Como uma rotina matinal pode tornar seu dia mais produtivo

6 rituais matinais que vão tornar seu dia e sua rotina muito mais produtivos

Tim Ferriss, Oprah Winfrey  e Tim Cook são exemplos de pessoas que começam todos os dias antes do nascer do sol. Confira 6 rituais como esse que garantirão dias muito mais produtivos em sua rotina!

Se você administra seu próprio negócio ou é extremamente focado no seu sucesso profissional, já sabe que se encontrar em um estado de exaustão não é novidade. Mas essa sensação, além de muito perigosa, não colabora em nada para a produtividade do seu dia.

Ou seja, você se sente muito sobrecarregado, sabe que precisa realizar muitas coisas, mas simplesmente não consegue porque não tem energia o suficiente.

Muitos profissionais de sucesso garantem que o segredo para um dia produtivo e energizado está em como você conduz as primeiras horas dele.

Tim Ferriss, Oprah Winfrey  e Tim Cook começam todos os dias antes do nascer do sol. Se você deseja aproveitar ao máximo essas horas antes de começar a trabalhar, experimente implementar algumas dessas rotinas matinais.

1. Ajuste seu despertador em um horário específico

Por que fazer isso? Existe algo psicológico que diz para o seu cérebro prestar atenção no horário e estar comprometido com ele.

Ajustar o alarme para as 5:55 é muito mais eficiente do que ajustar para as 6:00. E nada de sonecas! O horário definido é o início de uma rotina produtiva e de comprometimento, então, levante imediatamente.

2. Escreva uma intenção diária

Normalmente nossa primeira atividade ao sair da cama é fazer o café, certo?

Aproveite o momento enquanto espera o café ficar pronto para definir sua intenção para o dia. Anotar seu objetivos aumenta significativamente a probabilidade de alcançá-los.  A chance de ter dias mais felizes e bem sucedidos aumenta muito.

Você pode utilizar o bloco de notas do seu celular para essas anotações, e elas podem ser bem simples (mas atingíveis).

Coisas como: comer frutas, fazer exercícios, conversar com meu gerente. Elas podem ter relação com seu trabalho, mas também com a sua vida pessoal ou sua saúde.

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo

3. Estipule a hora da energia

Essa é um dos rituais mais importantes. Se sua família (ou outras pessoas da sua vida) começam a participar do seu dia às 8h da manhã, você deve estipular que uma hora antes disso é o momento que você tem para si mesmo.

Um tempo muito precioso em que você faz coisas importantes para você. Aperfeiçoa o inglês, toca violão, assiste um documentário ou faz algumas leituras.

Coisas que você não deve fazer durante a sua hora da energia (e nem antes dela!): conferir seu e-mail e grupos de WhatsApp.

Todos nós já fizemos isso em algum momento. Abrir o olho e já sair conferindo todas as coisas e tudo o que está pendente para o dia. Fazer isso faz com que as outras pessoas determinem as prioridades do seu dia. Deixar para depois faz com que você comece o dia tendo controle.

4. Encontre o combustível correto para o seu corpo

Uma alimentação saudável e equilibrada é a base da energia para o seu corpo.

É comum que, para tentar otimizar o tempo e produzir mais, as pessoas tomem café rapidamente e frequentemente pulem refeições. Você já percebeu que essa não é a melhor maneira de ter um dia produtivo, certo?

Comece seu dia com o melhor café da manhã possível. Equilibrado, adequado para suas necessidades diárias, e o melhor: tire um tempo para aproveitar essa refeição.

Ahh, mas eu prefiro dormir 20 minutos a mais e tomar um café correndo depois. Bom, se você faz isso, já percebeu que adianta nada começar o dia já com correria e pressa. Se você está disposto a implementar essas pequenas mudanças e ver sua disposição aumentar, vá devagar no café da manhã.

5. Escolha seu transporte adequadamente

Você sabia que as pessoas gastam mais de 30 dias por ano presas no trânsito? É muito tempo! É por isso que você precisa pensar sobre isso e nas maneiras de diminuir esse tempo.

Se você consegue trabalhar em casa, já economiza muito tempo! Se você consegue morar relativamente próximo do trabalho, também já está em vantagem. Agora, se não tem jeito, seu trabalho é longe mesmo e você precisa enfrentar o trânsito, faça algumas avaliações sobre esse momento.

A primeira delas é analisar se você não pode deixar o carro em casa e optar por um transporte de aplicativos, por exemplo. Considerando que você gaste 30 minutos entre sua casa e o escritório, são 30 minutos que você pode fazer aquilo que deixou de fazer ao acordar: conferir e-mails e responder mensagens curtas.

Se abandonar seu carro não é uma opção, tente flexibilizar os horários para não ficar muito tempo no trânsito. Alguma vezes sair 15 minutos mais tarde já faz a diferença e você deixar de gastar energia com o stress do engarrafamento.

6. Durma bem

Bom, agora vamos compartilhar um segredo de quem é muito produtivo. Tudo isso na verdade começa um dia antes. Ter uma boa noite de sono é fundamental para a energia completa no dia seguinte. Dormir cedo é algo que se repete tanto quanto acordar cedinho. Pessoas de sucesso costumam ter essa rotina.

Mas alguns cuidados são a chave para uma vida mais disposta. Antes de dormir, lembre-se de agradecer. Pode ser mentalmente, mas faça uma lista de 10 coisas pelas quais você foi grata durante o dia.

Especialmente quando o dia parece não ter sido tão bom, você ainda encontra pequenas coisas pelas quais pode ser grato e isso dá forças para repetir tudo com ainda mais energia na manhã seguinte.

Se você gostou de saber como ser mais produtivo trabalhando de manhã, também vai querer saber como fazer 90% do seu trabalho antes do almoço.

Quadro de Produtividade Para Freelancers