Laíze Damasceno - Colunista

Três temas de conteúdo que criam fortes conexões entre marcas e pessoas nas mídias sociais

Uma excelente forma de engajar é pela identificação do leitor, ou do usuário. E esses três temas são capazes de criar conexões muito fortes entre marcar e pessoas! Confira ;)

Você já percebeu que se identifica mais com algumas marcas do que com outras nas mídias sociais? Sabe porque isso acontece?

Em muitos casos isso se dá pelos temas de conteúdo que as marcas escolhem para fundamentar suas campanhas e se comunicar com o público. Muito além dos produtos ou serviços, estão aqueles posts que tocam seu coração de alguma forma. Seja porque arrancam um sorriso, ajudam no seu bem-estar ou trazem dicas úteis para o seu dia a dia. Isso acontece por que as marcas investem em temas de conteúdo estratégicos.

Você sabe fazer o mesmo com o seu público e seus clientes?

Se preocupa em criar posts que tenham utilidade e vão muito além da venda de produtos ou serviços? Isso também é gentileza e um dos segredos para sua marca estar cada vez mais próxima dos clientes e conquistar a confiança das pessoas.

Confira três temas de conteúdo que eu separei com carinho para inspirar você a produzir seus próximos posts e criar conexões com seu público:

1. Família e Relacionamentos

Os posts sobre família e relacionamentos são destaque entre as empresas que tocam o coração dos clientes. A gestão de conflitos, o estímulo para a boa convivência e a abordagem de temas como o preconceito tendem a gerar identificação e interação.

É claro que é preciso cuidado para falar sobre esses assuntos, mas O Boticário já mostrou que é possível. Um dos exemplos é o comercial do Natal de 2016, sobre SEPARAÇÃO de casais, que foge dos clichês que a gente já está acostumada a ver todo fim de ano.

Nele, uma família assiste a um teatrinho de fantoches apresentado por uma menininha. Ela conta que a rainha e o rei não vivem mais no mesmo castelo. Ou seja, a criança está se referindo aos próprios pais que são separados e que estão ali na sala assistindo juntos. Enquanto a filha conta a história, os pais se entreolham e se emocionam.

Em um vídeo de apenas 1 minuto, a marca consegue passar uma mensagem muito bonita: a boa convivência é necessária e não é nenhum crime ou anormalidade se separar de alguém. Mesmo separados, rei a rainha podem ser “os melhores amigos do mundo”. Prepare-se para se emocionar e aperte o play:

Repare a quantidade de compartilhamentos e comentários no post feito no Facebook da marca:

2. Humor. Ops, morte

Dependendo do ramo do seu negócio, o humor pode ter excelentes resultados nas redes sociais. Afinal de contas, quem não quer ter um momento de descontração ou um post divertido para compartilhar com os amigos?

Quem diria que um cemitério teria ousadia e a habilidade para ser conectar às pessoas em uma mídia digital? Pois é, o Cemitério Jardim da Ressurreição, que usa a hashtag #cemi, viu nesse tema uma boa oportunidade para desmistificar a morte e o seu próprio negócio na internet. O resultado é uma interação diferenciada das demais empresas do setor e que ajuda as pessoas a lidarem de uma forma diferente com um assunto delicado.

Em diversos posts, a empresa utiliza o bom humor em suas postagens, como nos exemplo abaixo:

Vídeo de 30 segundos que uma “Uma receita super fácil pra matar sua fome nesta tarde. #cemi“. Clique na imagem para acessar o vídeo e aprender a fazer o Sanduíche do Cemi.

Link do vídeo: https://www.facebook.com/pg/cemijardimdaressurreicao/videos/?ref=page_internal

3. Amor aos animais

É natural do ser humano se emocionar com causas e histórias comoventes. Quando elas são “de vida” então, a relevância é ainda maior. Superação de desafios e preocupação com o próximo (pessoas, animais ou natureza) são alguns dos temas que criam fortes conexões.

A Pedigree, que vende produtos para cães e gatos, criou uma fanpage exclusiva para o programa “Adotar é tudo de bom”. Nela, além do estímulo a adoção, são divulgadas informações úteis sobre o tema e os resultados das ações do projeto. Esse tipo de conteúdo, além de gerar interação com os usuários, que se identificam com a adoção ou já adotaram um animal, é uma forma de divulgar iniciativas e os produtos da empresa de uma maneira mais sutil. Com uma linguagem informal, divertida e humanizada, a Pedigree publica vídeos como este, de apenas 23 segundos, e tocam nosso coração. Clique na imagem para ser levado ao vídeo.

Link do vídeo: https://www.facebook.com/pg/PedigreeAdotar/videos/?ref=page_internal

Como produzir conteúdos criativos a partir de experiências do dia a dia