Por Ana Júlia Ramos

Uma quase jornalista apaixonada por séries de televisão, cinema, livros e péssima em auto descrições.

Publicado em 12/08/2018. | Atualizado em 25/03/2019


Quer entender como são pensadas as chamadas para redes sociais? Confira aqui o que são os Social Posts e quais são as melhores práticas para chamar atenção da sua audiência!

A gigante proporção que foi tomada pelas redes sociais nos últimos anos é indiscutível — já pensou que o Facebook acumula um número que chega a mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo?

Elas, dia após dia, foram (e são) constantemente responsáveis por uma mudança muito forte na maneira de consumir informação pelo público, seja ele qual for.

Isso quer dizer que um bom conteúdo nas redes sociais é fundamental. Os “social posts”, assunto do nosso post, entram como trunfo na realidade de qualquer empresa ou pessoa que queira lucrar com as plataformas.

Quer saber mais sobre um dos pilares de qualquer estratégia de sucesso nas mídias sociais e aprender a produzir social posts dignos de encantamento? Nós te contamos como isso pode ser feito!

O que são Social Posts e para que eles servem?

Antes de aprender a construí-los, é hora de saber exatamente do que se tratam.

“Social Post” é um termo em inglês que, quando traduzido para o português, se refere às chamadas de redes sociais. Isso mesmo: simples e direto ao ponto! Não existem segredos relacionados ao significado.

Para que eles servem? Também é uma pergunta muito fácil de ser respondida!

Atualmente, podemos dizer que um conteúdo tem mais chances de ser visto, notado e “amado” pelos leitores quando o mesmo é compartilhado nas redes sociais, afinal, elas se tornaram praticamente rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Por isso, se alguém almeja que seus conteúdos sejam um sucesso em cliques, conversão e viralidade, não basta escrever qualquer coisa no Twitter ou achar que uma legenda óbvia no Instagram darão conta do recado.

Social Posts são a porta de entrada para qualquer coisa que você queira divulgar e tornar pública. Por isso, eles devem ser pensados minuciosamente e de forma extremamente estratégica.

Estratégias de Redes Sociais para FreelancersPowered by Rock Convert

Quais são os pré-requisitos de um Social Post arrasador?

Não existem regras relacionadas à criação de uma chamada para as redes sociais, porém, como foi dito anteriormente, é preciso seguir algumas diretrizes para que eles se transformem em um conteúdo atrativo.

Veja quais são os principais na lista que fizemos especialmente para você, leitor do Comunidade!

Respeite o número ideal de caracteres de cada rede social

O Instagram é uma rede social que investe muito em conteúdo visual, afinal, as imagens são o carro chefe da marca. O Twitter, ao contrário, é uma rede na qual predominam as palavras.

Já o Facebook consegue unir os dois de maneira um pouco mais harmônica, enquanto o LinkedIn faz sucesso com seus textos mais longos.

Para iniciar a produção de um social post, é preciso compreender as complexidades de cada rede social e produzir com harmonia aos moldes e recomendações de nomes da área. Os caracteres são, talvez, a principal métrica que deve ser avaliada!

Veja se seus posts têm seguido as seguintes diretrizes:

  • Facebook: entre 40 e 80 caracteres;
  • LinkedIn: entre 50 e 100 caracteres
  • Instagram: entre 140 e 150 caracteres;
  • Twitter: entre 140 e 170 caracteres.

Não promova “clickbaits”

Um dos conselhos mais importantes de um bom Social Post é o seguinte: não prometa aquilo que você não pode cumprir!

Acredito que nem é preciso entrar nas questões que envolvem uma “propaganda enganosa”, não é mesmo?

Pense no seguinte: por mais que você queira despertar a curiosidade do leitor e que clickbaits podem ser ótimos aliados para a estratégia (aparentemente), saiba que, ao abrir o link e perceber que aquele conteúdo foge — ou não tem nada a ver — com o prometido, o leitor vai cultivar uma série de sensações negativas em relação a você/sua empresa.

E não tem nada pior do que marketing negativo, principalmente nas redes sociais!

Uma boa forma de não fazer falsas promessas, mesmo que sem querer (é muito comum “florear” demais a frase até chegar ao ponto de fugir do propósito do conteúdo), é fazendo uma pergunta a si mesmo. Pense de forma contrária.

Após escrever todo o conteúdo e saber tudo sobre aquele material, pense como um leigo e selecione algumas dúvidas que o leitor comum teria sobre aquele assunto.

Por exemplo: o conteúdo que será trabalhado por mim é um post de curiosidades sobre jornalistas. Pensando no meu público e nas dúvidas mais comuns sobre o assunto, desenvolvi o seguinte social post.

“Quer saber o motivo de jornalistas serem frequentemente chamados de “focas”? Nós te contamos no post de hoje!”

Viu? Mesmo sabendo tudo sobre o conteúdo publicado e após lê-lo de trás para frente, separei algumas informações que poderiam despertar a curiosidade das pessoas e a transformei em uma pergunta — que será, com toda a certeza, respondida de forma bem clara no post.

Desenvolva um senso de urgência no leitor

Você já sentiu como se a sociedade “andasse cada vez mais rápido”? A era da internet e das tecnologias em geral fez com que o tempo se transformasse cada vez mais em uma moeda de troca valiosa.

Por isso, engana-se quem pensa que ficamos horas e horas concentrados no mesmo conteúdo nas redes sociais. É tudo baseado no aqui e agora.

Garanto para você que aquele amigo que é conhecido por ser o viciado em celular desenvolveu um senso de urgência muito grande a partir da disseminação das redes, afinal, em 10 segundos o Twitter já foi atualizado com vários posts — e memes — novos, o Instagram já “rebagunçou” o feed (saudades, ordem cronológica!) e o Facebook já te entregou novíssimas postagens dos membros da família falando de política.

Por isso, é preciso aproveitar os mínimos períodos de tempo na timeline/feed/chame como quiser de uma pessoa, e posts com senso de urgência são ótimos aliados na estratégia.

Mostre para o seu leitor o porquê de ele precisar, urgentemente, abrir aquele link. Faça ele se sentir como se, caso o conteúdo não seja acessado, a vida dele perca um pouquinho de sentido. Exagerei, mas é sério!

Palavras no infinitivo são uma escolha de ouro para fazer isso acontecer.

Outros posts que podem te ajudar!
Comportamento nas Redes Sociais: pratique aquilo que você posta
Persuasão: tudo o que você precisa saber para convencer seus leitores!
Como escolher boas imagens para o conteúdo visual na internet?
Palavras persuasivas: os 21 termos mais convincentes do português!

Estimule interações

Por fim, não podemos esquecer de métricas que todo Social Media ama receber no final do mês ao fazer um relatório de desempenho.

Sabemos que curtidas não são tudo e que um post com milhares de likes não necessariamente é um conteúdo encantador.

As interações como um todo, porém, são indicadores melhores e mais positivos, afinal, um leitor precisa retirar muito mais tempo, trabalho e esforço para deixar até mesmo um simples comentário em uma página. Lembra do que eu falei sobre o senso de urgência?

Por isso, tenha em mente que quanto mais a interação for estimulada, mais ela vai acontecer. Existem inúmeras formas de fazer isso!

No Facebook, por exemplo, é possível brincar com os botões de reação que aparecem abaixo de cada post. No Twitter, existe o finado “fav” que atualmente é chamado de “like”, versus o retweet. No Instagram, deixe perguntas no final dos posts mostrando que você se importa com o seu leitor!

Acredito que, acima de todas as diretrizes de cunho mais técnico que foram dadas neste post, o ideal — e primordial — é conhecer genuinamente o seu leitor.

É a partir de um verdadeiro conhecimento que será possível entender o tom de voz, uso ou não uso de gírias, memes, enfim, todo o mundo de possibilidades que existe na internet!

Se você gostou deste artigo e acredita que está um passo mais próximo de arrasar nos Social Posts, temos um outro conteúdo que pode te ajudar a melhorar ainda mais as chamadas!

Para otimizar sua rotina, confira agora a planilha com mais de 100 ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo!

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo

Posts populares com esse assunto