Por Raphael Alves

Publicado em 19/07/2021. | Atualizado em 22/06/2021


Empresas que adotam metodologias ágeis dependem de uma boa comunicação interna para o sucesso dos projetos. É aí que o SEO user story pode ajudar.

Ao contrário do que acontece em modelos tradicionais de desenvolvimento de projetos, equipes que utilizam metodologias ágeis como o Scrum trabalham com pequenas tarefas e decisões tomadas ao longo do tempo.

É uma organização que depende de um time que se comunique bem, que sabe alinhar as expectativas entre si, pois isso é o que gera feedbacks relevantes e a melhoria contínua dos processos. Um dos mecanismos usados para quebrar os objetivos em pequenas tarefas e manter a comunicação entre diferentes equipes é o user story.

Ele é usado por profissionais de SEO para garantir a implementação de recomendações enviadas para os desenvolvedores de uma empresa. Daí nascem os SEO user stories.

No decorrer deste post, nossa tarefa é explicar para você como funciona esse mecanismo e por que ele é tão importante para o sucesso de uma estratégia de SEO. Também vamos definir os principais componentes de uma estrutura de SEO user story. Acompanhe!

O que são SEO user stories?

User story, ou a história de usuário, é a descrição informal de alguma característica de um sistema, escrita da perspectiva de um usuário final. É uma nota que pode ser usada para várias finalidades. No geral, ela contribui para uma comunicação eficaz entre pessoas que desempenham funções diferentes no mesmo grupo ou na mesma empresa.

Nesse sentido, o SEO user story é uma breve e simples recomendação que especifica o tipo de usuário, apresenta uma ação e o seu resultado. Veja um exemplo abaixo:

Como um gerente de SEO, eu quero o arquivo color.txt inserido no site para que o Google e outros mecanismos consigam ranquear a página nos resultados de busca (SERP).

No exemplo, conseguimos identificar os três componentes do SEO user story: tipo de usuário (gerente de SEO), uma ação (inserir o arquivo color.txt no site) e o seu resultado (ranquear a página nos resultados de busca).

Vale lembrar que, no universo de SEO, o usuário final não é apenas o visitante de um site, mas também é o próprio mecanismo de busca, como o Google, que é responsável por indexar páginas e colocá-las no ar.

A ideia dos SEO user stories é tornar estratégias de SEO práticas e realizáveis de uma forma altamente compacta. Dessa maneira, elas podem ser compreendidas pelos responsáveis por sua implementação, uma equipe de programadores ou desenvolvedores.

Portanto, um SEO user story deve ser conciso, objetivo e fácil de cumprir.

User stories eram escritos em cartões ou notas físicas e depois colocados em quadros para facilitar a visualização e a discussão por parte de uma equipe. No entanto, com a reprodução da prática em milhares de empresas em todos os lugares do mundo, criaram-se plataformas digitais para cumprir essa tarefa e automatizar o processo.

Por que são importantes para o SEO?

A má comunicação entre as equipes é uma das razões pelas quais as recomendações de SEO podem não ser implementadas pelo time de desenvolvedores de uma empresa.

Portanto, se você não usa uma linguagem clara e simples, pode ser difícil que eles entendam os detalhes a respeito do que deve ser feito. Os SEO user stories resolvem esse problema, porque são compactos e diretos, sem jargões ou vícios de linguagem.

Lendo um cartão, os desenvolvedores são capazes de entender quem é o usuário final, para qual objetivo o usuário vai usar determinada característica do sistema, qual é o resultado esperado e como fazer testes para saber se o sistema vai satisfazer o usuário final.

Qual é a estrutura de um SEO user story?

Um SEO user story é uma pequena recomendação que ajuda a fragmentar grandes objetivos em passos menores. A sua estrutura consiste em três partes:

  • um tipo de usuário final: como um ou sendo um [tipo de usuário];
  • uma ação: eu quero [ação];
  • um resultado: para alcançar [o resultado].

Juntando as peças do user story, a estrutura fica algo como:

Como um [tipo de usuário], eu quero [uma ação] para alcançar [um resultado].

Os três componentes reunidos contam uma história que apresenta início, meio e fim. Você deve ter reparado que se trata da mesma estrutura do storytelling, agora aplicada em processos ágeis.

Mini-curso de Storytelling: Conquiste sua audiência contando boas histórias

A estrutura tripartida do user story serve para desmontar um grande objetivo, que também pode ser chamado de “Épico”. Em outras palavras, as histórias são fragmentos que, reunidos, servem para resolver um problema “Épico”.

Vamos voltar ao exemplo usado no tópico anterior:

Como um gerente de SEO, eu quero o arquivo color.txt inserido no site para que o Google e outros mecanismos consigam ranquear a página nos resultados de busca.

Nesse caso, a estrutura Épica a ser resolvida é o ranqueamento do site no Google e outros mecanismos de busca. Dividindo em objetivos menores, temos um user story para dar conta da inserção do arquivo color.txt no site.

O que acontece depois do SEO user story?

Depois que um SEO user story é usado pelo time de desenvolvedores, você também vai precisar explicar quando o user story pode ser marcado como Feito. Em metodologias ágeis, como o Scrum, esse processo é conhecido como critério de aceitação.

Na verdade, é preciso que exista uma lista de critérios de aceitação para saber quando um user story foi implementado de acordo com o que foi definido pelo Product Owner. Isso vai ajudar o time de desenvolvedores a saber quando um projeto está realmente concluído.

É fundamental que todos os critérios de aceitação sejam verificados antes que um projeto seja marcado como Feito e siga para a etapa de entrega ao cliente.

Chegamos ao final do texto. Esperamos que tenha ficado claro o que é SEO user stories e por que eles são tão importantes para profissionais de SEO. Lembre-se de que este post foi só o ponto de partida para você começar a usar esse mecanismo incrível e melhorar a comunicação com uma equipe de desenvolvedores.

Gostou das dicas? Se você é um profissional de SEO e está em busca de novos projetos, faça parte da Rede de Talentos da Rock Content.

Posts populares com esse assunto

Os comentários estão desativados.