5 segredos que os melhores escritores separaram para você!

Para muitas profissões, alguns especialistas afirmam que é necessário ter um dom. A de escritor pode ser uma delas, entretanto, não basta dominar a própria língua, é necessário também conhecer alguns recursos para tornar o seu texto mais atrativo para o leitor.

Para muitas profissões, alguns especialistas afirmam que é necessário ter um dom. A de escritor pode ser uma delas, entretanto, não basta dominar a própria língua, é necessário também conhecer alguns recursos para tornar o seu texto mais atrativo para o leitor.

Conheça agora cinco segredos dos melhores escritores para tornar a sua habilidade de escrita para web cada vez melhor! Confira:

#Segredo 1

O primeiro segredo que todo bom escritor deve tomar conhecimento é saber fazer um bom título. Se você não tiver um título atraente, não adianta o seu conteúdo ser o melhor, pois poucas pessoas terão interesse em ler.

De acordo com pesquisa realizada  pelo Copyblogger, a cada dez leitores, oito irão ler a sua manchete, mas, por incrível que pareça, a cada dez leitores, dois irão ter paciência para ler o restante do conteúdo.

É importante frisar que você pode criar o melhor destaque do mundo, mas se não tiver um conteúdo com informações relevantes e claras, as chances do leitor ler a sua informação até o final serão poucas. Um bom título não é o principal recurso de um texto, no entanto, faz uma grande diferença no engajamento do público com o seu conteúdo.

#Segredo 2

Segundo o grande escritor Gary Bencivenga, um bom profissional de marketing de conteúdo é aquele que trabalha como um mineiro, ou seja, cava, explode e só termina o serviço quando os carros estão cheios de minérios. Então, a partir de hoje, quando começar a escrever um texto, deverá pesquisar sete vezes mais informações antes de criar o seu conteúdo.

Seja ousado! Vá aos meios de comunicações que o leitor não lê frequentemente. Se tiver um título atrativo e um jogo de palavras eficiente, traduzirá as informações de acordo com a linguagem que o seu público está acostumado. Lembre-se de que as melhores ideias aparecem quando o escritor realiza uma excelente pesquisa, abusa da criatividade e sai da visão comum.

#Segredo 3

Assim como um grande artista precisa ter um repertório sempre atualizado para continuar em destaque em seu ramo, a vida de um bom escritor é muito semelhante. É necessário saber jogar com a língua portuguesa, ou seja, saber utilizar as palavras certas para dar coerência e coesão ao texto e evitar ser redundante.

Um grande reportório também ajuda a construir piadas e figuras de linguagens interessantes. Elas são sempre bem-vindas, entretanto, procure usá-las no momento certo para não deixar o seu público confuso em relação a informação que você pretende transmitir.

#Segredo 4

Quando se inicia a construção de um texto, um escritor deve traçar um objetivo, afinal, cada texto possui uma função.

Definindo o objetivo que deseja passar com um conteúdo será mais fácil agradar o seu leitor quando ele pesquisar sobre aquela informação. Procure, além de transmitir informações, entreter e educar o seu público.

Normalmente, quando se fala em conteúdo para web, algumas pessoas podem associá-lo a cópia, entretanto, isso não acontece. Na verdade, os conteúdos se completam.

#Segredo 5

Você sabe porque as revistas de celebridades, esportes, moda, tecnologia, entre outros segmentos, estão, mesmo com o avanço da internet, em circulação até hoje? A resposta é muito simples. Elas conhecem os interesses e o perfil do seu próprio público. Essa também deve ser a função do marketeiro de conteúdo: saber para quem está escrevendo. Isso ajuda a definir quais os melhores conteúdos a serem abordados até qual a linguagem a ser utilizada.

Segundo o escritor Bill Bernback, quando o responsável por produzir o conteúdo entende os desejos do seu público, ele consegue produzir ótimos produtos e serviços que sejam do interesse das pessoas.

O trabalho de um marketeiro de conteúdo também é semelhante ao de um técnico de futebol porque tanto um como o outro precisam de um conjunto para ter sucesso. Ter um grande ataque é importante (título), assim como, um bom meio de campo (conteúdo), mas também uma grande defesa para manter um jogo agradável (jogos de palavras). Um bom banco de reservas é essencial para ter sucesso. Complete o seu time com boas imagens, formatação de texto e invista no humor na hora adequada. Não se esqueça do conselho do escritor Albert Lasker: você deve persuadir o leitor.

Gostou do post? Dê a sua opinião nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos que escrevem para web!

ebook-grande