Por Carlos Oliveira

Analista de Sucesso do Freelancer na Rock Content

Publicado em 15/02/2021. | Atualizado em 07/04/2021


Quer conhecer a função dos estrategistas de conteúdo dentro da produção para marketing digital? Acompanhe o post!

Uma boa estratégia de conteúdo é peça fundamental de qualquer projeto de inbound marketing. Afinal, não basta apenas produzir conteúdos em larga escala e publicá-los em um blog. É preciso planejar a fundo toda a produção de conteúdo, distribuindo conteúdos ao longo do meses, trabalhando bem o funil de vendas, respondendo às principais dúvidas e dores de cada persona e conectando toda a estratégia.

Neste post, você vai conhecer mais a função dos estrategistas de conteúdo freelancers, entendendo como atuam esses profissionais e quais são as dicas para quem quer seguir nesta categoria

Afinal, o que é um estrategista de conteúdo?

O estrategista de conteúdo é o principal responsável por planejar, supervisionar e gerir a criação de conteúdo de um projeto.

Guiado por dados e muita pesquisa, este profissional é quem tem a visão macro acerca do planejamento de conteúdo, definindo quais serão as temáticas a serem abordadas, direcionamentos, formatos mais adequados, etc.

Podemos dizer que o estrategista é quem dá o pontapé inicial na produção de conteúdo, pois é ele quem define e valida o que será produzido nos próximos meses do projeto.

Mapeamento de conteúdo

Na Rock, a principal tarefa desempenhada pelo estrategista freelancer é o mapeamento de conteúdo, documento usado para documentar o planejamento mensal de cada projeto.

Realizado em planilhas, o mapeamento é o resultado de um criterioso processo de pesquisa e planejamento, que conta com etapas importantes, como:

  • estudo da estratégia e das personas do projeto;
  • pesquisa de palavras-chave;
  • definição de direcionamentos;
  • mapeamento dos assuntos de interesse da persona ao longo da jornada de compra;
  • análise da concorrência;
  • análise do mercado de atuação.

É a partir do mapeamento que são geradas as ideias de conteúdo, que, posteriormente, se tornarão os conteúdos publicados no blog.

Por que esse profissional é tão importante?

Por guiar toda a produção de conteúdo de um projeto, o estrategista é um dos membros centrais de qualquer equipe de conteúdo digital. É este profissional que irá identificar os principais interesses e dores da persona e mapear conteúdos que de fato trarão mais resultados para a estratégia.

Por meio de mapeamentos coesos e bem fundamentados, é possível guiar a produção de conteúdo de forma mais assertiva, para que ela seja baseada em dados e tenha conteúdos ideais para cada momento da jornada do consumidor.

6 habilidades indispensáveis para um estrategista de conteúdo freelancer

Trabalhar com estratégias de conteúdo digital exige uma boa base de conhecimento, muita prática e atualização constante em relação às mudanças que a área atravessa. 

Levando em consideração estes aspectos, a pessoa que deseja se firmar como estrategista freelancer precisa desenvolver algumas habilidades, como:

1. Organização

O dia a dia de um estrategista de conteúdo envolve o manuseio de muitos materiais, pesquisas, planilhas e documentações. Por isso, é fundamental ter bastante atenção e organização, para não se perder em meio aos arquivos e encontrar formas otimizadas de utilizá-los na rotina.

Além disso, uma boa organização também previne erros comuns ao elaborarmos um mapeamento, como:

  • temas repetidos;
  • personas incorretas;
  • palavras-chave sem volume de busca;
  • direcionamentos incompletos, etc.

2. Conhecimento sobre inbound e SEO

A pessoa que quer se destacar enquanto estrategista de conteúdo precisa ter uma boa base de conhecimento acerca de inbound marketing e SEO

Afinal, elaborar um mapeamento exige a aplicação correta de diversos termos técnicos que aprendemos ao estudar sobre otimização. Palavra-chave, volume e intenção de busca, dificuldade de ranqueamento, SERP e link building são apenas alguns dos conceitos que devem estar frescos na cabeça de um bom estrategista freelancer.

Por isso, é importante fazer os mais diversos cursos e certificações na área, além de consumir o máximo possível de guias completos e atualizados sobre SEO.

Powered by Rock Convert

3. Experiência em ferramentas de SEO

É impossível construir uma estratégia de conteúdo sem fazer uso de ferramentas de SEO. Afinal, é por meio delas que conseguimos encontrar boas palavras-chave, analisar volumes de buscas, comparar estratégias, extrair relatórios de indexação, dentre outras atividades fundamentais para o dia a dia de um profissional de SEO. 

Aprender a usar qualquer ferramenta envolve bastante dedicação, seja para entender as funcionalidades de cada plataforma ou mesmo para colocar a mão na massa. Então não é interessante deixar a experiência técnica de lado.

4. Capacidade de estudar e dominar diferentes estratégias

Estrategistas freelancers podem atuar com mais de um projeto. Logo, é preciso saber “virar a chave” e estar preparado para construir mapeamentos com direcionamentos e abordagens diferentes entre si. 

Cada projeto tem diferentes históricos, particularidades e pontos de atenção. Para fazer um bom mapeamento, é necessário analisar a fundo a estratégia, lendo e relendo todos os materiais indicados. Para projetos mais complexos, que envolvem temáticas mais técnicas ou personas mais específicas, é preciso ter uma atenção redobrada neste quesito.

Documentação da empresa, histórico do projeto, personas e últimas publicações são apenas alguns exemplos que podemos citar. Para além disso, todas as documentações indicadas devem ser lidas com bastante atenção.

5. Boa comunicação

Saber se comunicar é uma das chaves para o sucesso de qualquer profissional. Em um mundo cada vez mais dinâmico, precisamos nos comunicar de forma ágil e objetiva sempre que possível.

E essa importância não seria diferente para os estrategistas freelancers. Quando falamos em mapeamento, nos referimos a estratégias que precisam ser validadas. Em vista disso, o documento precisa ser redigido de modo que seja claro e de fácil assimilação, trazendo descrições detalhadas e sem o uso de termos dúbios ou complexos (a menos que façam sentido para a estratégia).

Powered by Rock Convert

6. Atualização constante

Com as constantes mudanças nos algoritmos dos mecanismos de buscas, o estrategista precisa acompanhar o cenário de perto, para que seus mapeamentos acompanhem as mudanças e sejam cada vez mais estratégicos.

Aqui, vale de tudo! Assinar boas newsletters, seguir profissionais que sejam referências nas áreas de conteúdo e SEO, consumir materiais e guias atualizados etc.

E aí, ficou interessado na modalidade? Então não deixe de conferir o nosso webinar de Mapeamento de Conteúdo na Prática

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *