Técnicas para desenvolver o foco e alavancar sua carreira de freelancer

Técnicas para desenvolver o foco e alavancar sua carreira de freelancer

Numa sociedade que interrompe sua atividade a cada 3 minutos e meio, desenvolver o foco é crucial para ter sucesso. Aprenda como fazer isso!

Em 2016, a carreira de freelancer cresceu 181% no Brasil. Aumento creditado à crise política e econômica no país, mas também ao interesse do profissional em colher os benefícios desse tipo de atividade, como a flexibilidade de horários e a autonomia para se desenvolver.

Acontece que essa brusca mudança nos hábitos e comportamentos cotidianos deve ser planejada com muito cuidado. Pois, entre os desafios dessa carreira em ascensão, podemos apontar a dificuldade de concentração e em manter o foco nas atividades diárias.

Para facilitar essa transição e garantir que você impulsione a sua carreira de freelancer desde o início, reunimos neste post algumas técnicas eficientes para desenvolver o foco e devolver a você o controle de suas emoções. Confira!

A importância do foco na carreira de freelancer

Em média, o cérebro necessita de 23 minutos para se concentrar em algo específico. Um contraste perigoso quando descobrimos que a sociedade atual nos leva a interromper uma atividade a cada 3 minutos e meio, aproximadamente.

Manter o foco na carreira de freelancer é, portanto, um verdadeiro desafio ininterrupto. A boa notícia é que se trata de uma habilidade e, como tal, está passível de desenvolvimento.

É por isso que, nesse percurso, muitos se deixam levar pelas suas crenças limitantes em vez de persistir no progresso. A tarefa é árdua, mas igualmente gratificante. Afinal, com mais foco e concentração se produz mais — e com um nível de qualidade melhor.

As técnicas para desenvolver o foco e a concentração no trabalho

Quer saber algumas técnicas que contribuem com o fortalecimento dessas habilidades? A seguir, vamos avaliar algumas delas!

Defina um horário de trabalho

A carreira de freelancer se destaca pela flexibilidade de horários. Então, em nome do seu foco pratique-a na sua rotina produtiva.

Isso significa, a princípio, a identificação do melhor horário em que você consegue manter o foco na tarefa. Há quem produza madrugada adentro, enquanto outros preferem o raiar do dia para serem mais eficientes e por aí vai.

Além disso, um horário definido de trabalho contribui com a construção — mínima que seja — de uma rotina. Sem ela, você perde o ponto focal para se orientar no dia a dia, mas o planejamento confere uma dedicação maior na qual você deixa de lado o lazer para se dedicar à sua produtividade com a devida atenção à atividade.

No intuito de te ajudar a fazer com que seus dias sejam cada vez mais produtivo, separamos uma ferramenta que vai te auxiliar no processo de identificação do que não te deixa mais produtivo.

Para baixá-la de forma gratuita, basta clicar aqui.

Escolha um local adequado para trabalhar

A procrastinação é uma tentação e tanto, na carreira do freelancer. Especialmente, para quem trabalha em casa. Por isso, nada de pijama na sala para estabelecer uma rotina profissional.

Por sua vez, monte uma estrutura adequada para exercer a sua profissão. Procure uma área reservada, silenciosa e com o mínimo possível de distrações — como a TV.

Pode parecer um simples detalhe, mas faz toda a diferença para que você mantenha o foco naquilo que deveria fazer, e não no que gostaria de estar fazendo.

Programe suas prioridades e a ordem das tarefas

Com uma base estabelecida e o horário definido, é hora de avaliar como você vai enfrentar o dia a dia produtivo. E uma boa maneira para manter o foco é por meio da listagem de prioridades e a ordem de cada atividade. Por exemplo:

  • identifique o tempo médio de cada atividade e programe a sua rotina, considerando alguns minutos de repouso e outros para os ocasionais imprevistos cotidianos;
  • no trabalho, comece pelas atividades mais urgentes, cujo prazo é mais rígido ou menor;
  • siga para a dificuldade da tarefa. Comece pelas mais complexas porque é possível que você tenha mais disposição para resolvê-las no início do trabalho, e não nas últimas horas de expediente.

Convém, ainda, ter um limite para a sua produção. Crie a flexibilidade de horários para que você não exceda o limiar entre o seu foco e a distração ocasionada pelo esgotamento.

Tenha um período diário de organização

Ao fim do dia, que tal dedicar alguns minutos a mais na organização do dia seguinte? Assim, você já inicia o trabalho com tudo devidamente planejado, concentrando-se exclusivamente em realizar as suas tarefas programadas com a atenção plena nelas.

Capacite-se por meio do coaching

Uma boa maneira de alavancar a sua carreira de freelancer é por meio do coaching, uma prática cada vez mais popular, no país, e envolta em benefícios na sua vida pessoal e profissional. Entre os principais, destacamos os seguintes:

  • você aprende a gerir melhor o seu tempo a partir da promoção do autoconhecimento;
  • mais produtividade a partir da realização de quais situações minam o seu foco no trabalho;
  • os seus limites e bloqueios são identificados e analisados, visando a desconstrução de ambos com o tempo;
  • suas habilidades e pontos de melhorias são continuamente lapidados;
  • os níveis de estresse são menores, pois você aprende a lidar mais consigo e com os obstáculos no percurso;
  • sua qualidade de vida é aprimorada a partir dos itens citados anteriormente.

Em muitas situações, o coaching é usado como uma ferramenta que ajuda na orientação de um propósito de vida do coachee. E motivos para aplicá-lo na sua vida não faltam.

A popularização do coaching

O coaching é um processo de aprendizado no qual o indivíduo busca profissionais qualificados em trabalhar com a área de atuação em que o cliente busca a mudança específica.

Pode ser algo presente no seu círculo pessoal ou profissional — ou em ambos. Assim, com o tempo o coach trabalha as questões que, indireta ou diretamente, se relacionam com a dificuldade que o cliente tem em alcançar os objetivos propostos.

Isso envolve, inclusive, o desenvolvimento da concentração e do foco para impulsionar a sua carreira de freelancer, entre muitas outras aplicações. Não à toa, esse mercado já movimenta US$ 2,3 bilhões ao ano.

Assim, o coaching pode ser uma alternativa capaz de englobar todas as necessidades e desafios que você enfrenta, na sua carreira de freelancer, para então torná-las em oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Quer saber mais a respeito do coaching e como ele pode impulsionar a sua carreira? Então, entenda agora como os cursos da maior instituição de Coaching das Américas, a Febracis, podem te ajudar a ser um profissional de alta performance.

Freela Talks