Por Mariana Cavadas

Redatora em tempo integral, apaixonada por gatos e viciada em Netflix.

Publicado em 04/03/2020. | Atualizado em 19/05/2020


A otimização para mecanismos de busca mudou muito e traz algumas tendências. Para mandar bem na produção, confira as principais dicas de SEO para redatores em 2020!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

2020 chegou e o Marketing Digital está em constante transformação. Para os redatores de plantão, é essencial se preocupar com as ferramentas de otimização do conteúdo. Afinal, o ranqueamento é parte fundamental da divulgação e do alcance do material produzido, certo? É por isso que vale a pena explorar as melhores dicas de SEO para redatores em 2020.

Quando começar a pensar em como escrever neste ano, podemos adiantar um ponto importante. Basicamente, o melhor para o Google é que você se esqueça do Google. Loucura, né? Mas, a verdade é que o Google quer que você pense no leitor — em vez de focar nos motores de busca. A ideia é trazer valor para o usuário, com foco na qualidade.

Ao mesmo tempo, não é preciso (e nem possível) ignorar totalmente o funcionamento dos motores e algoritmos de busca. Para não ficar de fora, confira as dicas para colocar em prática na sua escrita e otimize seus conteúdos!

É hora de desconstruir os mitos ligados a SEO

Algumas afirmações sobre SEO já fizeram sentido no passado, mas se tornaram ultrapassadas. Hoje, são consideradas verdadeiros mitos, que ainda impedem que os redatores produzam conteúdos realmente otimizados para os leitores.

E já que vamos falar das melhores práticas para a produção de artigos, nada melhor que começar já sabendo o que não é mais verdade. Venha conferir os mitos para deixar de lado!

Tamanho ideal de post

Quantas palavras o seu post deve ter? Apesar do que você talvez encontre por aí, não existe um tamanho ideal de artigo. O comprimento de post perfeito é aquele que tira as dúvidas e que cobre todo o assunto necessário. Ou seja: o melhor texto possível sobre um tema. A questão é que propostas técnicas, em geral, rendem artigos mais longos.

Não adianta tentar forçar a barra e achar que é preciso usar 2000 palavras para elaborar uma receita de bolo. Se você não trouxer valor para o leitor, não faz sentido.

Os textos só têm ficado longos porque as pessoas preferem tirar o máximo de dúvidas no mesmo artigo. Quanto mais completo, melhor.

Densidade de palavra-chave

A ideia de que é preciso repetir a palavra-chave por certo número de vezes já não faz sentido. O Google não dá mais importância a isso, pois dá atenção à questão semântica.

Se você escrever “restaurantes em Belo Horizonte”, “restaurantes em BH” e “lugar para comer em BH”, o algoritmo entende que você está falando da mesma coisa. Além de tudo, a repetição exagerada pode gerar o chamado “keyword stuffing”, que não é bem-visto pelo Google.

Frequência de postagem

Outro mito de SEO para redatores se relaciona à frequência de postagem. Não existe uma frequência mínima ou um limite que não deve ser ultrapassado para obter um bom ranqueamento.

Publique o máximo possível, é claro, mas dentro da sua capacidade de entregar um conteúdo de qualidade. É melhor buscar apoio ou diminuir a quantidade se o nível não atender às expectativas.

Correspondência exata

Como o Google já tem entendimento semântico, não é necessário ter correspondência exata de palavra-chave. Antes, o buscador precisava da expressão idêntica, com todas as palavras certinhas. Hoje, já consegue entender a diferença.

É uma forma de não deixar o artigo maçante para o leitor por evitar a repetição desnecessária. Escreva naturalmente, pois isso faz mais sentido, já que é o que prende as pessoas.

Por dentro dos elementos essenciais do bom conteúdo

Para se adaptar a todas as mudanças e ter os melhores resultados, é preciso levar em conta os principais pontos sobre o conteúdo. Com as técnicas certas, é possível conquistar melhores posições. Veja quais são os pontos mais relevantes!

Intenção de busca

A intenção de busca é muito mais importante que a correspondência exata de palavra-chave. A ideia é produzir um conteúdo que sirva para responder às dúvidas de quem pesquisa e visita — e não apenas para ranquear na palavra-chave.

Imagine alguém que deseja aprender sobre Marketing Digital. O seu texto pode até ranquear para essa palavra-chave, mas é indispensável que ensine como alguém pode desenvolver o aprendizado. Do contrário, não existe um atendimento real às dúvidas de quem pesquisa.

Pesquisa de palavra-chave

A pesquisa de palavra-chave é essencial em uma boa estratégia de SEO atual. Ela serve para descobrir a intenção do público e o que as pessoas querem. Assim, é possível agradar o leitor.

Seu objetivo deve ser quase “ler a mente das pessoas”. A ideia é entregar um conteúdo que solucione dúvidas reais e que ajude quem faz uma pesquisa no buscador para ter respostas.

Hoje em dia, há a técnica conhecida como topic cluster. Com ela, há como agrupar textos com o mesmo assunto e atender a intenções específicas.

Títulos

Os títulos nunca vão deixar de ser importantes. Desde o início da publicidade, eles são a primeira coisa que faz com que as pessoas prestem atenção no seu texto. Na internet, eles são especialmente relevantes. Se o seu título for bom na página de resultados de busca, a sua taxa de cliques (CTR) aumenta. Mais gente vai ver e vai clicar — o que é bom até para o ranqueamento.

O título interno também é importante porque faz com que a pessoa goste da página e passe mais tempo no site. Para a criação efetiva, é possível utilizar várias técnicas, como o copywriting. Fique de olho no comprimento e na exibição na página de pesquisa para ter os melhores resultados.

Introdução

A introdução está conectada ao título e ao sucesso da estratégia. É importante que ela seja atraente, que envolva a pessoa e que desperte a curiosidade. Esse é o elemento responsável por gerar interesse para que a pessoa continue a leitura.

O foco deve permanecer no usuário final, como em toda a estratégia de SEO para redatores. Ao criar uma boa experiência logo de início, é possível melhorar o ranqueamento, já que o tempo de permanência aumenta. Também é uma forma de envolver as pessoas em seu conteúdo e de elevar o engajamento.

HTML certo

Não é preciso ser programador e nem mergulhar em questões técnicas. Porém, o uso dos códigos corretos de HTML faz toda a diferença. Mas não se preocupe, pois a ideia é utilizar mecanismos simples, como o uso de cabeçalhos H1, H2, H3 e assim por diante.

Ao dividir seu texto em intertítulos, basta usar essa formatação que já existe no WordPress, por exemplo. Dessa maneira, o artigo será lido corretamente pelo algoritmo do buscador e tem mais chances de ranquear bem.

Escrita natural

Como dissemos, a escrita natural é essencial para o SEO atual. Escreva da forma que as pessoas gostam de ler, sempre considerando a sua persona. Não force a barra somente pela estratégia. Foque em gerar valor e apresentar algo útil, relevante e original, pois isso é o que tem maior peso.

Mesmo se a produção for técnica ou especializada, é essencial simplificar e produzir de maneira natural. É o que vai atrair e prender a atenção e o interesse das pessoas.

Meta description

A meta description tem a ver com o conteúdo que está “escondido” do seu leitor. Mesmo assim, ela aparece em vários momentos, como logo abaixo do título, ainda na página de resultados da busca. Ela serve como um “resumo” do que o usuário vai encontrar na página e tem muita influência no SEO.

Ela também aparece na prévia de compartilhamento das redes sociais e deve ser elaborada corretamente. A presença da palavra-chave é interessante e ela deve ser atraente para despertar, no leitor, a vontade de visitar o endereço.

Não vamos nos esquecer da experiência do usuário

Já que o usuário tem tanta importância, as técnicas de SEO para redatores também são voltadas para a experiência. A intenção é criar algo que seja o melhor para o leitor e que cause uma boa impressão.

Isso envolve tanto questões técnicas quanto algumas que estão ligadas à forma do conteúdo. Veja no que focar!

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento do site é essencial para a satisfação do visitante. Se o carregamento for lento, é comum que as pessoas desistam da visita. Isso aumenta a taxa de rejeição e compromete o ranqueamento.

Como redator, talvez você não seja especialista no assunto. Então, vale a pena procurar um amigo ou contratar um profissional para ampliar a velocidade do site. Nos conteúdos, o uso de imagens otimizadas para a web diminui o tempo necessário até a exibição.

Design

O design deve ser agradável, inspirar confiança e facilitar a leitura. Ele é a “cara” do site e envolve elementos como:

  • Cores;
  • Contrastes;
  • Posicionamento de itens e assim por diante.

Ele deve ser moderno, fácil de usar e inspirar sensações positivas no usuário. Quando uma pessoa acredita no visual do endereço, costuma passar mais tempo na página — o que é ótimo para o ranqueamento.

Escaneabilidade

A escaneabilidade está conectada com a forma e a apresentação do conteúdo. É importante que o leitor bata o olho e consiga identificar do que se trata o texto. Você já viu isso, neste artigo. O uso de negrito e de intertítulos destacados permite que você saiba do que cada parte se trata.

Também vale a pena aproveitar os espaços em branco, como ao usar o espaçamento correto. Ao tornar o conteúdo mais agradável e fácil de consumir, você aumenta o tempo de permanência na página.

Responsividade

A responsividade garante que o conteúdo possa ser lido no celular. Ela é a responsável por adaptar todas as páginas a qualquer tamanho de tela, sem prejudicar a experiência. Se a página não tiver essa característica, você perde um grande potencial de tráfego.

Além de tudo, o Google, hoje, é mobile first. Significa que o algoritmo vai analisar, em primeiro lugar, como a página funciona no celular. Só depois é que vai verificar como funciona na web. Então, estamos falando de algo essencial.

Divulgar o conteúdo produzido faz a diferença

Depois de produzir o conteúdo com as melhores técnicas, é hora de cuidar da divulgação da página. Ela é essencial para que mais pessoas tenham acesso, leiam o seu texto e compartilhem o que você produziu. Para descobrir como acertar nessa divulgação, confira as soluções ideais.

Redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para aumentar o alcance do seu conteúdo. Com a estratégia certa em cada rede, é possível atrair o chamado social traffic ou tráfego social.

O bom desempenho nas redes também afeta o ranqueamento. Afinal, com mais visitas e maior tempo de permanência, o algoritmo entende que aquele conteúdo é relevante. Portanto, sua estratégia deve ser bem planejada.

Contatos

Enviar o endereço para os seus contatos é outra alternativa interessante. Você pode compartilhar a publicação em comunicadores instantâneos ou mesmo por e-mail. Com o e-mail marketing, há a chance de atrair mais interessados.

Essa é uma opção especialmente relevante quando você tem uma boa base de contatos. Quanto maior for a sua “lista”, mais o conteúdo se espalha — e vale lembrar que isso impacta o ranqueamento.

Estratégia de link building

O esforço de link building é um dos principais fatores de SEO — e não deve ficar de fora da sua estratégia. Além de usar links internos, busque lincagens externas de fontes confiáveis e relevantes. Ao receber essas indicações, aumentam as suas chances de subir nas posições de pesquisa.

Mas fique de olho: é preciso tomar cuidado com práticas consideradas negativas. O chamado “black hat SEO” inclui algumas ações, como criar blogs somente para formar as chamadas fazendas de links. Em curto prazo, essas atitudes até podem gerar mais posições, mas também levam a punições — e até à possível retirada da indexação do site.

Agora que você já conhece as principais dicas, é só começar a testá-las para ver os primeiros resultados. Ao aliar essas orientações a uma produção de qualidade e estratégica, será possível ganhar mais posições no Google!

E já que estamos falando sobre otimização de conteúdo, baixe nosso e-book (gratuito!) com as melhores técnicas de SEO para redatores!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto