Por Bruna Moreira

Analista de Marketing na Rock Content

Publicado em 27/02/2018. | Atualizado em 28/02/2018


Só quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo sabe como essa rotina pode ser exaustiva. Mas separamos quatro dicas infalíveis que vão te ajudar a gerir seu tempo!

Talvez você seja um estudante que precisa trabalhar para cobrir as mensalidades da faculdade ou fazer um estágio para conseguir se formar; talvez seja um trabalhador que estuda para conseguir aquela promoção na empresa…

Não importa — trabalhar e estudar ao mesmo tempo é uma combinação que muda toda a sua vida!

Afinal, trata-se de uma carga extra de tarefas, que muitos consideram desafiadora. Mas essa também é uma decisão importante que pode ajudar na sua carreira, abrir seu horizonte para novas oportunidades e desenvolver vários interesses.

Porém, para fazer tudo isso dar certo, você precisa estar afiado em termos de gerenciamento de tempo, cumprindo todas as suas obrigações e sendo o mais produtivo possível. Por isso, fique atento a essas dicas!


1 – Planeje-se!

Você decidiu estudar e trabalhar e isso é ótimo. Mas, para que tudo dê certo, você precisará de um plano.

Parar tudo que está fazendo e planejar sua rotina em detalhes pode parecer um desperdício de tempo, mas irá ajudar muito no futuro.

Não confie na sua cabeça! Lembrar de todas as datas do trabalho e do curso pode ser complicado demais e a última coisa que você precisa é perder um prazo importantíssimo porque acabou esquecendo.

Para fazer esse planejamento, você usar um diário ou o calendário do Google. Apenas certifique-se de que sua agenda esteja em um lugar que você verá regularmente. Dessa forma não haverá prazos fixos na sua mente, mas em um lugar acessível e de alta visibilidade.

Descubra primeiro os prazos dos seus exames e marque-os na agenda, inclusive reservando algumas horas nas semanas anteriores para se preparar para eles.

Em seguida, veja como estão seus prazos no trabalho e, se preciso, negocie. Você quer ser o melhor funcionário possível, mas sem deixar os estudos de lado.

Caso tenha uma prova importante ou deadline que não pode esquecer caindo no mesmo dia, fale com seu chefe ou cliente. Eles certamente entenderão e vocês conseguirão chegar a um acordo em que ninguém saia prejudicado.

2 – Saiba usar as redes sociais a seu favor

Participar de várias redes sociais é normal quando você estuda. As turmas criam grupos no WhatsApp e Facebook para trocar relatórios, informações sobre provas e avisos de última hora sobre os horários das aulas.

O mesmo vale para quem trabalha, com o acréscimo de que as redes sociais podem ser até uma ferramenta de trabalho, dependendo da sua função.

Portanto, é fundamental que você saiba separar o que é trabalho e o que é lazer na internet.

Passar horas falando com os colegas sobre um projeto que vocês precisam fazer pode parecer trabalho, mas o que realmente vocês realizaram? Se nem uma linha do projeto foi escrita, vocês estavam apenas procrastinando.

Então pense sempre em porque está acessando suas redes naquele momento e, se necessário, feche todas as janelas do seu computador e foque na sua tarefa por pelo menos uma hora. Acredite, as redes sociais ainda estarão lá quando você voltar! 😉

3 – Considere o que funciona melhor para você

Nossos cérebros funcionam de maneiras diferentes. Algumas pessoas são mais produtivas à noite e outras pela manhã; da mesma forma que algumas pessoas aprendem melhor lendo alguns estudos e outras apenas ouvindo uma aula.

O ponto aqui é: não adianta se forçar a estudar todas as noites se você sente sono cedo ou ler trezentos livros se você não entende nada. Isso vai ser apenas um desperdício do tempo que você não tem!

Para fazer seu planejamento dar certo, você deve criar uma rotina que se adeque à você, não aos seus horários e entregas. Ou seja, encontrar seu próprio ritmo e segui-lo.

4 – Aprenda a dizer não

Todo mundo que trabalha e estuda enfrenta dias em que você tem um projeto para entregar no trabalho, o aniversário de um amigo muito querido para ir e toneladas de matéria acumulada para estudar.

Não se engane, você não vai conseguir fazer tudo! Será preciso fazer escolhas.

Assim, defina suas prioridades no momento e diga não quando for necessário. As pessoas podem ficar chateadas com você, mas logo entenderão que você tinha algo mais importante a fazer.

Afinal, você pode dar um abraço naquele amigo amanhã, mas será que seu chefe aceitaria a entrega do projeto outro dia? Pense nisso.

Conclusão

Quando você estuda e trabalha, a palavra “tempo” ganha um peso muito maior na sua vida. Afinal, ele pode ser seu melhor amigo ou pior inimigo nessa jornada.

No entanto, tempo é gerenciável, e existem várias maneiras de lidar com sua agenda para não abandonar suas responsabilidades pessoais e profissionais.

E se você quer assumir mesmo o controle da sua rotina, nós preparamos um guia completo para organizar sua vida e equilibrar as aulas com as obrigações profissionais. É só clicar no banner abaixo para fazer o download.

Posts populares com esse assunto