[Atualização] 13 razões para você se tornar um revisor de textos para web!

Um revisor web é um profissional digital, e seu trabalho vai muito além da revisão ortográfica. Esse profissional deve ser flexível com locais de trabalho, acompanhar a semântica da internet, entender de SEO e mais. Descubra agora.
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Um revisor web é um profissional digital, e seu trabalho vai muito além da revisão ortográfica. Esse profissional deve ser flexível com locais de trabalho, acompanhar a semântica da internet, entender de SEO e mais. Descubra agora.

Você fica atento à pontuação nas conjunções, toma cuidado com a ambiguidade dos pronomes e sabe a importância de usar adjetivos e advérbios com moderação? Legal! Temos uma ótima notícia: você tem tudo o que é preciso para dedicar a sua vida à revisão de textos.

E se você ainda sente um pouco de receio — mesmo sabendo do seu domínio invejável sob a língua portuguesa—, não se desespere. Esse medo é normal. Investir todo o seu tempo para se tornar um revisor de textos para a web é uma grande escolha e requer ponderação.

Sabendo disso, decidimos criar este post. Nos próximos parágrafos, você vai conferir uma lista com 6 motivos que levam as pessoas a se tornarem freelancers de produção de conteúdo e a se dedicarem à revisão de textos.

Você vai ver que algumas razões compensam o frio na barriga que você está sentindo agora. Duvida? Então veja só:

Liberdade de horários

A principal (e mais óbvia) razão para se tornar um revisor de textos para a web é a liberdade de horários. Ao contrário do que acontece nas empresas, você não precisa cumprir uma jornada de trabalho fixa. Assim, você não corre o risco de:

  • fazer hora extra;
  • trabalhar durante o fim de semana;
  • ou mesmo deixar de comemorar seu aniversário por causa de uma tarefa do escritório.

Mas fique atento! Ter liberdade de horários significa definir o seu próprio tempo de trabalho. Se você acha que isso é o mesmo que passar a manhã deitado na cama e ficar o resto do dia sem fazer nada, está redondamente enganado. Será preciso colocar a mão na massa, sim — a diferença é que você decide quando vai fazer isso.

Desenvolvimento da proatividade

“Colocar a mão na massa” nos faz pensar em outro tema: a proatividade. Com tantas opções de horário para ligar o computador e começar a revisar os textos (depois do café da manhã? Assim que terminar a soneca depois do almoço? Ou só no fim da noite, quando a sua produtividade aumenta?), você vai aprender, nem que seja na marra, a ter mais iniciativa própria. Até porque não vai existir nenhum chefe para te dar ordens.

Vale lembrar que ser proativo é um dos segredos das pessoas que conquistaram o sucesso. O que isso quer dizer? Simples: como revisor de textos, você vai desenvolver uma habilidade interessante não só para a sua vida profissional mas também para o âmbito pessoal. Você vai ver na prática como o seu esforço é a chave para realizar os seus sonhos.

Vários “escritórios”

Em uma linda manhã de céu azul, você chega ao seu trabalho, bate o ponto, dirige-se para a sua mesa e passa horas e mais horas em frente ao computador. Em uma salinha com pouco metros quadrados, você fica variando o seu foco entre cumprir as suas obrigações e imaginar o que pode estar acontecendo lá fora, no mundo. Isso soa um pouco deprimente, não é mesmo?

A não ser que você escolha uma estação de trabalho fixa, ser um revisor de textos para a web significa ter a liberdade de optar pelo lugar onde você quer produzir. Um café? Um parque? Ou, quem sabe, naquela cidade onde você sempre sonhou em morar? Qualquer uma dessas opções é válida, desde que você tenha acesso às ferramentas indispensáveis para o seu trabalho: um computador e acesso à internet. E, cá entre nós, não é muito difícil providenciá-los…

Novos aprendizados

Ser revisor de textos para a web é ser um profissional autônomo. Isso quer dizer que, ao tomar conta do seu próprio “negócio”, você vai aprender muito. Primeiramente, você vai estar por conta própria, isto é, não vai existir ninguém para dividir as responsabilidades.

Apesar de parecer um pouco assustadora, essa autonomia é muito boa. Afinal de contas, você não só vai ficar mais atento às suas atitudes mas também vai crescer como profissional de uma maneira muito mais rápida do que um mero empregado.

Ao estar sozinho, você vai passar a dominar assuntos como:

  • organização pessoal;
  • gestão de tempo;
  • domínio da tecnologia;
  • administração.

Domínio da sua área

Além dos aprendizados em algumas das áreas citadas no tópico anterior, você vai se tornar um expert no seu campo de trabalho. É isso mesmo! Como revisor de textos para a web, você vai sentir uma necessidade de aprender cada vez mais para estar sempre um passo à frente dos demais.

Você vai, naturalmente, aprimorar os seus conhecimentos em produção de conteúdo. Eles envolvem:

E pense bem: com tantas habilidades, fica mais fácil de variar o seu trabalho e encontrar ótimas novas oportunidades em um futuro não muito distante. Concorda?

Checklist de Revisão de Conteúdos Web

Conquista de reconhecimento

Pergunte aos seus amigos sobre o texto publicado na revista X ou a grande reportagem que estampou a capa do jornal Y. Na maioria das vezes, eles não vão saber falar muito sobre a equipe que produziu o conteúdo. No máximo, vão citar o nome do autor. E isso é natural, porque poucos de nós fazemos ideia de quem está por trás das coisas.

Porém, quando você é um revisor de textos para a web, a situação tende a ser diferente. Como você está por conta própria, não ganha apenas um mundo de responsabilidades: com ele vêm também todos os créditos por aquilo que foi feito. Ao menos os seus clientes e as demais pessoas envolvidas na criação dos materiais vão conhecer e poder confiar de olhos fechados no seu trabalho — e isso é muito gratificante!

Muitas oportunidades de trabalho pela internet

Um dos melhores pontos de se trabalhar como revisor de textos é a quantidade de oportunidades de trabalho que existem nessa área. Diferentemente de outras carreiras, nas quais a sua presença é imprescindível para o desenvolvimento de atividades profissionais, na revisão para a web esse não é o caso. Por isso citamos como vantagem a possibilidade de trabalhar de onde quiser.

A maioria dos jobs que você conquistará nessa carreira serão combinados via internet. O que significa que não será preciso pensar em vários looks para usar em reuniões, nem necessário bater de porta em porta à procura de uma chance de trabalhar. Principalmente se você optar por plataformas freelancers todo esse aspecto da sua carreira como autônomo será simplificado pela web.

Freelancers de revisão tem a completa liberdade de executar e transmitir seus trabalhos com auxílio do computador e nada mais. Então você não terá de lidar com uma porção de manuscritos ou fazer o próprio trabalho sem auxílio das ferramentas que tanto o agilizam.

Prepare-se, porém, para adquirir uma cadeira bem confortável. Afinal, você passará um bom tempo nela.

Saia da mesmice com uma carreira de revisor

Uma carreira de revisor é tudo menos monótona. Você pode imaginar que lendo e corrigindo textos para a web essa seria uma consequência natural. Mas a verdade é que trabalhará ao longo de sua vida profissional com múltiplos assuntos e redatores diferentes, que tem um jeito distinto de organizar as próprias palavras, contar uma história e introduzir conceitos.

O mero fato de se tornar dupla com muitos redatores ao longo da carreira como revisor de textos para a web já é o suficiente para mostrar as possibilidades de atuação não-repetitivas que tem esse profissional. Todavia, podemos levantar outros pontos que farão a sua rotina tudo menos rotineira.

Como revisor de textos para a web você não estará limitado a um formato. E quando dizemos isso queremos frisar a infinidade de conteúdos que você poderá trabalhar com ao longo da vida.

Textos, infográficos, e-books, relatórios, publicidade paga e tudo o mais que é escrito precisa ser revisado. Advinha de quem será essa responsabilidade a partir de agora?

Por isso, se o seu medo ao ingressar em uma carreira de revisor freelancer é se repetir todos os dias fique tranquilo. Não vai acontecer.

Ensine enquanto trabalha

Uma das características de um bom revisor freelancer é que ele sabe oferecer feedback às pessoas com que trabalha. Pode parecer uma coisa simples, mas se você tem a expectativa de construir um ambiente de trabalho melhor ensinar as pessoas como fazerem bem seus trabalhos será uma necessidade. Isso acontece nos escritórios ao redor do mundo onde profissionais que já possuem mais experiência passam a seus pupilos alguns conhecimentos salutares para desempenhar melhor as funções que lhe são outorgadas.

Do mesmo modo, trabalhando como revisor de textos na web você terá esse papel. Mesmo porque quem chancela um texto é você e o responsável pela redação da tarefa, portanto colaboração será palavra de ordem no seu dia a dia.

Se você tem pretensões acadêmicas essa parte do trabalho virá a calhar ainda mais. Ensinar, diariamente, para redatores como não cometer certos vacilos e o que fazer para que a produção de conteúdo esteja sempre alinhada ao que espera o cliente lhe dará prática na simplificação de conceitos e transmissão de ideias. Quando você se vir na sala de aula perceberá que tudo isso ajudou a construir o profissional que se tornou.

Faça networking com centenas de pessoas

Outro ponto importante em se trabalhar como revisor de textos na web é a quantidade de networking que é possível fazer ao longo da vida. Você estará em contato constante com profissionais de todas as áreas do espectro criativo e será um parceiro para eles. Isso significa que quando precisar de oportunidades ou tiver um projeto que exija o domínio de um campo que desconhece eles estarão lá para lhe ajudar.

Construir uma rede com as pessoas com que você faz freelas será benéfico em muitos sentidos. Trabalhar será mais prazeroso uma vez que tornar-se familiar a essas pessoas. E interagir com clientes por conta própria ou com auxílio delas lhe ajudará a aprender exatamente o que eles esperam de uma entrega de trabalho perfeita.

São as muitas trocas que fará ao longo de sua carreira como profissional autônomo que o tornarão o pensador independente e o revisor experiente que você gostaria de ser. Fique atento para essa parte do trabalho e veja como ela pode direcioná-lo a outras possibilidades incríveis.

Comece seu próprio negócio

Quando você adquirir um fluxo de trabalho bom o bastante perceberá que não é vantagem trabalhar como pessoa física, mesmo que você tenha um mini-escritório de revisão composto de apenas uma pessoa. Nesse instante começará a ver opções que lhe permitem economizar no pagamento de impostos e emitir notas fiscais — um ponto importante, principalmente se quer começar a trabalhar com empresas maiores ou em concorrências públicas.

Então você poderá se interessar por registrar-se como microempreendedor individual. O MEI é uma estratégia de formalização que simplifica o arrecadamento de tributos, torna a emissão de notas rápida e direta e faz com que você tenha acesso a algumas vantagens, como crédito especial em bancos. Isso o ajudará a alavancar sua carreira e conquistar jobs ainda melhores.

Aumente e diminua a própria carga de trabalho quando quiser

Como autônomo você decide o quanto quer trabalhar. E isso é ótimo. Afinal, todos encaramos alguns gastos inesperados ao longo do ano.

Pode ser que você fique doente, tenha um pet do qual cuidar ou queira fazer um upgrade nos seus equipamentos. Com planejamento financeiro todas essas coisas são possíveis em uma carreira de freelancer e você perceberá que é muito menos complexo do que imaginou ganhar mais dinheiro.

Enquanto um profissional de escritório precisa torcer para encontrar horas extras se quiser fazer mais grana o freelancer precisa apenas modificar o seu ritmo de trabalho e aceitar mais oportunidades. Aproveite isso e comece já um pé de meia!

Patrocine seus sonhos

Quer fazer uma viagem incrível? Começar um novo curso de graduação? Patrocinar o seu mestrado, ainda que não tenha conseguido uma bolsa?

A carreira de freelancer é a maneira certa de investir nisso. Com ela você escolherá quanto quer ganhar e em que período e poderá dedicar-se a fazê-lo. Sem o compromisso de horários definidos ou um número mínimo de horas preso na firma dá para utilizar a Calculadora de Sonhos e avaliar exatamente onde você quer chegar e o que é preciso fazer para isso.

Ser freelancer não significa que você não quer continuar crescendo, muito pelo contrário. Todavia, vai exigir um pouco mais de educação financeira e disciplina para chegar ao topo do seu campo de trabalho.

Como você pôde ver, a carreira de edição de textos exige muito do profissional. Por outro lado, ela também é muito recompensadora, porque, além do dinheiro na conta bancária, também permite que a pessoa desenvolva habilidades e adquira conhecimentos invejáveis.

E então, o que você achou desses motivos para se tornar um revisor de textos para a web? Gostou da ideia? Faça seu cadastro agora mesmo e venha ser um Revisor Freelancer da Rock Content!