Por Lucas Amaral

Publicado em 06/03/2018. | Atualizado em 27/02/2019


O Carnaval está chegando e, se você ainda não se preparou, descubra aqui o que fazer para manter tudo em dia!

Allah-la ô, ô, ô! Mas que calor ô, ô, ô! Ah, o carnaval! Os bloquinhos estão na ruas, os foliões cantarolam marchinhas e saltitam ao ritmo musical… Uma época verdadeiramente mágica!

Porém, alguns preferem outros tipos de programação. Não são poucas as pessoas que optam por aproveitar para fazer uma viagem bacana ou passar os dias sob as cobertas e assistindo Netflix.

E, para freelancers, pode representar um período de muito trabalho. Afinal, todos querem estar com as contas em dia e nem sempre é possível abrir mão da produtividade em um feriado.

Bom, se você se inclui nesse último grupo, chegou ao lugar certo. Neste artigo, você conhecerá algumas dicas para manter a sua produção de jobs e sobreviver ao carnaval com freelas em dia. Acompanhe o texto a seguir e saiba o que fazer para não vacilar no período em que praticamente todo o Brasil para!

Antecipe os seus jobs desde já

Uma das grandes vantagens de se trabalhar no carnaval é a diminuição da concorrência. E, como sabemos, em diversos nichos, o mercado não para. Por isso, a tendência é que os valores sejam mais elevados durante as festas do começo do ano.

Pode ser uma boa ideia conversar com seus clientes e planejar com antecedência tudo que será entregue logo após o carnaval. Certamente a maioria deles não encontrará obstáculos em adiantar a demanda de trabalho. Quanto antes, melhor.

Além disso, nem todo mundo quer dançar o lepo-lepo nessa época do ano. Existem aqueles que continuam no batente, assim como você. E essa pode ser uma excelente oportunidade de conquistar novos clientes.

Entrar em contato com aquela empresa que você vem namorando há algum tempo uma ou duas semanas antes do carnaval pode ser a chance que você estava esperando. Isso passa uma boa impressão e pode representar uma parceria a longo prazo.

Programe a sua semana

Tá legal, não é porque todo mundo está comemorando que você se tornará um profissional relapso, não é mesmo? Para quem não está no sambódromo, é hora de trabalhar como em qualquer outra época do ano.

Portanto, para manter a produtividade em alta, é preciso se programar. Estabeleça metas de desempenho e tente cumpri-las em prazos determinados.

Nesse sentido, as planilhas podem ser de grande ajuda. Você pode utilizar o Excel ou o Google Sheets e definir os seus objetivos. Um bom ponto de partida pode ser o valor que você deseja alcançar.

Determine o quanto você precisa produzir para chegar a um número satisfatório e divida suas tarefas em períodos. Dessa forma, você saberá exatamente o que precisa fazer em cada um dos dias e horários. Acredite: a organização pode fazer milagres!

Descanse para alimentar a mente

Uma famosa frase circula pelo Facebook nos dias atuais: “Não permita que o excesso de tarefas sobre a sua mesa de trabalho atrapalhe a visão da paisagem da janela”.

Pois é, ela também deve ser aplicada no seu dia a dia de freela. Negligenciar os momentos de descanso pode cansar a sua mente e atrapalhar muito o seu trabalho.

Travis Bradberry, um renomado autor, conta em seu livro “Inteligência Emocional 2.0” que trabalhar por horas sequenciais na verdade traz prejuízos para a produtividade. É claro que cada um possui o seu próprio sistema, mas em geral, segundo vários estudos, descansar 15 minutos a cada hora é essencial para manter o ritmo.

Talvez seja uma boa ideia, inclusive, inserir esses períodos de descanso na sua programação. Ou, quem sabe, utilizar técnicas como a Pomodoro para não perder a concentração nem prejudicar a sua saúde.

Durante esse tempo, livre sua mente do trabalho. Converse com a sua família ou amigos, leia um livro, pratique exercícios físicos, ria um pouco. Esvaziar a cabeça é um ótimo meio para abrir espaço para novas informações e estimular a criatividade.

Diga não às distrações

Apesar de os momentos de descanso serem valiosos, os jobs não se completam sozinhos. E, em um período tão movimentado como o carnaval, é natural que várias distrações tentem tirar o seu foco.

Alguém convidando-o para um passeio, o desfile das escolas de samba na TV, uma festa na vizinhança com o volume alto… Tudo isso pode trazer efeitos como a procrastinação e, até mesmo, o desvio do seu objetivo.

Não deixe que essas coisas atrapalhem o seu trabalho. Lembre-se que você depende disso para conquistar seus objetivos. Mantenha a concentração. Vale desligar o celular, colocar fones de ouvido e qualquer outra tática para evitar que algo o incomode.

Aproveite os benefícios de ser freela 

Nós sabemos que a rotina de freela não é fácil (diferentemente do que pensam algumas pessoas, que acham que a vida é só água de coco). Porém, há diversos benefícios para quem opta por esse formato de trabalho. E já que falamos de carnaval, que tal aproveitá-los ainda mais?

Já atingiu as suas metas do dia? Então você está liberado para assistir a sua série favorita ou ir pular nos bloquinhos da sua cidade. Ou, quem sabe, você pode até mesmo arrumar as malas e fazer aquela viagem que você tanto deseja (levando o bom e leal notebook) e trabalhar diretamente de outro lugar.

Há também os espaços de coworking, que podem trazer também as vantagens da criação de networking e mudar um pouco a sua solitária rotina. E, claro, outras serventias, como trabalhar de pijama e pantufas, ouvir música durante a execução, fazer os seus jobs na beira da piscina, realizar tarefas de madrugada e qualquer outra atividade que traga conforto.

Pois é, o profissional independente tem muito trabalho pela frente, mas também possui benefícios que seriam inviáveis em outros modelos de negócio.

O carnaval no Brasil é uma época de alegria e comemoração, mas também pode significar uma ótima oportunidade para dar prosseguimento ao seu trabalho e, no final, é possível sobreviver ao carnaval com freelas em dia.
Se você anseia tornar-se um freelancer e garantir uma renda extra no mês, torne-se um redator Rock Content e aproveite todos os benefícios que uma carreira independente pode trazer!
Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto