Por Anelise Margotti

Mãe, mulher, amiga, dona de casa, empreendedora estudante, curiosa incansável e freelancer com orgulho.

Publicado em 02/12/2020. | Atualizado em 12/11/2020


As tendências de trabalho freelance para 2021 passam pelas investidas de melhoria dos mecanismos de pesquisa e culmina com a mudança de foco do mundo offline para a ampla gama de possibilidades do âmbito digital.

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Nas tendências de trabalho freelance para 2021 a integração entre SEO, CRO e UX evidenciará algumas profissões. A necessidade de ampliação de todas as estratégias e cuidados com foco em pessoas demonstra a importância de prover experiências digitais mais qualificadas antes de aplicar táticas de venda.

O profissional precisa se manter alinhado a essas tendências, antecipar as demandas das empresas quanto as boas práticas de otimização e encontrar um lugar no mercado com baixa expectativa de substituição por soluções tecnológicas.

Neste contexto, atentar para conceitos mais evidentes, como processamento de linguagem natural, compreensão das intenções de pesquisa e requisitos técnicos intrínsecos à digitalização dos negócios, como cybersegurança, velocidade de carregamento das páginas, análise de dados e web design, também é imprescindível.

Entretanto, o aspecto humano não deve ser negligenciado. Por esse motivo, as tendências de trabalho freelance para 2021 abrangem ainda o crescimento do marketing de influência e do marketing de comunidades. Você ficou curioso sobre como esses aspectos podem ampliar as possibilidades de trabalho para os próximos anos? Então continue a leitura!

Experiência de usuário (UX)

UX significa projetar experiências digitais para suprir uma demanda do usuário, seja durante a sua jornada de consumo, seja para garantir o amplo acesso à informação de valor. Enxergar a perspectiva do usuário é garantir qualidade em todos os pontos de contato e um relacionamento cada vez mais próximo entre a lead e a marca.

Conforme falamos, UX, SEO e CRO estão cada vez mais alinhados. De acordo com o Google, os buscadores tendem a considerar cada vez mais os chamados “sinais UX” em suas classificações.

Essa mudança enfatiza a necessidade de aplicação das métricas do Core Web Vitals, que quantificam o atendimento dos sites quanto a aspectos que reforçam essa boa experiência, como usabilidade, velocidade de carregamento das páginas, nível de interatividade e estabilidade do conteúdo.

Mas também ressalta a relevância do Marketing de Conteúdo, uma vez que a experiência do usuário também está intimamente relacionada com a qualidade das informações disponibilizadas. Logo, prover o conteúdo adequado no momento mais oportuno para suprir demandas tão específicas e imediatistas é crucial.

Dessa forma, a atividade freelance nos segmentos de Customer Success, redação web, desenvolvimento web, construção de softwares e criação de aplicações móveis tendem a se destacar. Além disso, saber otimizar os requisitos técnicos de sites, blogs e e-commerces será um grande diferencial para os profissionais.

Search Engine Optimization (SEO)

Otimizar os sites para os mecanismos de pesquisa se tornou imprescindível para destacar negócios digitais em um contexto tão competitivo. Entretanto, sempre surgem novas técnicas para aumentar a visibilidade das páginas nas SERPs.

A pesquisa semântica, por exemplo, é uma dessas novidades. Todos os aspectos de SEO são moldados pela forma como as pessoas fazem pesquisas na Internet. O problema é prover aos mecanismos de pesquisa um nível de compreensão suficientemente bom para interpretar acertadamente o anseio do usuário.

Em um futuro muito próximo, o aprendizado de máquina será responsável pela compreensão das diferenças sociais, culturais e estruturais responsáveis pela falta de homogeneidade nas consultas dos buscadores.

A ferramenta assumirá a responsabilidade de interpretar qualquer demanda em vez de colocar sobre o usuário o ônus de criar uma sequência perfeita de palavras no campo de pesquisa. De forma mais simples, o algoritmo poderá entender frases incompletas, aleatórias e gramaticalmente incorretas, com base em dados históricos e comportamentos humanos devidamente registrados.

Os cientistas de dados e profissionais que souberem lidar com qualquer etapa de engenharia de software serão responsáveis pela operacionalização da tecnologia por trás de toda essa evolução e, por isso, terão um valor inestimável para o mercado de trabalho.

O que muda

Mas a revolução no modo como as informações são apresentadas para os usuários da Internet não está apenas relacionada aos aspectos técnicos de SEO: a mudança também tem a ver com UX.

Como a compreensão de que o conteúdo deve ser otimizado para pessoas e não para os algoritmos é extremamente relevante, os profissionais que souberem adaptar o conteúdo para os motores de pesquisa sem prejudicar a inteligibilidade das informações terão grandes oportunidades de trabalho.

Pense em como você, como um profissional freelance de grande conhecimento nas principais técnicas de SEO, teria valor para o mercado se pudesse colocar qualquer negócio na posição zero do Google? Segundo a Ahrefs, as empresas que implementaram otimizações com foco na intenção de pesquisa tem um aumento de 677% no tráfego orgânico de suas páginas.

Por isso, além de entender mais profundamente o comportamento do usuário, o profissional que se dedicar ao mapeamento de conteúdo, planejamento e redação web também precisará compreender as tendências por trás dos dados.

Por isso a visualização de dados também será uma habilidade muito requisitada, para todo e qualquer tipo de profissional que lida com esse contexto altamente digitalizado.

Powered by Rock Convert

Conversion Rate Optimization (CRO)

O CRO é outro conceito que se tornou relevante para o mercado digital. Basicamente, consiste na capacidade de ajustar a experiência do usuário para aumentar o volume de conversões, seja na transposição de etapas do funil, seja para a efetivação das vendas.

Esse processo é subsequente aos resultados obtidos com as boas práticas de SEO: depois de atrair um tráfego significativo e garantir a visibilidade do seu site nas classificações dos mecanismos de pesquisa, é preciso usar técnicas de otimização para fazer com que os visitantes permaneçam na página e tenham uma experiência de acesso memorável.

Além de aumentar as conversões e facilitar o processo de fidelização, a capacidade de aplicar as melhores práticas de CRO aumenta o ROI dos esforços de marketing. Então, um profissional freelance com habilidades para aplicar essas técnicas facilmente se destacará.

Veja a seguir, cada aspecto relacionado a essas boas práticas de otimização para conversões. Elas ressaltam a importância de profissionais ligados aos segmentos de design web, desenvolvimento de aplicativos, transcrição e segurança digital.

Curso de Conversion Rate Optimization (CRO)Powered by Rock Convert

Otimização para celular

50% das pessoas não comprarão de uma marca que tenha um site mal projetado para dispositivos móveis. Se você considerar que esse percentual pode significar a permanência de uma empresa no mercado, certamente será um grande diferencial saber como fazer as devidas adaptações para transformar um site em mobile-friendly.

Os profissionais freelance de desenvolvimento web terão um papel crucial nessas adaptações. Além disso, será possível garantir boas oportunidades de trabalho junto às empresas mais antenadas no comportamento o usuário, que compreendem a importância de criar aplicativos para manter o engajamento da audiência e facilitar o processo de fidelização.

Transcrição e tradução

Embora a ênfase em experiências móveis e conversões não seja novidade, o ritmo tem acelerado com o comportamento omnichannel dos usuários. A demanda por assistentes de voz e experiências de pesquisa móvel também tende a aumentar, a medida em que os usuários se tornam mais multitarefas.

Além disso, o aumento do número de pessoas que acompanham as notícias e seus programas favoritos pelos podcasts reflete essa tendência para o consumo de conteúdos de mídia. As empresas têm percebido o quanto é importante disponibilizar conteúdos em diferentes formatos (áudio, vídeo, texto), para potencializar a repercussão e os resultados de engajamento.

Nesse contexto, os profissionais que realizam a transcrição e tradução de conteúdo também podem se destacar, assim como freelancers para a produção e edição de vídeos e áudios.

Dados e Design

O modo como as empresas usam os dados obtidos a partir da análise do comportamento dos seus visitantes para criar designs e, consequentemente, experiências mais adequadas de visitação, também reafirmam a importância da integração entre requisitos de CRO e UX.

Nessa aplicação de conceitos, várias competências são requeridas. Dentre elas a capacidade de visualização de dados e interpretação das inúmeras ferramentas que podem ser usadas para a obtenção de informações, como mapas de calor e rastreamento de cliques.

Além disso, os freelancers de design precisam compreender as principais tendências de classificação das SERPs e aplicar táticas para não comprometer o desempenho das páginas com um grande volume de recursos e interatividade.

Video marketing

Em todos os pontos de contato com o público as primeiras impressões são importantes. Portanto, além das tendências em design visual e gráfico na reafirmação da preferência por uma marca, mais uma vez os produtores e editores de vídeo podem se beneficiar da necessidade de prover conteúdos mais dinâmicos para os usuários.

Presenciamos o aumento do vídeo marketing, tanto nos setores B2B quanto nos B2C. Em 2020, 92% dos profissionais de marketing relataram que o vídeo foi parte importante de sua estratégia de marketing digital.

Em 2021, essa tendência continuará, pois o conteúdo baseado em texto não compete diretamente com o poder do vídeo para atrair, envolver e encantar o público — 66% das pessoas preferem assistir a um vídeo curto para aprender sobre um produto ou serviço contra 18% que priorizam artigos.

Além disso, o marketing de influência, a produção de webinars e as transmissões ao vivo farão parte da nossa rotina. Isso demandará cada vez mais qualidade, para atender a um público a cada dia mais exigente e naturalmente acostumado à exposição — por isso o aumento global de usuários do TikTok e o lançamento do seu competidor direto, o Instagram Reels.

Conteúdo interativo

O conteúdo interativo é uma grande tendência do Marketing de Conteúdo. Ele favorece o alto volume de compartilhamentos, a interação e a qualidade da experiência do usuário. 93% dos profissionais de marketing avaliam o conteúdo interativo como um método altamente eficaz para educar as leads e os clientes em potencial.

Dentre as principais tendências de trabalho freelance para 2021, um dos grandes destaques é para o profissional de marketing capaz de aliar conhecimento na ciência de dados e boas práticas de design e desenvolvimento web.

O conteúdo interativo gera o dobro de conversões se comparado ao conteúdo passivo e oferece uma experiência de marca mais envolvente e memorável. É claro que existem ferramentas que automatizam o processo de criação, mas poder contar com profissionais especializados é sempre uma boa opção para qualquer trabalho.

Segurança digital

Não podemos falar de tecnologia sem expor as vulnerabilidades inerentes à digitalização dos processos e o crescimento do número de usuários remotos, que acessam, por meio de seus próprios dispositivos, os sistemas gerenciais e repositórios de dados críticos das empresas onde trabalham.

É preciso aplicar boas práticas para evitar a exposição de dados e as brechas de segurança tão temidas pelas empresas. O usuário, que recebe o nome humanware quando integra uma infraestrutura de TI, é o elo mais fraco nas investidas para a segurança de dados das empresas.

Além disso, a partir da aplicação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as empresas precisam adequar os canais de comunicação e de atendimento para inibir a coleta, tratamento, uso e compartilhamento de dados de terceiros sem a devida autorização.

O vazamento e o roubo de dados podem gerar consequências irremediáveis para a manutenção de uma empresa no mercado, tanto pelo comprometimento da credibilidade quanto pelo ônus financeiro de processos jurídicos e aplicações de multas.

Os profissionais do setor de direito que advogam em favor do compliance corporativo terão grande relevância nesse contexto, assim como consultores freelance de cybersecurity e desenvolvedores web que entendem as boas práticas relativas à segurança digital.

Dentre as principais atribuições nesse segmento, destacam-se:

  • instalação de certificados de segurança nos sites, como o SSL e TSL;
  • criação de uma política adequada quanto ao uso de cookies;
  • criação de uma política de contingência para minimizar a proporção de um possível incidente;
  • aplicação das devidas configurações de privacidade para a veiculação de anúncios;
  • aplicação de metodologias para a gestão de identidade e acesso (Identity and Access Management — IAM), entre outras.

Novos modelos de Marketing Digital

Além da manutenção do Marketing de Conteúdo como a principal estratégia de Marketing Digital, o que evidencia a participação ativa dos planejadores, redatores e revisores web, outras modalidades de marketing elevarão a atuação de freelancers, como marketing de influência e de comunidades.

Marketing de influência

Se você está em qualquer tipo de mídia social, provavelmente reconhece a importância dos influenciadores digitais e como eles alinham o conteúdo disponibilizado para o seu público com a estratégia de marketing de relacionamento de algumas marcas — 87% das pessoas relatam que são inspirados pelos influenciadores.

O marketing de influência potencializa o envolvimento do público e endossa o poder das recomendações, que são grandes motivadores para a efetivação de um processo de compra. Segundo a Onalytica, as estratégias mais relevantes contarão com profissionais que respondem pelas marcas como:

  • influenciadores sociais;
  • criadores de conteúdo;
  • palestrantes em eventos;
  • analistas da indústria.

Marketing de comunidades

As comunidades online são ambientes onde profissionais de um determinado segmento podem se relacionar: trocar experiências, aprender e se apoiar. É preciso contar com profissionais capazes de garantir o engajamento nesses canais corporativos, para a promoção de uma comunicação natural e constante.

Ao ressaltar as principais tendências de trabalho freelance para 2021 percebemos o quanto nós, como profissionais, devemos acompanhar as tendências que alteram o comportamento do mercado e exigem a adaptação dos negócios.

A grande verdade é que a adequação exige muito mais que aprender uma profissão. Neste contexto, serão requisitadas habilidades para embasar a digitalização dos processos — desenvolvimento web, compressão da tecnologia, capacidade de lidar com dados e de entender o comportamento das pessoas, por exemplo.

As soft skills também estarão em alta, como a capacidade para a tomada de decisão, adaptabilidade e facilidade de exercer funções de forma colaborativa.

Agora que você conhece as principais tendências de trabalho freelance para 2021, que tal descobrir como profissionalizar a sua carreira?

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto