solução trabalho freelancer

A solução é o trabalho freelancer?

O trabalho freelancer é tendência que chegou para ficar. As oportunidades e soluções trazidas por esse modelo de trabalho são o tema deste post. Não deixe de conferir!

Muito além de ser uma nova forma de trabalho e relacionamento entre empresa e profissional, o universo freelancer vem provocando intensas transformações em todo o mercado de trabalho no Brasil e no mundo.

Para se ter uma ideia dessas mudanças, a pesquisa Mercado Freelancer 2017, que contou com 9.561 participantes, por exemplo, traz alguns dados interessantes:

  • dos entrevistados, 77,3% já realizaram ou realizam algum tipo de freela;
  • a maioria dos participantes Millennials tem entre 20 e 30 anos;
  • a pesquisa teve mais adesão de pessoas com nível superior de escolaridade.

Essas ideias indicam muitas possibilidades e, neste texto, vamos explicar se a solução é o trabalho freelancer. Por isso, destacaremos quais são os principais impactos positivos da economia freelancer, que passou de necessidade de profissionais para uma necessidade do mercado. Em seguida, falaremos das oportunidades e sobre como ter sucesso como freelancer no Brasil. Confira!

Trabalho freelancer na economia

O trabalho como freelancer é aquele no qual um profissional não se dedica totalmente a uma só empresa. Ele atua em projetos pontuais, conforme seus interesses e experiências. Quem se torna um profissional freelancer tem a possibilidade de atuar em diversos desafios e áreas, mas precisa de empenho, dedicação e comprometimento.

O Brasil está entre os países com mais trabalhadores autônomos no mundo, ocupando a 3ª posição. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil conta com um cenário marcado por duas formas de trabalho autônomo: empreendedorismo e complementação da renda.

Impactos do trabalho freelancer na sociedade

O trabalho remoto é uma ótima alternativa para otimizar processos e ainda impulsionar negócios com um custo baixo. Além disso, tem o potencial de ser uma espécie de motor que transformará o modelo tradicional de trabalho como o conhecemos agora. Isso possibilita mudanças para os próprios trabalhadores, para as empresas e para a sociedade como um todo.

Entre as vantagens do trabalho freelancer, podemos destacar que existe um grande número de atividades que podem ser realizadas de forma remota e com sucesso. As áreas que mais contratam são design, marketing, contabilidade, entre outras que podem ser resolvidas a distância de forma tranquila.

Isso significa que os profissionais podem desenvolver suas atividades de casa, com as ferramentas que têm em mãos, como um laptop, um smartphone e uma boa conexão à internet. Além disso, esses profissionais também podem aproveitar aspectos como a comodidade de escolher seu local de trabalho.

Todo esse cenário acaba tendo muita repercussão positiva no mercado freelancer. Segundo a pesquisa “El teletrabajo y la mejora de la movilidad en las ciudades”, as empresas que adotam esse modelo de trabalho estão fomentando aspectos como:

  • melhoria evidente na mobilidade da cidade, com menos congestionamentos e deslocamentos;
  • diminuição na quantidade de emissões de poluentes ao meio ambiente;
  • menos necessidade de locais para abrigar escritórios;
  • diminuição gradual na superpopulação nos centros de trabalho;
  • melhoria da economia e demanda de produtos e serviços em locais afastados dos grandes centros;
  • menor discriminação no ambiente de trabalho e mais oportunidades para pessoas com deficiências ou com filhos pequenos;
  • aumento da produtividade e menos estresses no trabalho.

Como você pode constatar, esse panorama traz inúmeras possibilidades para profissionais e empresas, impactando a economia de forma geral.

Oportunidades para freelancers

Com o país enfrentando um quadro recessivo da sua economia, o mercado freelancer tem sido uma ótima alternativa para profissionais complementarem a renda ou até mesmo ter o trabalho autônomo como o principal.

Nesse sentido, vale destacar que existem diversos setores da economia para você atuar como freela. Alguns jobs demandam tempos menores, enquanto outros são mais longos e podem durar anos, dependendo da situação e do contrato.

Apesar de esse mercado ser muito dinâmico, algumas profissões já contam com ótimas oportunidades. Entre elas, destacamos as seguintes:

  • arquiteto;
  • redator;
  • desenvolvedor;
  • social media;
  • planejador de pautas;
  • contador;
  • diagramador;
  • jornalista;
  • tradutor;
  • revisor;
  • professor etc.

Para o profissional que está começando na área, o mais importante é que ele faça a transição do trabalho tradicional para o freela de forma gradual, até mesmo para identificar se é isso mesmo que quer para a sua vida. Caso você já seja um freelancer em atuação, o caminho é buscar soluções para se diferenciar no mercado.

Como ter sucesso como freelancer no Brasil

Assim como em qualquer carreira, o sucesso do freelancer depende de fatores como comprometimento, dedicação, cumprimento de prazos, qualidade na entrega dos serviços, respeito pelos clientes, entre outras questões.

Um dos primeiros passos é fazer um bom planejamento, de forma que a vida de freela seja absorvida da melhor maneira possível. Por isso, é essencial que você faça uma avaliação completa de todas as vantagens e desvantagens de estar dentro desse modelo de trabalho. Assim, busque respostas para questões como:

  • aonde você pretende chegar como freela?
  • você tem perfil para trabalhar em diversos lugares?
  • você reservou uma renda para se manter em caso de poucas ofertas de trabalho?
  • você dará conta de atender a todas as demandas sozinho?
  • quem são ou serão as pessoas que você atenderá?
  • quais impactos a vida de freela trará para você?

As respostas para perguntas como essas farão com que a transição para o trabalho freela seja feita da melhor forma possível, ou seja, com cuidado, atenção e sensatez. Também é muito importante avaliar se o trabalho atenderá às suas expectativas e se você estará feliz atuando como um profissional independente.

Caso você seja alguém que tem dificuldade de ter concentração e foco, por exemplo, é bem provável que terá dificuldades de ser produtivo trabalhando em casa. Nesse caso, uma boa alternativa é buscar um local como um coworking, café ou biblioteca.

Sugestões do editor:
[Quiz] Onde você se vê daqui 5 anos?
Como se tornar o freelancer mais disputado do mercado em 2019
Por que apostar em plataformas freelancers?
Mudanças para os freelancers com a reforma trabalhista
O que colocar em um currículo freelancer: tiramos todas as suas dúvidas!
Conheça a maior base de freelancers da América Latina e faça parte dela

É altamente recomendável que a transição seja feita pouco a pouco. Dessa forma, você pode começar utilizando seus horários livres para fazer algumas atividades como freela. Aos poucos, se você realmente constatar que leva jeito, pode mergulhar de cabeça.

E então, você acha que a solução é o trabalho freelancer? Se sim, podemos afirmar que é uma ótima solução para a sua vida. Lembre-se de que, a partir do momento em que você realiza um trabalho com metas, proatividade e eficiência, as chances de sucesso são muito grandes.

Para você acelerar sua carreira, inscreva-se em um curso sobre imersão freelancer. Em novembro de 2018, teremos 12 webinars 100% gratuitos, destacando tudo o que você precisa saber sobre essa carreira.

Imersão Freelancer