Por Renato Ribeiro

Nômade digital e produtor de conteúdo online.

Publicado em 31/05/2018. | Atualizado em 10/08/2018


Aprenda o que é a Roda da Vida, como utilizá-la e como analisar o resultado para crescer em todas as áreas de sua vida, desde a carreira até seus relacionamentos.

Não é raro priorizarmos um determinado campo da vida e nos esquecermos de outro. Hoje em dia, é normal ouvir por aí a frase “estou na correria”. No entanto, estar ocupado está longe de ser sinônimo de sucesso em qualquer coisa.

O problema é que essa correria pode, por exemplo, supervalorizar o trabalho e as finanças e subestimar a família, a saúde e os relacionamentos afetivos.

O ideal, portanto, é criar um equilíbrio em todas as áreas que fazem parte das nossas vidas. Para isso, a ferramenta Roda da Vida pode ser uma ótima aliada. Você já ouviu falar dela?

Muito comum em processos de coaching, trata-se de um instrumento com foco em apoiar as pessoas, de forma que elas identifiquem os pontos que estão em harmonia e as questões que precisam de mais atenção e cuidado.

Além disso, a ferramenta também ajuda a definir planos de ação para que tudo entre nos eixos e a pessoa possa ter uma vida mais organizada e equilibrada.

Neste texto, vamos te explicar com todos os detalhes o que é a Roda da Vida e como ela pode ser aplicada em seu dia a dia para você aprimorar em todas as áreas de sua vida. Quer saber mais? Confira!

O que é a Roda da Vida

Ferramenta do coaching que mede o índice de satisfação na vida das pessoas, a Roda da Vida conta com quatro tríades estruturantes, que são: âmbito pessoal, âmbito profissional, qualidade de vida e relacionamentos. A seguir, mostramos as particularidades de cada uma delas:

Âmbito pessoal

No âmbito pessoal, a Roda da Vida se divide em desenvolvimento intelectual, saúde e disposição e equilíbrio emocional.

Desenvolvimento intelectual

Consiste em fazer uma análise, de 1 a 10, do seu nível de investimento em relação ao desenvolvimento intelectual. Pode ser para o crescimento na carreira ou para o amadurecimento pessoal. Talvez você descubra que precisa ler mais livros ou fazer novos cursos. É fundamental para você se aperfeiçoar como ser humano e desenvolver mais sabedoria para fazer as melhores escolhas.

Saúde e disposição

Cuidar do seu bem-estar é indispensável para que você tenha uma vida com mais energia e motivação. O corpo fala por si só e sabemos quando algo não está bem. Identificando essa questão, você poderá reavaliar seus comportamentos e hábitos e, assim, melhorar sua qualidade de vida.

Equilíbrio Emocional

Como os acontecimentos têm afetado as suas emoções? Aqui, você consegue saber sobre os sentimentos que dominam a sua rotina. O equilíbrio emocional está ligado à maneira como lidamos com desafios, inseguranças e adversidades. Quanto mais equilíbrio, mais controle temos sobre as emoções nocivas.

Âmbito profissional

No contexto profissional, a Roda da Vida consiste em realização e propósito, recursos financeiros e contribuição social.

Realização e propósito

Aqui, você olha para dentro de si e descobre se o seu trabalho está verdadeiramente conectado com sua essência e seus valores. Lembre-se de que ter um propósito é fundamental para levantar da cama todos os dias com motivação e ser mais produtivo. Trabalhar com um sentimento de uma conexão maior é primordial para reconhecer seu papel transformador no mundo.

Recursos financeiros

O dinheiro é importante para realizar várias coisas na vida. Por isso, a Roda da Vida permite avaliar seu nível de satisfação financeira atual. Você terá a exata noção se gasta muito ou pouco, se ganha algo compatível com a sua formação e experiência, se tem prosperidade nessa área, entre outros pontos.

Contribuição social

Você sente que as suas ações ajudam a construir um mundo melhor? Ao analisar a contribuição social, você tem uma noção exata se tem feito algo impactante em seu meio. Lembre-se de que tudo que você faz com amor e compaixão, mesmo que seja pouco, traz sempre resultados positivos para o outro e para você.

Qualidade de vida

Em relação à qualidade de vida, a Roda da Vida se divide em criatividade, hobbies e diversão, plenitude e felicidade e espiritualidade.

Criatividade, hobbies e diversão

Além de trabalhar, as pessoas também precisam se divertir, assistir documentários, passear no shopping etc. Nesse caso, a Roda da Vida identifica se você está vivendo momentos de lazer e relaxamento. Eles são essenciais para descansar e recarregar as baterias, além de despertar a criatividade e eliminar as energias negativas. De repente, você pode até transformar um hobby em profissão.

Plenitude e felicidade

Você tem se sentido feliz e pleno? Aqui, a ferramenta ajuda a identificar se você tem vivido momentos especiais, que alimentam a paz interior e o entusiasmo. É essencial que você saiba o que exatamente te deixa em um ótimo estado de espírito, de forma que possa fazer a diferença no mundo.

Espiritualidade

Independentemente de religião, a espiritualidade é algo que nos conecta com os mistérios e as possibilidades do universo. É uma oportunidade para avaliar como estão as crenças em relação a você, às pessoas e ao mundo. Exercitar a espiritualidade é uma forma de cuidar das energias que existem dentro de si do próprio.

Como aplicar na prática

Para aplicar a metodologia da Roda da Vida, vamos listar os 3 passos essenciais: categorizar, pontuar e refletir.

Categorizar

Desenhe um círculo que esteja separado em algumas categorias, como finanças, saúde, família, espiritualidade, educação, lazer, amor, entre outras.

A abordagem é flexível, mas você pode se inspirar nas categorias que citamos neste texto.

Assim que tudo estiver devidamente categorizado, marque uma escala de 0 (no centro) a 10 (na borda).

Pontuar

Aqui, você tem que dar atenção a cada categoria e dar uma nota para cada uma delas. Por exemplo, em relação à contribuição social, pense: tenho feito trabalhos sociais? Ajudo outras pessoas no meu dia a dia?

Nesse sentido, você poderá definir a pontuação que considera condizente com o seu nível de comprometimento nessa área.

No fim, depois de avaliar todas as categorias, ligue os pontos e tenha um panorama holístico do seu momento atual.

Refletir

Com o desenho pronto, você consegue refletir sobre sua situação e, assim, traçar um plano de ação para conquistar mais equilíbrio e satisfação.

Pense se o resultado te deixa feliz ou se você precisa de mudanças. É preciso que você faça esse exercício de autoconhecimento.

Qual área você prioriza e qual você precisa dar mais atenção? Com as respostas, é possível traçar novos planos. Os resultados podem surpreender!

A Roda da Vida é uma ferramenta que, definitivamente, pode trazer diversas lições de vida e ajudar na conquista de metas de forma mais ágil e eficiente. É um instrumento poderoso que pode transformar a vida de quem o aplica com atenção e paciência.

Agora que você já entendeu tudo e está preparado para montar a sua Roda da Vida, acesse a ferramenta e comece sua sessão de autocoaching!

Depois conta para a gente sobre o resultado! 😉

roda da vida

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *