Por Mariana González

redatora e revisora freelancer na Rock Content, crítica de cinema e apaixonada por histórias em todas as suas formas.

Publicado em 18/12/2017. | Atualizado em 19/05/2020


Já parou para pensar quais os elementos que não devem faltar em um texto de alta performance? Bom, as técnicas de persuasão são essenciais para quem quer apresentar um conteúdo convincente e atrativo. Saiba o que deve ser feito!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Quem trabalha como freelancer, especialmente com a produção de conteúdo, tem a nobre missão de levar materiais relevantes para o público-alvo, recheados de informações que façam a diferença na vida do leitor. Dessa maneira, você contribui para a reputação da empresa para a qual está produzindo, ajudando a fortalecer o nome da companhia dentro do setor do mercado em que ela atua, e precisa estar ciente de técnicas de persuasão que podem melhor ainda mais seu trabalho.

Para que tudo isso dê certo e a produção de conteúdo alcance os resultados esperados, é fundamental que o leitor confie e seja persuadido por seus blog posts, e-books, infográficos etc. Caso contrário, ele não tomará as atitudes sugeridas por você, por exemplo, e procurar determinado tipo de sistema para a demanda dele ou, no CTA, assinar a newsletter.

Entretanto, persuadir o leitor exige muito cuidado, pois é algo que deve ser feito com sutileza. Por isso, no post de hoje, apresentamos as cinco melhores técnicas de persuasão que você pode colocar em prática na sua produção de conteúdo e, assim, conquistar resultados cada vez melhores. Continue a leitura!

1. Argumentação

Como freelancer produtor de conteúdo, você deve sempre manter em mente que seu objetivo é transmitir informações relevantes ao leitor, e não dar opiniões ou simplesmente falar sobre suas experiências pessoais.

Assim, ao apresentar as tendências para o marketing no próximo ano, por exemplo, você deve trazer argumentos concretos que demonstrem por que tais estratégias ou ferramentas estão em alta e por que a persona deve investir nelas. Caso contrário, você estará apenas noticiando que os itens listados estão sendo cada vez mais procurados dentro da área, e não incentivando o leitor a utilizá-los.

O título do conteúdo promete algo ao leitor e, se ele clicou no link ou baixou o material, é por que ele deseja essas respostas e acredita que você é capaz de fornecê-las. Isso faz com que ele esteja pronto para ser persuadido por suas informações — desde que elas sejam embasadas em argumentos que façam sentido para a persona.

Confira um compilado de conteúdos para te inspirar a produzir textos incríveis! ✍️
Como escrever bem: 39 dicas para começar agora
Inspiração para escrever: 15 dicas de como ter ideias para escrever
Título de texto: aprenda a causar a melhor primeira impressão
Como fazer uma introdução perfeita: o guia definitivo
Como fazer uma conclusão perfeita!
Storytelling: tudo sobre a arte de contar histórias inesquecíveis
Copywriting: entenda como dominar a escrita persuasiva

2. Apresentação de dados

Outra das melhores técnicas de persuasão que você pode aplicar na sua produção de conteúdo é a apresentação de dados que se relacionem com o receptor a que sua mensagem se destina. O leitor precisa saber não apenas como determinada técnica funciona, mas por que ela é uma boa ideia especificamente para ele, com suas necessidades e objetivos pessoais ou de seu negócio.

Além disso, trazer dados concretos — números, pesquisas, estudos etc. — dá ainda mais força para seus argumentos. Eles ainda ajudam o leitor a entender que não é só você e a empresa que postou o conteúdo que estão falando sobre os benefícios de algo, pois mostram que outros especialistas também já perceberam as vantagens e o crescimento de determinado item, ferramentam ou técnica, por exemplo.

Ao trazer dados externos para seu conteúdo, nunca se esqueça de incluir links para a página ou publicação em que eles foram originalmente publicados para que o receptor possa verificá-los por si mesmo e conferir também o contexto em que esses números ou informações foram coletadas.

3. Antecipação

No título, você já começa a trabalhar a persuasão por meio da antecipação — você clicou no link deste texto ansioso para conhecer as cinco técnicas que tínhamos para apresentar a você, não é? O mesmo vale para qualquer tipo de conteúdo que você vai produzir como freelancer.

Mas, ao longo de todo o material, você também pode — e deve — investir na antecipação como recurso para deixar o leitor ansioso pelo que está por vir e, assim, garantir que ele lerá o conteúdo até o final.

A cada parágrafo do texto, o receptor da mensagem recebe informações importantes e que estão à altura do que ele esperava quando decidiu clicar no link ou fazer o download. A antecipação mostra que ainda tem muita coisa boa pela frente e, assim, persuade o leitor a continuar com você e, no final, a tomar a atitude sugerida no CTA.

4. Coerência

É fundamental que o texto seja coerente em relação aos argumentos e informações que apresenta ao leitor. Caso contrário, você não passará a impressão de que sabe do que está falando, o que acabará com qualquer trabalho de persuasão que você possa ter tentado implementar no conteúdo.

Isso vale também para a estratégia de produção de conteúdo para um mesmo cliente como um todo. Se o blog da empresa fala uma coisa em um e-book e outra em um infográfico, no que a persona deve acreditar? Por isso, é interessante conferir o que já foi publicado anteriormente pelo cliente antes de finalizar o conteúdo que ficou sob sua responsabilidade para ter uma ideia da abordagem utilizada em outros materiais.

5. Novidades

Se você aplicar excelentes técnicas de persuasão para falar o que todo mundo já fala, seu leitor não se sentirá inclinado a continuar com você e muito menos a explorar os demais materiais do cliente. Sendo assim, nossa última dica é: traga sempre novidades para o público-alvo.

Procure falar com frequência sobre soluções e estratégias de que o leitor ainda não sabe que precisa. Isso vai deixá-lo ansioso para colocá-las em prática e, assim, sair na frente da concorrência (se você estiver falando com um gestor, por exemplo) ou mostrar-se moderno e inovador em sua vida pessoal (como pode acontecer por meio de tendências de decoração ou da tecnologia).

Além disso, as novidades também ajudam a estabelecer a relevância da empresa no setor em que ela atua. Com a produção de conteúdo, a companhia consegue demonstrar que tem uma visão mais estratégica, inovadora e atualizada do que as demais da mesma área do mercado, ou seja, que tem muito mais a oferecer ao leitor e ao cliente.

E então, pronto para colocar nossas técnicas de persuasão em prática e conquistar resultados cada vez melhores com a sua produção de conteúdo? Para conhecer ainda mais táticas para continuar melhorando como freelancer, aproveite para baixar gratuitamente nosso Guia definitivo do texto perfeito: do brainstorm às técnicas de persuasão!

Guia definitivo do texto perfeitoPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *