Por Dimitri Vieira

Editor-chefe do blog Comunidade Rock Content.

Publicado em 17/01/2019. | Atualizado em 10/01/2019


Neste post, vamos falar da arte de contar histórias, principalmente aquelas que atraem o público e geram receita para qualquer negócio. Estamos falando das técnicas de storytelling para conectar sua marca à sua audiência.

Quem nunca ouviu uma boa história? Desde aquelas que nossa família contava quando éramos crianças até os momentos difíceis que já passamos na vida e que se tornaram memórias que trazem muitas risadas. Quem nunca, não é mesmo?

Trata-se de saber aplicar o storytelling no momento certo, para a pessoa certa e da maneira mais fluida possível. O uso dessas técnicas para contar uma história cria um contexto que permite às pessoas memorizar e absorver melhor o que está sendo apresentado.

O que conecta pessoas a produtos é o propósito que eles demonstram, os sonhos que provocam e a experiência que proporcionam. São as histórias cheias de autenticidade que conectam as pessoas com profundidade e significado.

Esse é o caso da cafeteria Starbucks. Seu ex-CEO e atual presidente executivo, Howard Schultz, tem como pilar para o negócio tratar as pessoas com respeito e dignidade. Como ele mesmo afirma:

“Café é o produto que vendemos, mas não é o nosso negócio.”

Se você já visitou alguma unidade da empresa de Schultz, no Brasil ou no mundo, já deve ter percebido como seus funcionários são engajados e têm um papel essencial para a experiência do cliente e para o crescimento de todo o negócio.

Em praticamente todas as unidades da rede você pode se deparar com pessoas trabalhando em seus notebooks ou fazendo pequenas reuniões com clientes. Não se trata somente de um café servido em um copo diferente com seu nome nele, mas sim da experiência que o local proporciona. O cliente sempre retorna e encoraja outros a conhecerem o lugar.

Esse é apenas um exemplo de empresa que adotou o storytelling como uma prática de negócio para envolver e engajar pessoas. Agora, você deve estar se perguntando: como eu posso fazer isso e atrair mais audiência para meus serviços e produtos?

Você já entendeu que a prática de contar histórias vai muito além de simples contação e que elas têm o poder de gerar um alcance incrível e trazer um crescimento absurdo para sua marca. Chegou a hora de compreender mais objetivamente como adotar as técnicas de storytelling de forma conectada ao seu conteúdo.

Separamos 5 dicas que vão ajudar você a colocar o storytelling em prática no seu negócio. Está pronto? Confira!

1. Transmita a mensagem por meio de uma história

As pessoas gostam e se sentem mais propensas a dar atenção a histórias que têm um contexto, e isso pode ajudar você na captação de prospects.

Prepare-se e identifique qual é a história que seu público ficaria encantado em conhecer a ponto de querer fazer negócio com sua empresa. Invista tempo e determine o início, o meio e o fim do que se pretende apresentar. Isso fixará momentos marcantes de sua marca na memória do seu público.

E, claro, seja criativo e único ao transmitir a mensagem. Ser autêntico vai trazer confiança e gerar autoridade na área.

2. Não meça esforços para gerar ação e ritmo

É imprescindível manter o público focado em cada momento da história. Por isso, esteja atento do início ao fim à proposta da narrativa, para que ela não pareça sem graça e desinteressante e para que esteja de acordo com os momentos expressos pelo clímax, suspense, decisão ou aventura.

Aqui, vale não somente equilibrar o uso da semântica das palavras escolhidas, mas também os sinais de pontuação e a estrutura das frases, para transmitir com clareza o que se deseja atingir em cada ação.

3. Transforme o leitor em protagonista

Uma prática criativa é destacar o próprio leitor como protagonista da criação do storytelling de seu conteúdo. Você pode incluí-lo na jornada do herói ou utilizar outros arquétipos para dar consistência à mensagem e emocionar o seu cliente em potencial.

Esse é um elemento essencial para conectar o público à sua história. Desafie seu leitor a sair da zona de conforto e se aventurar em seu conteúdo.

Demonstre como seria se colocar no lugar do protagonista, expressando opiniões sobre acontecimentos, sejam eles reais ou não. Essa é uma dica valiosa do que não pode faltar na sua história.

4. Escolha o formato adequado à sua audiência e lance mão de CTAs

Se você é um jedi do conteúdo, já sabe que o formato é uma das partes mais importantes do sucesso de uma estratégia, certo? De nada adianta criar uma mensagem incrível no Pinterest quando sua audiência está no LinkedIn.

Além disso, não se esqueça de incluir um call to action (chamada para ação) após transmitir sua mensagem para o leitor. Destaque qual ação você deseja que seja feita — baixar um e-book, visitar seu site, deixar um comentário etc.

Para aprender muito mais sobre CTAs e produção de conteúdo para web, confira nosso Guia Definitivo sobre o assunto!

Guia Completo de Produção de Conteúdo

Contar uma história envolve relacionamento, atração, envolvimento, divertimento, entre outros aspectos. Mas o principal é conduzir o leitor dentro da sua estratégia para que ele se direcione à ação final estabelecida.

5. Compartilhe sobre sua própria história e foque no lado humano

Se há algo que ganha a atenção das pessoas é trazer humanidade ao fato contado. As histórias de conflito, dificuldade e superação atraem olhares curiosos para descobrir o desfecho da ação.

Isso atrai clientes que gostariam de saber mais sobre você e seu negócio e entender por que você faz e como faz. Seu público pode se ver no seu lugar, se identificar e se engajar em sua marca.

É em nosso dia a dia que podemos encontrar inspiração para criar boas histórias que gerem alcance e até vendas. Para isso, basta estar atento em comunicar e transmitir a mensagem de forma correta para estabelecer estilos e agregar valores de forma criativa e envolvente. Ser você mesmo nunca pareceu tão significativo como agora!

Ficou curioso para saber mais sobre essa arte que vem dominando não somente o meio digital, mas todo o mundo? Quer se preparar ainda mais com quem entende de técnicas de storytelling?

Então, não deixe de conferir agora mesmo nosso Minicurso sobre Storytelling e aprenda a conquistar a sua audiência contando boas histórias.

Mini-curso de Storytelling: Conquiste sua audiência contando boas histórias

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *