Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 25/09/2017. | Atualizado em 19/05/2020


O uso de templates de design é preferido por pessoas que precisam de ganhos em produtividade ou não têm habilidades em design. Mas isso é bom ou ruim? Descubra agora!

Templates de Design são um assunto controverso entre designers do mundo todo. Eles são alvos de críticas em função de muita informação desencontrada, muitas opções de baixa qualidade e, vamos falar a verdade, um pouquinho de ego também.

Mas os modelos pré-criados para Design não precisam ser tratados com tanta polêmica. Na verdadem eles são uma solução prática de trabalho, que agiliza etapas demoradas e ajuda o profissional a chegar mais rápido na sua visão final.

E aí, interessado em discutir sobre templates de Design? Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber!

Como os templates de Design realmente funcionam

Certo, nós sabemos que para começar este assunto é preciso lidar com um elefante bem grande na sala: o preconceito que a maioria dos designers (principalmente freelancers) têm com templates.

Não, a gente não te culpa! De fato, existem muitos casos de modelos de baixa qualidade! Mas também há pessoas que não têm nada a perder ao criar uma imagem negativa em torno do tema.

Mas a verdade é que um profissional não pode encarar os templates de Design como uma solução fácil e sem identidade própria. Eles são uma referência para que você se aproxime do resultado final o mais rápido possível e imprima nele o seu estilo.

Hoje existem diversas opções profissionais e otimizadas para o uso que você precisa, seja web, impressos ou a diagramação de e-books. Cabe ao designer encontrar um template com um bom potencial e fazer as modificações para ficar exatamente como o desejado.

Quais são as vantagens de usar essa solução

Se nós conseguimos pelo fazer você olhar para o assunto com outros olhos, é melhor aproveitar o momento para falar um pouco das vantagens que os templates de Design oferecem. Todos estes tópicos podem te ajudar a integrar a solução no seu fluxo de trabalho e ser um apoio no sucesso da sua carreira:

Economia de tempo

O equilíbrio entre tempo e remuneração sempre define o quão bem pago um profissional é. Se você é freelancer então, essa relação é mais importante que qualquer outra coisa.

Os templates de Design representam ganho de tempo. Afinal, eles cortam uma das partes mais demoradas: a fase inicial de concepção e elaboração de um layout básico. Você pode usar essas horas a mais tanto para pegar novos trabalhos, quanto para refinar aquele que você está fazendo.

Aumento da produtividade

Mais tempo para um freelancer sempre significa mais trabalho. Usando templates no seu fluxo produtivo (de forma organizada), é possível trabalhar com mais de um cliente ao mesmo tempo ou até diminuir seu prazo de entrega para ganhar uma vantagem competitiva.

Se você trabalha em uma empresa, só tem a ganhar com esse aumento de produtividade, mostrando seu valor tanto na agilidade quanto na qualidade que você pode imprimir com mais tempo disponível.

Redução de custos

O que a gente mais ouve sobre esse assunto é que templates de Design são caros. Você com certeza já ouviu também.

Mas, quando pensamos nessa solução como um investimento, a ideia se inverte e o uso de modelos se transforma em uma fonte de redução de custos.

Claro que os templates de mais qualidade são caros, mas isso também significa que eles são mais otimizados e customizáveis. Quanto mais opções ele te dá para adequar ao seu estilo e aos desejos do cliente, mais tempo você economiza.

E como exatamente esse investimento se torna retorno? É simples: um template básico pode se transformar completamente na mão de um bom designer. Dessa forma, é possível aplicar o mesmo modelo em vários jobs sem que eles fiquem parecidos ou genéricos. Basta ter em mente que ele é o bloco de pedra para o escultor, e que cada escultura é única mesmo assim.

Variedade de modelos

Mesmo que você tenha mais dificuldade em customizar um modelo, hoje existem diversos sites e profissionais que criam e oferecem templates de Design — para todos os gostos e para todos os bolsos.

Essa variedade é prática principalmente quando buscamos por modelos específicos para o uso que precisamos. Existem portais para a busca de templates de web, blogs, cartões de visita, o que você precisar.

Qualidade consolidada

O que faz essa pesquisa resultar em templates profissionais é a sua capacidade de encontrar qualidade em meio a quantidade.

É lógico que existem modelos ruins, incompletos ou pouco otimizados, mas um bom olhar de designer identifica sem dificuldade qual é qual. Do mesmo jeito, existem milhares de opções bem pensadas, trabalhadas e focadas na customização que podem ser adquiridas sem medo. Alguns contam até com suporte para te ajudar na implementação!

Por que criatividade não precisa vir do zero

Nós falamos sobre templates de Design como opção de trabalho e de todas essas vantagens para que você tirasse principalmente uma ideia da cabeça: templates não restringem sua criatividade, eles te ajudam a chegar mais rápido na sua visão de produto final.

Quantas vezes você já ouviu falar que nada se cria, tudo se copia? Pouca gente entende realmente o significado dessa frase. Ela não quer dizer que a solução para todos os problemas é copiar, mas que ser criativo é ter sempre um olhar único sobre coisas corriqueiras.

Ou seja, a criatividade nunca vem do zero! Buscar algum tipo de iluminação mágica no meio profissional gera apenas frustração e quebras de prazo. Seja dentro de uma empresa ou como freelancer, o seu sucesso está na sua capacidade de imprimir seu estilo e exclusividade com rapidez, eficiência e do jeito que o cliente sempre sonhou.

Ah, você ainda quer a resposta se templates de Design são heróis ou vilões? Tudo depende do tipo de designer que você quer ser. Se você tem a capacidade de projetar sua visão na escolha de um template mais adequado e sabe que a sua criatividade não é limitada só porque você não começou do zero, pode pegar sua capa que você tem tudo para voar!

E sabia que dá para voar sozinho? Se você é freelancer ou está querendo experimentar na área, venha se cadastrar como diagramador na Plataforma Rock Content!

Além de exercitar seu estilo, você pode criar uma rotina de trabalho e incrementar a renda no fim do mês — ou, quem sabe, trabalhar por conta própria de uma vez por todas.

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *