Por Lauro Lam

Jornalista, freelancer ful-time e praticante de esportes radicais.

Publicado em 02/04/2021. | Atualizado em 01/03/2021


Em crescimento no Brasil, os conteúdos em áudio conquistam cada vez mais ouvintes. Mas é preciso conhecer algumas técnicas de oratória para garantir a qualidade dos podcasts!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Seja para entreter, informar ou educar, os podcasts se tornaram um grande sucesso nos últimos anos, conquistando cada vez mais ouvintes. Dentro dessa realidade, inúmeros freelancers têm se saído bem nas produções. No entanto, para cativar o público, é preciso seguir algumas técnicas de oratória.

É o que mostraremos neste post por meio de sete dicas que certamente serão bem úteis em suas produções. Mas, antes, veja como os conteúdos em áudio estão em plena expansão no Brasil.

Entenda o crescimento dos conteúdos em áudio no Brasil

Bem antes da pandemia do coronavírus, os conteúdos em áudio já estavam em alta no Brasil. Segundo uma pesquisa da plataforma de streaming Deezer, o crescimento foi de 67% no comparativo entre 2018 e 2019.

Com o isolamento social imposto pelas medidas sanitárias de combate à covid-19, os acessos aumentaram vertiginosamente. Isso só mostra como é importantíssimo para profissionais de comunicação saber como fazer um podcast, afinal, trata-se de um mercado promissor.

Atualmente, as pessoas se exercitam com os fones plugados no ouvido e estão sempre acompanhando cursos em diversos setores do conhecimento humano.

Ao contrário dos vídeos, os áudios não necessitam de uma atenção tão intensa do ouvinte, ou seja, é possível realizar outras atividades aproveitando o tempo para aprender ainda mais ou se divertir, como no caso de uma música ou algo voltado à comédia.

Foi a versatilidade apresentada por essa nova mídia que fez com que os podcasts ganhassem, cada vez mais, o coração — e os ouvidos — das pessoas.

Confira 7 técnicas de oratória para melhorar seu podcast

Com a necessidade do home office, muitas mudanças aconteceram no dia a dia das famílias, fazendo com que fosse imprescindível repensar a forma como nos relacionamos, lidamos com a saúde mental, consumimos e nos entretemos. E é aí que entra o podcast!

Mas para atrair o público, além de um conteúdo interessante, é preciso uma produção de qualidade e focada nas técnicas de oratória, como mostraremos agora.

1. Evite falar rápido

Em qualquer roteiro, o áudio necessita de excelentes interpretações e de uma fala que seja bem compreendida. Para isso, uma dica fundamental é evitar falar rápido.

O podcast tem um forte apelo na fala, que é tão importante quanto o conteúdo abordado. Como essa mídia é uma alternativa ao vídeo, o ouvinte não pode se apoiar na imagem caso não compreenda alguma parte. Portanto, quem consegue falar de forma clara e articulada cativa mais o ouvinte e proporciona uma experiência mais prazerosa.

Além disso, é possível melhorar o entendimento da mensagem, pois não haverá ruídos na comunicação em razão da pronúncia ou da velocidade da fala.

2. Lembre-se de respirar

A musculatura vocal necessita de respiro para balancear o tom da voz. Sendo assim, entre as inúmeras técnicas de oratória, saber respirar é uma das principais.

Inclusive, o ar é a fonte de energia para voz, ou seja, no momento de produzir um conteúdo em áudio é essencial você sempre aliar as pausas à respiração, mantendo uma cadência adequada.

Ao respirar, é possível, ainda, evitar desgastes excessivos ou até mesmo os temidos pigarros, situação constrangedora caso o programa seja ao vivo ou que exigirá uma edição se o podcast for gravado.

A respiração também auxilia na correta pronúncia das palavras e ajuda no entendimento da mensagem, tornando o conteúdo mais atrativo e profissional.

Dentro desse conceito, a postura é de suma importância, pois ela impacta diretamente a respiração. É por essa razão que muita gente opta por gravar em pé.

3. Faça pausas para enfatizar pontos importantes

As pausas ao longo da narração são necessárias para enfatizar pontos que devem receber uma maior atenção por parte dos ouvintes. Sendo assim, ao produzir um podcast, fique atento a esse detalhe.

Essa dica é válida também no momento de divulgar algum número ou dado que seja relevante, ou seja, a pausa cativa e faz com que o ouvinte esteja mais atento à mensagem.

Outras ocasiões que necessitam de pausas são nas pontuações, tais como:

  • vírgula;
  • dois-pontos;
  • reticências;
  • ponto de exclamação;
  • ponto de interrogação etc.

4. Fique de olho no volume da sua voz

O volume da voz profissionaliza um podcast pelo fato de transmitir segurança e tranquilidade na mensagem. Assim, haverá uma maior compreensão por parte do público, tornando o conteúdo atraente.

Nesse aspecto, é válido sempre modular a voz em um software ou fazer testes nos equipamentos antes de iniciar a gravação. Afinal, uma voz em volume exageradamente alto pode assustar e até mesmo causar indignação, fazendo com que sua audiência caia.

5. Fale em tom de conversa

Os podcasts remetem a uma situação que começou bem antes da TV, ainda na era do rádio. Na época, esses aparelhos eram companheiros das pessoas, oferecendo transmissões esportivas, notícias e até radionovelas. Atualmente, as produções têm recursos bem mais dinâmicos, lógico, mas o tom de conversa deve continuar o mesmo.

Isso porque é preciso se manter próximo da sua persona, falando em tom amistoso. Agora, a sintonia da conversa dependerá do tipo de conteúdo produzido e da forma como ele é transmitido.

Em um áudio de comédia, por exemplo, o tom deve ser despojado e bem descontraído, como se os ouvintes e participantes estivessem juntos em uma mesa de bar. Por outro lado, em um podcast de preparação para concurso público, a formalidade pode se fazer presente, mas sempre com sacadas informais que auxiliem no entendimento do conteúdo e na memorização.

6. Conclua seus argumentos

Imagine que um ouvinte está acompanhando o seu podcast há 15 minutos e, de repente, você encerra o programa sem concluir os argumentos previamente apresentados. Certamente, haverá uma perda de credibilidade, não é mesmo?

Portanto, a mensagem deve ter início, desenvolvimento e conclusão, seguindo as técnicas de oratória. Quanto mais didático você for, melhores serão os resultados.

Inclusive, na conclusão é preciso lembrar o que foi dito ao longo do podcast, destacando os pontos-chaves, inclusive com um CTA (Call to Action) para incentivar uma nova ação da sua persona.

Seria como um post escrito, mas com uma linguagem diferenciada, tendo a voz e outros recursos sonoros como atrativos complementares.

Criando conteúdos para sua persona: tudo que você precisa saberPowered by Rock Convert

7. Evidencie o valor do seu conteúdo

Outra técnica de oratória muito valorizada é a enfatização do conteúdo transmitido. Nesse sentido, vale a pena frisar os principais pontos que serão abordados logo na introdução e sempre lembrá-los com as devidas pausas.

Trata-se de uma maneira que auxilia na persuasão, inclusive trazendo mais confiança, ponto que prende a atenção do público. Destaque o que a pessoa tende a ganhar ouvindo a sua mensagem. Para isso, use histórias reais como gancho, elas são sempre bem atrativas.

Com isso, você criará uma conexão mais real com os ouvintes. Outra dica bacana é explorar o storytelling nos conteúdos, pois eles cativam e sempre trazem gatilhos mentais que podem auxiliar na condução do conteúdo de uma forma prazerosa e inspiradora.

Assim, ao utilizar as técnicas de oratória apresentadas ao longo deste post, certamente as suas produções estarão sintonizadas ao que há de melhor nesse segmento que vem obtendo um potencial sucesso nos últimos anos.

Inclusive, os podcasts são excelentes para aumentar o tráfego nas páginas, ajudam na construção de um relacionamento com o público, fazem a reutilização de conteúdos e têm presença digital garantida. Por isso, nada melhor do que colocar em prática as técnicas de oratória com foco no sucesso das suas produções.

Viu como esse é um segmento superpromissor? Quer investir na construção de storytelling em seus podcasts? Então faça agora mesmo o nosso mini curso e adquira conhecimentos grandiosos!

Mini-curso de Storytelling: Conquiste sua audiência contando boas históriasPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *