revisor freelancer

Quem mexeu no meu texto? 5 motivos para amar um revisor freelancer

Entender o papel do revisor freelancer na produção de conteúdo é o primeiro passo para fazer as pazes com quem faz alterações no seu texto.
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Temos certeza de que você já terminou um post com vontade de gritar “Per ché non parli?” igual Michelangelo depois de finalizar a escultura perfeita que só faltava falar.

Vamos combinar que ele teve muita sorte de não viver nos nossos tempos pois, com certeza, teria virado um meme muito louco depois de surtar e sair quebrando tudo, não é? Mas vamos falar do seu texto.

Você, freelancer, não deletaria nem uma vírgula daquela obra-prima. Com uma pauta incrível, referências ricas e uma inspiração divina para escrever para a persona, era certo que ganharia nota máxima do cliente e um sucesso tremendo na publicação.

Mas, no meio do processo de aprovação, havia um revisor freelancer malvado que sequestrou seu texto e mexeu em tudo, das estruturas textuais às suas entranhas. Seu talento, orgulho e motivação foram todos brutalmente aniquilados.

Nesse dia, você teve vontade mesmo foi de chamar o outro Michelangelo, aquele das Tartarugas Ninjas, para te defender daquele terrível vilão.

Não, para o filme! É isso mesmo? Será que no seu trabalho existem vilões e heróis? Super Xuxa e Baixo Astral? Seu Siriguejo e Plankton querendo roubar a fórmula do hambúrguer de siri mais top da Fenda do Biquíni? Nina e Carminha? Não, definitivamente, não. O revisor está mais para escudeiro, um amigo irmão-de-fé camarada na busca pelo texto perfeito.

E se você ainda tem dúvidas de que precisa sair dessa pilha, vamos te dar 5 motivos para amar o revisor freelancer que atua no projeto junto com você. Vamos lá!

1. São fiéis escudeiros da sua reputação

Se você tem muito talento e um conceito elevado com os clientes que escreve, é natural que queira manter o nível de qualidade. Como não somos máquinas, nossa performance de escrita pode ser afetada por diversas razões.

Nesse caso, tanto quem trabalha em home office como quem divide os freelas com outro emprego sabe que questões de relacionamento interpessoal, do mercado de trabalho e até mesmo de saúde podem interferir no seu desempenho. O nível de concentração de quem está sobrecarregado é totalmente diferente de quem está trabalhando com sua demanda sob controle, por exemplo.

Nessa hora, o revisor web entra para garantir que o conteúdo final entregue ao cliente manterá um nível bacana de qualidade. Isso porque, além da tradicional verificação linguística, ele também fiscaliza a adequação à estratégia do projeto, relevância do texto e claro, a utilização das técnicas para otimização da escrita.

2. Ensinam muitos truques de escrita

Vamos confessar também: não andamos com a gramática debaixo do braço e, como seres humanos, às vezes damos algumas escorregadas no português, né?

Não sabemos se os revisores que atuam em nossos textos também andam com ela debaixo do braço ou declaram no status do Facebook estarem em um relacionamento sério com a ortografia, mas é certo que o exercício frequente deles é garantir o uso correto da língua para a escrita, e por isso, podem ensinar muito.

Uma revisão perfeita precisa trabalhar com duas linhas, a pontual e a preventiva. Sendo assim, além de corrigir os pontos do texto atual para que o cliente receba um conteúdo bem tratado, o revisor também deve apontar para o redator quais pontos precisam ser melhorados para as próximas produções.

Dessa maneira, além de satisfazer o cliente atual, o revisor também está assegurando que as próximas entregas estarão cada vez melhores.

Na plataforma da Rock Content, o revisor escolhe uma nota para o conteúdo produzido pelo redator e, no campo de observações, insere dicas e orientações sobre as correções que foram feitas.

E o redator esperto faz o quê? Bom, ele anota todas aquelas dicas em um bloco de notas, usa ferramentas de comparação entre as duas versões para ver na prática quais foram as modificações e absorve todos aqueles paranauês para seus próximos textos.

3. Motivam, incentivam, desafiam..

Pode escolher a palavra que melhor define esse gatilho, mas o fato é que o sentimento que você tem ao receber uma revisão pode ser usado para te mover no sentido da melhoria contínua dos seus textos.

É engraçado o que vamos dizer, mas uma das coisas que o mercado de trabalho nos proporciona é a competitividade. Quando estamos inseridos nele, sempre queremos fazer nosso melhor, ser reconhecidos e tudo mais. E é fácil perceber se estamos mandando bem porque outros profissionais a nossa volta estão tentando o mesmo, seja de maneira individual (e saudável), seja uns contra os outros (que aliás, não curtimos muito).

Para algumas pessoas, esse mecanismo de incentivo pode fazer falta no trabalho de freelancer. Ok, você sabe que precisa se superar a cada trabalho, mas qual será o parâmetro para saber que está progredindo? As avaliações dos revisores são excelentes mecanismos de motivação, pode acreditar.

Recebeu uma avaliação ruim? Com vários pontos de melhoria? Coloque gotas guerreiras de sangue nos olhos e estabeleça como objetivo um elogio daquele revisor freelancer. Conseguiu? Ótimo, agora dobre a meta e estipule quantos textos manterá em nota máxima e por aí vai.

4. Revisores freelancers agregam valor ao seu networking

Isso não é um pesadelo! Estamos falando sim que você precisa fazer networking como freelancer, mas não se desespere porque isso não é tão canibal e superficial como no mercado de trabalho convencional.

Você tem seus círculos de clientes e ele tem os dele. Quando vocês se cruzam em um projeto e se dão bem, vão pensar “Nossa, como foi ótimo trabalhar com ele”, não é mesmo? E quem disse que isso não pode acontecer de novo? Basta um indicar o outro. Aliás, sua reputação ou autoridade como redator também são construídas e fortalecidas por aí, viu?!

Receber os feedbacks de maneira respeitosa, fazer questionamentos educados para entender melhor o que está sendo orientado e até mesmo apontar delicadamente os erros deles são, no mínimo, atitudes esperadas entre dois profissionais que atuam em uma mesma equipe de forma construtiva.

O quê? Você pensou que nós não íamos dizer que eles erram? Poxa, todo mundo erra! Mas se o networking estiver sendo bem explorado, ele agradecerá muito seu feedback e não cometerá a falha novamente. Mas lembre-se: a forma de dizer, em qualquer uma das vias, deve ser muito respeitosa e agregadora.

5. Abrem uma nova possibilidade de atuação

Com o passar do tempo, garantimos que você vai ficar na expectativa por cada revisão, ver que cada uma delas é um aprendizado incrível, e, quando menos esperar, vai perceber que passou por um treinamento monstro ou um coach profissional que lhe deu uma nova possibilidade de atuação.

Por que não ser um revisor freelancer também? Uma das coisas que certamente eles nos ensinam em suas revisões é que temos uma arma incrível em nossas mãos. Nossa língua, aliada as técnicas de redação web, podem, de fato, fazer com que nossos textos falem (#seguraesseforninho, Michelangelo!) e nutram as personas com as informações relevantes para suas tomadas de decisão futuras.

E aí, você tem um revisor freelancer crush na sua vida? Nós temos vários! Quer ser um deles também? Então, coloque os ensinamentos deles em prática e se candidate! Saiba aqui como fazer seu cadastro!