Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 27/03/2018. | Atualizado em 09/01/2019


Apesar de ser uma situação evitável, enviar emails com erros é mais comum do que gostaríamos, não é?

Já precisou revisar email e se sentiu meio perdido? Não é de se admirar. A revisão de email é bastante diferente daquela feita para artigos e, por isso, não pode ser norteada pelos checklists de revisão que você já conhece.

Há algumas particularidades que devem ser observadas ao revisar email e, se essa tarefa está se tornando cada vez mais comum na sua vida, o artigo de hoje poderá lhe ajudar. Veja como criar peças profissionais e qual é o papel que a revisão terá nisso observando cada um dos tópicos abaixo!

1. Adeque o assunto ao conteúdo

O primeiro passo para garantir que um email está corretamente revisado é o de adequação. Quando enviamos peças como um email marketing precisamos garantir que a mensagem contida nelas é correspondente às expectativas que traçamos em nossa primeira interação. No caso da correspondência virtual, a primeira troca feita com o leitor é iniciada no título.

É claro que há alguns recursos específicos utilizados na comunicação por email, como o uso do nome de nosso interlocutor para capturar sua atenção. Entretanto, isso não significa que os demais caracteres que contemplam o título não precisam se ater ao tema trabalhado ao longo da peça.

Por isso, o primeiro passo para se revisar email é garantir que seus títulos têm a ver com o conteúdo. Sem dar atenção a isso podemos prometer algo para nossos leitores (como novidades ou promoções exclusivas) e não mencioná-las em momento algum do corpo do texto.

2. Revise gramaticalmente o texto

Assim como nos demais textos que você revisar certificar-se de que o seu conteúdo está gramaticalmente correto é fundamental. Por isso, você pode ganhar tempo ao empregar ferramentas como corretores automáticos. Elas lhe ajudarão a apontar, rapidamente, onde estão os principais problemas de um texto e a não esquecer de endereçar nenhum deles.

Entretanto, por mais que automatizar parte do seu trabalho possa simplificar a sua vida não é possível confiar apenas em software na hora de fazer uma boa revisão gramatical.

Leia o texto algumas vezes, aponte as mudanças que pretende fazer e, se precisar, pesquise quais são as melhores opções em gramáticas e em livros de português. Quanto mais você fizer isso em seus primeiros trabalhos, mais facilidade terá para resolver pepinos gramaticais no futuro.

3. Fique de olho na ortografia

Quando chegar a hora de adequar ortograficamente os textos os corretores automáticos também serão de grande ajuda. Erros de digitação e grafia podem ser observados com auxílio deles e capturados mais rapidamente. Ainda assim vale a mesma regra utilizada na hora de conferir a correção gramatical de uma peça.

Leia mais de uma vez seu conteúdo e, se tiver alguma dúvida, quanto a um estrangeirismo ou mesmo uma palavra que não costuma ver com frequência não tenha medo de pesquisá-la. Dessa forma, caso exista algum questionamento com relação ao seu trabalho você saberá endereçá-lo rapidamente e não terá problemas ao fornecer feedback para o redator ou para o cliente.

4. Veja a proporção dos textos

Já revisou um infográfico? A estrutura de um email é mais ou menos similar, no sentido de que pode ser dividida em pequenos blocos de texto, que tem calls to action independentes. Mas mesmo nos textos que tem início, meio e fim e são, portanto, mais extensos a verificação da proporção de seu conteúdo pode ajudá-lo a torná-lo mais simples.

Quando a revisão for feita em blocos, certifique-se de que eles tem mais ou menos o mesmo tamanho quando comparados entre si. Isso vai ajudar o diagramador na hora de criar a estrutura do email marketing e também será fundamental para que o leitor tenha facilidade de absorver aquele conteúdo.

Ao revisar textos corridos, por outro lado, aplique o mesmo rigor ao avaliar o tamanho dos parágrafos utilizados. Frases curtas e diretas são mais indicadas para esse tipo de peça e averiguar a aplicação delas é trabalho do revisor.

5. Confira o uso do call to action

Todo email marketing tem pelo menos um call to action. Há aqueles casos, como os que citamos no intertítulo anterior, dos emails marketing que divulgam uma série de atualizações em um blog ou de ofertas. Nesse caso, eles têm três, quatro ou até mais calls to action.

Porém, mesmo nas peças mais simples, haverá a presença desse recurso. É seu papel conferir se a call to action é atrativa o suficiente, está grafada da maneira mais correta e se adapta à linguagem da persona para a qual o email foi escrito.

6. Cheque a escaneabilidade

Não é porque uma mensagem será enviada por email que ela não deva seguir as regras estabelecidas para tornar um texto escaneável. Afinal, esse conteúdo também será lido em computadores, tablets e celulares e por isso deve ser fácil de se escanear em busca do conteúdo que mais nos interessa.

Seja em artigos ou em malas diretas a capacidade que um texto tem de ser escaneável é o que garante que ele será lido até o final.

Lembre-se, todavia, que escaneabilidade não é sinônimo de proporcionalidade. É óbvio que frases concisas tendem a tornar um texto mais escaneável, mas a disposição delas e a organização dos parágrafos é tão importante para conferir essa característica a um texto quanto qualquer outra coisa.

Se tiver alguma dúvida quanto a isso confira nosso material sobre escaneabilidade. Lá você aprenderá o que é preciso fazer para que um conteúdo seja escaneável e, consequentemente, irresistível.

7. Verifique os links

Os emails costumam ter links, seja em suas calls to action ou no corpo do texto, incentivando que seus recipientes acessem um conteúdo determinado. É seu papel, como revisor, conferir se esses links estão funcionando.

O processo todo é simples e consiste apenas de clicar neles, verificando se abrem normalmente e não enviam o leitor para nenhum tipo de página de erro (ou um conteúdo que nada tenha a ver com o termo selecionado).

E aí, curtiu entender melhor como revisar email? Se você já está craque na hora de certificar-se que um texto entrega tudo que promete, possui ortografia adequada e respeita as regras da gramática vai adorar a oferta que temos a lhe fazer, confira nosso Gerador de Assinatura de Email, garanta a sua versão personalizada e encante com seus emails!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *