Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 09/11/2017. | Atualizado em 31/08/2018


Não se engane: para ter uma boa estratégia de SEO, não é preciso gastar muito e investir em ferramentas caras. Existem ótimos recursos gratuitos disponíveis online e nós separamos alguns deles. Acompanhe!

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca. Refere-se, portanto, ao processo de obter tráfego para um website organicamente, posicionando bem sua página dentre os resultados de busca. Todos os buscadores, sejam eles Google, Bing ou Yahoo!, têm resultados de busca primários que elencam aquilo que é mais relevante para os usuários.

Fazer parte destes resultados é um trabalho de SEO, já que nenhuma forma de anúncio pago está envolvida. Por sorte, ferramentas de SEO gratuitas estão disponíveis para ajudá-lo a se dar bem nessa jornada e colocar o seu site entre os principais resultados de uma categoria. Conheça algumas delas a seguir.

1. Google PageSpeed Insights

O Google PageSpeed Insights é uma ferramenta de SEO gratuito da Google. Ela funciona avaliando a usabilidade e velocidade do seu site em múltiplos dispositivos e identificando oportunidades de melhoramento. Com tutoriais detalhados de como melhorar o seu website, o Google PageSpeed Insights é uma ferramenta de SEO essencial.

2. Open Site Explorer

O Open Site Explorer, em sua versão gratuita, permite que usuários analisem links em detalhes, verificando inclusive quais são os backlinks que dão ao seu website melhor perfomance.

3. Google Trends

O Google Trends permite que você acompanhe a mudança no volume de buscas por um determinado termo, de forma intuitiva. A ferramenta de SEO gratuito mostra o crescimento do volume de buscas por uma determinada palavra-chave à tendência para os próximos meses, simplificando a vida de donos de websites.

4. Google Keyword Planner

Ao longo dessa lista você verá muitas ferramentas Google, como o Keyword Planner. E é fácil entender porque. O maior buscador do mundo é quem tem os recursos e as técnicas mais atualizadas para a execução de um bom SEO.

Por querer que sua busca seja cada vez mais precisa, ele disponibiliza esses recursos gratuitamente para fazer da web um lugar melhor. Por isso você definitivamente quererá utilizar cada um deles, sempre que possível.

O Google Keyword Planner é a melhor forma de pesquisar por palavras-chave para identificar o seu conteúdo. Ali você pode pesquisá-las e agrupar ideias de palavras-chave que lhe interessam, conseguir estimativas de tráfego para cada uma delas e multiplicar as palavras-chave que você já tem a fim de obter melhores resultados.

5. QuickSprout Website Analyzer

O QuickSprout Website Analyzer é um recurso de SEO gratuito que dá uma análise completa da otimização do seu website, com apenas um clique. Ele verifica a velocidade, o número de palavras-chave, os links e como você se compara a competidores de forma ágil. Esse diagnóstico pode então ser usado para melhorar o desempenho do seu website.

6. Browseo

Browseo é uma ferramenta de SEO gratuito única, que permite que você veja a sua página como um buscador veria. Basta submeter o endereço do seu website e clicar em submeter para identificar como as spiders de buscadores o veem. Ali será possível identificar a hierarquia atual da sua página e fazer melhoramentos para aparecer ainda mais bem posicionado em resultados orgânicos.

7. Find Broken Links

Links quebrados podem penalizar a sua página em termos de SEO. Por isso, a ferramenta Find Broken Links é muito útil, servindo para encontrá-los e ajudar você a resolver essas pendências. O Find Broken Links avalia tanto links internos quanto externos e é uma mão na roda para quem já tem uma página complexa demais para se analisar manualmente.

8. SERPs Rank Checker

SERPs Rank Checker permite que você descubra como o seu site se posiciona nos motores de busca para determinados termos. Você pode utilizá-lo inserindo uma palavra-chave e descobrindo as principais consultas para ela. Preenchendo o seu endereço você também pode descobrir como a sua página aparece nos resultados de pesquisa.

9. Copyscape

Conteúdo duplicado também pode penalizar o seu site aos olhos dos buscadores e é pra isso que o Copyscape existe. Para identificar o plágio e a repetição de mensagens ao longo de uma página. Submeta a URL de um post ou de um website para que a ferramenta analise todo o seu conteúdo e descubra se existe algo parecido online.

10. Moz Local Listing Score

O Moz Local Listing Score é uma ferramenta de SEO gratuito diferente de todas as que citamos até agora. Ela funciona verificando como um negócio aparece online e avaliando informações de mais de 15 fontes diferentes, incluindo o Google e o Foursquare. Todos os resultados disponibilizados pelo recurso vem em um formato acionável, ou seja, junto a descrições de como melhorar a performance dos seus serviços e produtos online.

O Moz Local Listing Score elenca os serviços em que as informações do seu negócio estão incompletas, são inconsistentes ou aparecem de forma duplicada. E permite que você mude isso com alguns cliques, fornecendo um link para a alteração.

11. SEO Site Checkup

O SEO Site Checkup é um recurso completo que permite que você verifique praticamente todos os aspectos que influenciam o SEO do seu website. Faça uma auditoria da sua performance e obtenha ambos uma pontuação e dicas para melhorá-la com essa ferramenta.

12. Robots.txt Generator

Os arquivos Robots.txt permitem que os buscadores descubram o que fazer com o seu site, ou seja, se devem indexá-lo ou não. Utilize o Robots.txt Generator para garantir que todas as páginas que você deseja estarão armazenadas nos buscadores.

13. Google Webmaster Tools

Apesar do seu nome, as Google Webmaster Tools foram feitas para funcionar como ferramentas de SEO gratuito para donos de websites. E elas são excelentes nessa tarefa, providenciando alguns dados que você pode encontrar no seu Google Analytics, mas de uma maneira mais palatável e direcionada para SEO.

Uma das informações mais importantes que você encontrará aqui diz respeito ao uso de links. Você sabe que é importante para o seu SEO a construção de um número respeitável de backlinks e sabe que é igualmente relevante ficar atento a links de baixa credibilidade. O Google Webmaster Tools permite que se faça isso de um único dashboard, identificando todas as páginas que referenciam a sua.

14. SimilarWeb

SimilarWeb permite que você veja as estatísticas da sua concorrência e compreenda melhor o seu desempenho. Use-a para comparar o tráfego entre dois websites e entenda melhor o que é preciso para que a sua página obtenha resultados mais valiosos.

15. XML Sitemaps

Você tem um mapa do seu site? É muito importante que sim, pois assim buscadores podem compreender e indexar as suas páginas com mais eficiência. O XML Sitemaps permite que você gere um apenas submetendo a URL do seu website.

Dentre as várias ferramentas de SEO gratuito que citamos aqui, há uma muito importante para garantir a relevância dos seus conteúdos. É o Avaliador de Títulos, que funciona ajudando você a se certificar da eficácia deles. Experimente!

Avaliador de Títulos — Acesse agora!

Posts populares com esse assunto