técnica pomodoro

Técnica Pomodoro: veja como aumentar sua produtividade com a gestão do tempo

Já ouviu falar na Técnica Pomodoro? O método foi criado por um italiano para facilitar a execução de tarefas do dia a dia em menos tempo e de forma otimizada. Confira aqui com detalhes o que é e como você pode aplicar na sua rotina!

As pessoas nunca foram tão interessadas em gestão de tempo como são hoje em dia. De fato, aprender a se organizar e, principalmente, a lutar contra a procrastinação é essencial para aumentar nossa produtividade e garantir que vamos dar conta de todas as nossas tarefas.

Mas, apesar da busca pela gestão do tempo ter se tornado popular nos últimos anos, não é de hoje que são criadas técnicas que favorecem a concentração e a produtividade.

Uma dessas técnicas chama-se Pomodoro, um método que propõe dividir as atividades em pequenos blocos de tempo e intercalar cada um desses blocos com pausas relaxantes.

Quer saber mais sobre como funciona esse método? Então confira este post e aprenda a otimizar seu tempo!

Afinal, o que é a técnica Pomodoro?

Em 1980, o italiano Francesco Cirillo estava enfrentando problemas para se concentrar em suas atividades acadêmicas. Um dia, na cozinha de sua casa, ele decidiu pegar um cronômetro — que tinha a forma de um tomate, por isso, “Pomodoro” — e trabalhar sem interrupções por 10 minutos.

Francesco percebeu que aquilo poderia funcionar e começou a testar o método com outros intervalos de tempo.

Depois de fazer alguns testes, ele concluiu que, para aumentar a produtividade com essa técnica, o ideal é trabalhar sem nenhum tipo de interrupção por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos, usando um cronômetro para marcar o tempo.

Por que a técnica Pomodoro é eficaz?

Se você sente que sua produtividade não é como esperava, pode ser que esteja enfrentando diferentes problemas, como a procrastinação, a dificuldade de definir prioridades e a sensação de que está trabalhando muito e obtendo pouco resultado.

O método Pomodoro é eficaz porque te ajuda a lidar com todos esses obstáculos. A procrastinação perde a força, já que você fica consciente de que tem uma pausa te aguardando dentro de poucos minutos.

Você também passa a definir melhor suas prioridades quando começa a aplicar a técnica no seu dia a dia, pois será possível perceber em quais atividades você leva mais ou menos tempo.

O fato de você trabalhar sem interrupções melhora sua concentração e desempenho. As pausas relaxam a mente e não deixa que você fique sobrecarregado. Sua produtividade aumenta automaticamente, assim como a qualidade do seu trabalho.

Quais as regras da técnica Pomodoro?

Essa tática de gestão de tempo pode ser bem eficaz, desde que algumas regras sejam seguidas. A primeira é que você se comprometa com a fase da concentração! Por isso, desligue a TV, só ouça música se ela não causar interrupções e fique bem longe das redes sociais.

Você só deve parar no meio dos 25 minutos se houver algo que seja extremamente inadiável, combinado?

Se isso acontecer, nada de pausar o cronômetro e começar de onde parou. Volte o tempo do início e comece um novo ciclo.

Estabeleça que, a cada 25 minutos, você tem 1 pomodoro. Quando você alcança 4 pomodoros, recomenda-se que a pausa seja maior, entre 15 e 30 minutos.

Também é recomendado que você anote quanto tempo levou em cada atividade, para que saiba quando alcançou os 4 pomodoros e até mesmo para conhecer sua forma pessoal de trabalhar, promovendo mudanças e melhorias com o tempo.

Sugestões dos editores:
4 dicas para organizar o e-mail e ser mais produtivo
Trello: como usar essa ferramenta para aumentar a produtividade?
Sem bagunça: descubra como organizar a mesa de trabalho
103 Ferramentas e Aplicativos para produtores de conteúdo
Quer aprender rápido? Descubra agora como dominar qualquer assunto!
5 atividades para fazer nos 5 minutos de intervalo de freela
[Hack] Como aprender rápido sobre qualquer assunto?

Como aplicar o método na prática?

Como você já pôde perceber, essa estratégia é bem simples de se colocar em prática e você pode começar agora mesmo, de onde estiver.

Mas, para te ajudar, nós elaboramos um passo a passo que você pode seguir até estar mais familiarizado com todo o procedimento. Veja!

Passo 1: faça uma lista com as atividades do dia

Comece seu dia listando todas as atividades que precisam ser realizadas — você pode fazer isso na noite anterior. Lembre-se de colocar apenas o que será resolvido naquele dia.

Esse já é o primeiro passo para começar a otimizar seu tempo, pois não haverá espaço para ficar pensando em tarefas que não podem ser realizadas naquele momento.

Mesmo que você tenha muitas coisas para fazer, não exagere. A ideia é melhorar seu desempenho e não se sobrecarregar.

Passo 2: Escolha as tarefas com maior prioridade

Depois de preparar sua lista, é hora de escolher quais atividades são mais importantes e devem ser desenvolvidas primeiro.

Ter o tempo bem gerenciado não é só dar conta de todas as questões em um dia, mas sim eliminar as tarefas que precisam de maior atenção.

Provavelmente suas prioridades levarão mais tempo para serem finalizadas, mas você levará muito menos tempo para concluir as outras.

Passo 3: Cronometre 25 minutos e comece a trabalhar

Escolheu por qual atividade vai começar? Então marque 25 minutos no cronômetro e dê início ao trabalho. Lembre-se que não é possível interromper seu raciocínio por praticamente nenhum motivo.

Se preferir, defina uma meta para trabalhar. Estabeleça em quantos pomodoros você deverá terminar cada tarefa. Por exemplo: finalizar a redação e a revisão de um texto em 1 hora e 15 minutos ou 3 pomodoros.

Passo 4: Faça uma pausa relaxante

Ao terminar os 25 minutos você tem 5 minutos para relaxar. A escolha da atividade fica por sua conta, mas é recomendado que você procure por coisas que acalmem sua mente. Algumas dicas são: meditação, alongamento, uma xícara de café ou até mesmo um carinho na barriguinha do seu pet.

Caso você termine a tarefa em menos de 25 minutos, não interrompa o tempo ou aumente o descanso. Dedique-se a revisar seu trabalho ou fazer os ajustes finais.

Passo 5: Descanse por mais tempo em 4 pomodoros

Atingiu os 4 pomodoros? Então é hora de fazer uma pausa maior. O ideal é que você descanse entre 15 e 30 minutos e depois retorne às atividades.

Lembre-se de anotar quanto tempo levou em cada tarefa, assim fica mais fácil administrar seu tempo no futuro e definir as pausas maiores.

Quadro de Produtividade Para Freelancers

Existe alguma ferramenta para ajudar?

Francesco Cirillo recomenda que sejam usadas ferramentas pouco tecnológicas para colocar o método em prática, mas isso não impede que você use algo mais prático do que um cronômetro em forma de tomate ou um relógio de pulso.

O site Tomato Timer é uma ferramenta básica que conta 25 minutos a partir do momento que você aperta o botão “start”. Também é possível parar a contagem no botão “stop” e reiniciar a contagem em “reset”.

O site Pomodoro Tracker é bem parecido com o Tomato Timer, mas conta com ferramentas mais completas. Além de iniciar e pausar a contagem, você ainda pode criar sua lista de atividades, definir as prioridades e ainda visualizar quantos pomodoros você já finalizou.

Já o site Pomodoro Timers é ainda mais simples, conta apenas com o botão “start”, mas cronometra também as pausas de forma automática, ou seja, você não precisa ficar olhando a hora. Ao final de cada tempo, o site emite uma campainha.

Ainda é possível personalizar a ferramenta e mudar o tempo de cada atividade, como aumentar ou diminuir o tempo da fase de concentração ou das pausas.

A técnica Pomodoro é realmente simples, prática e funcional, mas não é universal. Lembre-se que cada pessoa se adapta de uma forma, então não deixe de fazer suas adaptações. A ideia é melhorar seu desempenho, por isso, observe o tempo que funciona melhor com você e tire o melhor proveito desse método!

E você? Já usou a técnica Pomodoro ou qualquer outra ferramenta de gestão de tempo? Confira aqui outras ferramentas e aplicativos para melhorar a sua organização e produtividade!

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo