Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 27/07/2018. | Atualizado em 10/10/2019


Se você está procurando um jeito para trazer mais reconhecimento para seus trabalhos, este post te ensinará 5 passos rápidos para criar seu site de portfólio.

Atualmente, existem muitos profissionais que não conseguem fazer com que seu trabalho seja reconhecido. A divulgação é um passo muito importante para obter reconhecimento, é aí que entra o site de portfólio. Nesse site você colocará todos os seus trabalhos e também informações de contato, caso alguém queira contratar os seus serviços.

De acordo com o The World Bank, desde 2016, pouco mais de 45% da população mundial possui acesso a internet. Com isso, ter um site de portfólio fará com que seus trabalhos sejam expostos a milhares de pessoas.

Se você está procurando um jeito para trazer mais reconhecimento para seus trabalhos, este post te ensinará 5 passos rápidos para criar seu site de portfólio.

1. Domínio

Quando se pensa em criação de sites, a primeira coisa que vem a cabeça é: Qual será meu domínio? Ele deverá ter relação com o conteúdo do seu site, assim fica mais fácil de ser encontrado. Qualquer dúvida com relação ao nome de domínio, a SECNET fez um conteúdo que te explica: Como escolher um bom nome de domínio.

O primeiro passo para criar um domínio é definir o nome do site, vamos definir que o nome do meu site será: “site de portfólio”. Com isso você criará seu domínio de acordo com o nome do site, meu domínio ficará assim: www.sitedeportifolio.extensão. É importante que seu nome de domínio siga as seguintes regras:

  • Ter entre 2 e 26 caracteres. Esta limitação refere ao seu nome de domínio sem o www e a extensão.
  • Caracteres válidos: letras, números, o hífen, e alguns caracteres acentuados (à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç).
  • Não pode conter apenas números;
  • Não pode começar ou acabar com traço.

Depois de criar um nome de domínio, você precisará ver se ele está disponível para registro, para isto, basta acessar o site de Registro de Domínio da SECNET.

Powered by Rock Convert

2. Plataforma

Agora que já registramos um domínio, temos que escolher a plataforma que iremos colocar seu site. Existem várias plataformas para seu portfólio. Algumas são específicas para portfólio, outras são para criação de sites, porém algumas disponibilizam o layout portfólio.

O importante é escolher uma plataforma que supra todas as suas necessidades no momento.

Atualmente existem várias plataformas gratuitas que disponibilizam várias ferramentas para você criar e gerenciar seu site de portfólio.

Algumas plataformas recomendadas para seu site de portfólio: Behance, DevianArt, WordPress e Cargo Collective.

Antes de colocar seu portfólio na plataforma, você precisa primeiro criar um rascunho do seu portfólio. Ou seja, organizar todos os trabalhos, nomes e descrições que você deseja colocar no seu site.

Segue abaixo 3 dicas para otimizar seu conteúdo.

  • Tamanho: Deixe seus trabalhos com o mesmo tamanho e qualidade. Com um padrão de tamanhos, o site fica mais limpo e organizado. Além de que, seus trabalhos não irão deformar caso o site coloque-os em um tamanho padrão.
  • Categoria: Divida seus trabalhos em categorias. Com isso as pessoas poderão achar facilmente o que elas procuram.
  • Copyright: Coloque um copyright com seu nome em todos os seus materiais, evitando que alguém use algum deles sem sua autorização.

Depois de ter escolhido a plataforma, você poderá configurá-la do seu jeito. Colocar seus trabalhos no site é muito simples, porém, cada plataforma tem configurações únicas. Depois de ter deixado seu site organizado e pronto, você precisa partir para o terceiro passo, que é a escolha do template do seu site de portfólio.

3. Template (tema)

Depois de ter registrado seu domínio e escolhido uma plataforma para armazenar seu site, chegou a hora de escolher um template para deixar seu site mais estiloso. Cada plataforma tem seus templates únicos, porém muito parecidos, escolha um que combine com o modelo do seu site.

Achar um template que se encaixe no estilo do seu negócio e que te agrade, pode ser uma tarefa um pouco tanto complicada. Às vezes você precisa ter um pouco mais de conhecimento para poder deixar o tema do seu jeito. Algumas plataformas permitem que você mexa no CSS do seu site, porém muitas vezes esta opção é apenas para a versão paga.

4. Hospedagem

Estamos chegando na fase final da criação do seu site de portfólio, agora falaremos sobre a hospedagem de sites.

A hospedagem é um dos passos mais importantes na hora de criar um site. Com ela, seu site terá maior desempenho, segurança e usabilidade.

Vantagens de contratar uma hospedagem de sites

  • Segurança. Com uma hospedagem de sites você deixa seus dados muito mais seguros, aumentando a credibilidade do seu site com os usuários.
  • Capacidade de armazenamento. Uma das maiores preocupações quando se vai criar um site de portfólio, é a quantidade de armazenamento disponível no servidor. Tendo uma hospedagem a capacidade de armazenamento não será um problema.
  • Suporte técnico. Uma das vantagens de se ter uma hospedagem, é o suporte técnico. Com ele você nunca ficará na mão caso surja algum problema em seu site.
  • Velocidade. A velocidade é um quesito primordial para que seu site tenha uma boa reputação. Num servidor de hospedagem você terá um alto desempenho para gerenciar sua aplicação.

5. Divulgação

Enfim chegamos ao nosso último passo, a divulgação é uma das partes mais importantes no processo de criação do seu site portfólio. Para trazer reconhecimento para o seu site, você precisará divulgá-lo nas redes sociais, mandá-lo para os seus amigos e parentes. Uma boa estratégia é colocar o link nos seus perfis do Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros.

Além de divulgá-lo nas redes sociais, você precisa tratar o SEO do seu site, fazendo com que ele apareça na página de pesquisa dos buscadores. Para isso, ele precisa ser um site fácil de se mexer, organizado e com uma boa gramática, além de ter um layout responsivo.

Conclusão

Enfim, existem muitos jeitos de divulgar seu site de portfólio e muitas plataformas para criá-lo também. Agora que você já sabe como criar seu site de portfólio, hora de colocar a mão na massa e aproveitar todas as vantagens de se ter um site de portfólio.

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *