Por Juliana Siqueira

Jornalista com mais de dez anos de experiência e copywriter.

Publicado em 18/01/2021. | Atualizado em 25/01/2021


Não basta ser um bom profissional. A área de copywriting exige atualização constante para alcançar o sucesso verdadeiramente!

Se você é daquela época em que a Internet era “tudo mato”, provavelmente já acompanhou várias tendências por aqui! Quem trabalha nesse universo precisa estar muito atento a elas, compreendê-las e buscar sempre inovar para se destacar no mercado. Nesse cenário, estar de olho no que o copywriting reserva para 2021 pode ser um dos principais passos para você se dar bem!

Mas, afinal, o que deverá ser o foco daqui para frente? Em que você deve investir? O que os seus clientes esperam de você? De que forma você pode entregar um trabalho que realmente renda bons resultados? É justamente sobre isso que trataremos neste artigo! Continue a leitura!

Importância de conhecer as tendências

Antes de se aprofundar nos conhecimentos requeridos para o copywriting, porém, é essencial entender a importância de conhecê-los. Um trabalho pode ser muito mais bem executado quando o profissional realmente compreende por que deve seguir por determinado caminho em detrimento de outro. Não se trata de acompanhar tendências ao léu.

Conhecê-las é fundamental porque o mercado busca pessoas capazes de produzir resultados cada vez melhores. Você pode fazer algo muito bem-feito, escrever superbém e, até mesmo, ser alguém premiado pelo que faz. Mas se não se atualizar, possivelmente ficará para trás. Muito do que deu certo no passado já não faz sentido hoje.

7 tendências para colocar em prática

Ao longo do tempo, as técnicas de copywriting foram se aprimorando. Hoje, páginas e mais páginas que tratam sobre um mesmo assunto ou produto são normais. A concorrência na Internet está cada vez maior. Esse cenário exige muito mais de você.

Foi justamente por isso que separamos as tendências abaixo, para que não fique de fora de nenhuma delas!

1. Produza storytelling

Antônio acabou de perder o emprego. Diante dos muitos boletos para pagar, ele resolveu fazer uns freelas enquanto não encontrava outro trabalho. No entanto, no meio do caminho, esse jovem percebeu que podia faturar muito mais. Ele se especializou, conseguiu bons clientes, e hoje trabalha em casa, ganha muito mais do que antes e atua como sempre sonhou.

Ficou com vontade de saber mais sobre a história do Antônio? Você clicaria em algum link para conhecê-la melhor? Identificou-se com algumas partes? Pois é! O storytelling tem esse poder de atrair os leitores!

Ao contar uma história de sucesso, essa técnica chama a atenção, motiva as pessoas, faz com que elas tenham curiosidade de absorver o conteúdo, entre outros benefícios. É um recurso rico e valioso que quem trabalha com copywriting tem nas mãos.

Mini-curso de Storytelling: Conquiste sua audiência contando boas históriasPowered by Rock Convert

2. Faça conteúdos personalizados

Existiu uma época em que prevalecia a ideia de que quanto mais leitores/visualizações, melhor. Nessa realidade, os números eram muito mais importantes do que o real interesse das pessoas pelo conteúdo.

Hoje, o pensamento já é muito diferente. Pouco vai adiantar que um conteúdo, até mesmo, viralize se ele não chegar a quem verdadeiramente se interessa pelo produto ou serviço oferecido no material.

Por isso, é essencial investir em conteúdos personalizados. Pesquise bastante o seu público-alvo, as suas preferências e tente pensar como se fosse ele. Isso fará com que a produção seja muito mais atrativa e chegue, de fato, a quem se espera.

Criando conteúdos para sua persona: tudo que você precisa saberPowered by Rock Convert

3. Continue investindo em social media

As mídias sociais ainda fazem parte da vida das pessoas de maneira intensa. É delas que muita gente se lembra na hora de expor diversos momentos e histórias, para passar momentos de lazer e até para buscar por produtos e serviços. Então, nada de desprezá-las!

Essa área continua em alta e a todo vapor. É preciso ir até onde as pessoas estão. Tenha sempre isso em mente!

4. Conte com blog posts longos

Você já deve ter ouvido por aí algumas vezes que na Internet tudo tem que ser rápido, certo? Vídeos, áudios, textos. Nada de escrever muito.

No entanto, não é para isso que as tendências do copywriting apontam. Sim, é verdade que vídeos e textos curtinhos fazem sucesso e têm sua importância. Mas eles não são os únicos.

Quem realmente se interessa por determinado conteúdo terá, sim, vontade de saber mais sobre ele. Algo raso, pouco detalhado, que não traga um real aprendizado, pode ter pouco valor aos olhos de quem lê.

Não tenha medo dos textões. Invista em formatos longos, de 2k ou 3k de palavras, por exemplo. Mas não se esqueça: eles precisam ser realmente interessantes. Algo volumoso, mas sem embasamento, só será cansativo.

5. Faça títulos chamativos, mas “reais”

Não há dúvidas de que o título é muito importante, não é mesmo? Ele é uma das portas de entrada para um dado material. A criatividade, nessas horas, conta muito!

Em determinada época, já se pensou que os títulos deveriam ser extremamente originais, até mesmo um pouco forçados, para conseguir cliques. No entanto, a longo prazo, isso quebra a relação de confiança com os internautas.

Coloque em destaque aquilo que o material realmente oferece. Se o leitor acessou o conteúdo para ver algo e isso não se concretizou, os resultados podem ser muito decepcionantes.

6. Não abuse dos links internos

Utilizar links internos é relevante, pois ajuda no engajamento, faz com que o leitor tenha acesso a mais materiais de um determinado local e se aprofunde no assunto, entre outros benefícios.

Porém, isso não quer dizer colocar links aleatórios, sem uma boa pesquisa antes. Opte por aqueles que realmente fazem sentido naquele contexto e que verdadeiramente vão fazer com que o leitor queira acessá-los.

Powered by Rock Convert

7. Mude sempre que preciso

Por fim, o copywriting segue uma série de técnicas e tendências. Entretanto, isso não quer dizer que elas são rígidas e eternas. Conheça seu público, entenda o que ele gosta e não tenha medo de mudar a rota sempre que preciso.

Mais do que saber o que é importante para ter sucesso, é essencial estar sempre disposto a se adequar àqueles que se interessam pelo conteúdo que você produz. Com isso, irá muito mais longe na profissão!

O copywriting é uma área promissora, que oferece uma série de oportunidades para os diversos envolvidos. Entretanto, para realmente obter êxito, é essencial conhecer as principais tendências e saber aplicá-las de maneira correta!

Se você chegou até aqui, provavelmente se interessa muito por esse segmento, não é mesmo? Então, que tal se inscrever em nosso banco de talentos? Pode ser uma oportunidade e tanto para você colocar tudo isso que aprendeu aqui em prática!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *