta usar os recursos básicos e postar imagens estáticas. É muito importante incluir os vídeos nessa estratégia.

Além de todas as vantagens que os vídeos já apresentam, como maior engajamento e poder de conversão, usar vídeos nos Stories do Instagram permite:

  • demonstrar novos produtos e funcionalidades avançadas;
  • realizar transmissões ao vivo e
  • entrar em contato com o público em tempo real através do chat.

E como o recurso apresenta destaque dentro do feed da rede social, as marcas que apostam nos Stories atraem mais alcance orgânico, algo difícil de conquistar em outras redes sociais.

4. Vídeos com drones

O uso de  drones nas filmagens se transformou em uma das tendências de vídeo marketing mais interessantes de 2019. Essas pequenas naves controladas à distância estão revolucionando a produção audiovisual no cinema e também no marketing.

Os drones permitem que você explore ângulos impossíveis de filmar de outro jeito. Dessa maneira, você oferece ao público uma experiência sensorial inigualável. E de quebra ainda se destaca da concorrência.

Imagine filmar a inauguração de um novo ponto de venda e usar um drone para mostrar tomadas aéreas do estabelecimento. Ou usar um desses equipamentos para capturar imagens incríveis dos bastidores da empresa ou de um evento corporativo.

E embora esses equipamentos custassem uma pequena fortuna há alguns anos, hoje já é possível encontrar bons modelos por preços a partir de 2.500 reais.

5. Vídeos em 360 graus

Entre as tendências de vídeo marketing mais promissoras no momento, estão os vídeos em 360 graus. Esse tipo de conteúdo permite captar todo o ambiente ao redor da câmera.

Produzido com equipamentos especiais, esse formato de vídeo permite ao público experimentar tudo o que aconteceu no ambiente de gravação, e não apenas ao que está sendo filmado.

Assim, a imersão em vídeos em 360 graus é muito maior que em vídeos tradicionais. E ao apostar nesse formato, a sua marca ganha destaque frente aos concorrentes. Afinal, esse nicho ainda é pouco explorado.

Vídeos esse tipo podem ser utilizados para mostrar ao público as instalações internas da sua empresa ou acompanhar algum evento corporativo, por exemplo.

E aos poucos, as principais plataformas de vídeo, como Facebook e YouTube, passam a permitir aos usuários postar e consumir vídeos em 360 graus. Dessa maneira, esse tipo de conteúdo fica cada vez mais popular e acessível.

6. Vídeos em parceria com influenciadores digitais

A internet deu relevância a uma novo tipo de celebridades, chamados de influenciadores digitais. Esses produtores de conteúdo são os ídolos da nova geração, capazes de influenciar gostos, escolhas e preferências do público.

Por causa da grande relevância dos influenciadores digitais, muitas marcas têm apostado em parcerias na produção de conteúdo. São as chamadas collabs, uma das grandes tendências em vídeo marketing do momento.

Nesse formato de vídeo, as marcas enviam produtos para que influenciadores testem e falem sobre ele em seus canais. Outra opção é convidar esses produtores para conhecer, por conta da empresa, algum espaço ou participar de eventos.

Apostar nas collabs permite que a sua marca alcance um grande público e se beneficie da autoridade e credibilidade do influenciador digital. E, assim, atraia a atenção de novos consumidores em potencial.

7. Vídeos em motion graphics

Conteúdos em vídeo são naturalmente mais dinâmicos e didáticos que outros formatos. Mas é possível convencer e encantar com ainda mais eficiência usando o motion graphics.

Essa técnica reúne recursos de animação e design para criar elementos gráficos, como formas, cores e linhas, que se movimentam pela tela e contam histórias.

Assim, é possível usar esses elementos para explicar conceitos complexos para o público e dar uma cara mais moderna para os seus vídeos. Em vez de narrar dados numéricos, nada melhor que desenhar na tela para que a audiência compreenda tudo com mais facilidade!

E por ser bastante barata, atrativa e cativante, está entre as maiores tendências de vídeo marketing para os próximos anos. Diversas marcas estão utilizando o motion graphics em vinhetas, vídeos institucionais e até em propagandas.

8. Vídeos com interação direto na tela

Uma das razões que levam as empresas a apostarem na produção de vídeos é converter leads e vendas.

Uma estratégia utilizada para aumentar a conversão em conteúdos audiovisuais era o uso de Call to Actions (CTAs) “falados”. Ou seja, o narrador convidava o público a fazer alguma ação, como acessar um site, se inscrever em uma newsletter ou baixar um material.

Porém, só isso não é mais tão eficiente. Como o público precisa sair da tela do vídeo para concluir a ação, acaba se dispersando do conteúdo.

Nesse sentido, uma das novas tendências de vídeo marketing par 2019 é a inserção de gatilhos de conversão diretamente dentro do vídeo.

De cara, a aplicação de gatilhos diretos apresenta algumas vantagens, como:

  • Não é necessário redirecionar o público para outra tela, já que a ação pode ser realizada diretamente no player;
  • A geração de leads é feita com mais rapidez em relação aos métodos tradicionais;
  • O público não precisa abandonar o conteúdo para fazer a ação solicitada.

Existem diversos tipos de gatilhos diretos que podem ser inseridos nos vídeos, como CTAs, captura de emails, formulários, contadores, timer de escassez e meios de pagamento.

O vídeo marketing veio para ficar e não há indícios de que essa estratégia perderá poder em 2019. Seja por meio de lives, conteúdos em redes sociais e até usando drones, esse formato é o mais indicado para se comunicar com o público com muito mais eficiência.

Mas para não ficar para trás na corrida pela atenção do público, é fundamental acompanhar de perto as tendências de vídeo marketing. E claro, escolher a mais adequada para os objetivos do seu negócio.

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

Conteúdo produzido em parceria com a VidMonsters.

Posts populares com esse assunto